Facelift: o que é e como funciona o procedimento
Cirurgias plásticas

Facelift: o que é e como funciona o procedimento

Se tem uma coisa que é certa na nossa vida é que nosso corpo carrega as marcas do tempo. E o rosto é quem mais sente as consequências do envelhecimento. Rugas, flacidez, vincos. Se por um lado não tem como evitar nada disso (apenas retardar ou minimizar), por outro existem procedimentos, como o Facelift, que buscam promover o rejuvenescimento facial para os clientes.

A busca pela cirurgia tem crescido cada vez mais, visto que ela é um dos procedimentos mais eficientes para eliminar os sinais de envelhecimento no rosto. No entanto, mais do que deixar a pele jovem e sem rugas, o que o Facelift mais faz pelos clientes é resgatar a autoestima deles.

Se você busca alternativas para rejuvenescer sua aparência e tem dúvidas se o Facelift é mesmo uma boa opção, continue a leitura porque nós vamos te explicar tudo sobre o procedimento.

Diversas nomenclaturas, um objetivo

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre vários procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo o rejuvenescimento facial. Face lifting, lifting facial, ritidoplastia, ritidectomia, Deep Plane.

A primeira coisa que você precisa saber é que todos esses procedimentos são apenas nomenclaturas diferentes para a mesma cirurgia: o Facelift, que busca trazer mais harmonia estética para o rosto e eliminar os sinais de envelhecimento.

Vale dizer que esses sinais não são apenas reflexos do passar da idade, mas também podem ser consequências de hábitos ou fatores externos, como genética, exposição solar e tabagismo, por exemplo.

Como funciona o Facelift?

Como é feito o Facelift? O Facelift é realizado a partir de cortes para remodelar e harmonizar os tecidos que ficam por baixo da pele. O excesso de pele também é removido.

O Facelift é uma cirurgia plástica para rejuvenescimento facial, feita a partir de cortes, por meio dos quais o cirurgião puxa a pele, remodelando e harmonizando os tecidos que ficam por baixo dela. Também faz parte do procedimento, claro, a remoção do excesso de pele após o reposicionamento dela.

Os cortes são feitos, geralmente, na frente ou atrás da orelha ou no couro cabeludo, o que significa que as cicatrizes podem ficar quase imperceptíveis. Geralmente, o procedimento também envolve o rejuvenescimento do pescoço. Por isso, um corte abaixo do queixo pode ser feito para que o cirurgião atue na região.

O procedimento, que dura de 4 a 5 horas, é realizado com anestesia geral.

Da consulta inicial à realização do procedimento

O primeiro passo para a realização do Facelift, claro, é a realização de uma consulta com o cirurgião plástico. É neste momento que você vai apresentar ao médico quais são seus objetivos e ele vai verificar se você está apto à cirurgia.

Além da consulta, o cirurgião vai solicitar alguns exames médicos, para garantir que sua saúde física está em boas condições — o que é necessário para a realização da cirurgia.

A recomendação é que você aproveite este momento para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Facelift, inclusive entendendo com o médico quais são os cuidados pré-operatórios e pós-operatórios.

Depois dessa conversa, se seus exames não apresentarem nenhuma alteração, é só agendar a cirurgia. Importante dizer que, normalmente, o cliente é internado em ambiente hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

Tipos de Facelift

Conversar sobre os seus objetivos com o cirurgião é importante porque existem diferentes tipos de Facelift e isso pode influenciar na decisão dele. Conheça abaixo os tipos de Facelift!

Tipos de Facelift; Facelift completo (Deep Plane), Mini Lifting Facial, e Lifting de Pescoço (Deep Neck).

Facelift completo (Deep Plane)

O Facelift completo, também conhecido como Deep Plane, é uma cirurgia de técnicas avançadas, que envolve as camadas mais profundas da pele. O procedimento é realizado em toda a região da face, até o pescoço.

A cirurgia alcança até as camadas mais profundas do rosto e, por isso, promove resultados diferenciados, principalmente no que diz respeito à durabilidade e ao nível de rejuvenescimento alcançado.

Mini lifting facial

O mini lifting facial é uma cirurgia indicada, principalmente, para quem apresenta um grau leve de flacidez no rosto. O procedimento corrige os sinais de envelhecimento do terço médio inferior do rosto, ou seja, a região das bochechas, da boca e da parte de baixo das pálpebras.

Lifting de pescoço (Deep Neck)

O lifting de pescoço, também conhecido como Deep Neck, é, como o próprio nome já diz, o procedimento que visa eliminar os sinais de envelhecimento da região do pescoço. As técnicas utilizadas são semelhantes ao Facelift realizado em outras regiões da face, mas, neste caso, a cirurgia é indicada para clientes mais maduros — a partir de 45 anos.

Benefícios do Facelift

Como dissemos no início deste artigo, o principal benefício promovido pelo Facelift é a recuperação da autoestima dos clientes. O procedimento resulta na redução de rugas, flacidez da pele e acumulação de gordura, garantindo ao rosto do cliente uma aparência jovem.

Outro grande benefício da cirurgia é a durabilidade dos resultados. Apesar de o procedimento não interromper o processo de envelhecimento, o cliente fica com a pele rejuvenescida por bastante tempo e é como se começasse do início seu processo de envelhecimento.

A importância de escolher um cirurgião plástico qualificado

Como você pôde ver, o Facelift pode promover muitos benefícios para a sua aparência e, consequentemente, para a sua autoestima. Mas, saiba que a garantia de um bom resultado passa, principalmente, pela escolha de um bom cirurgião.

Assim como qualquer outra cirurgia, o lifting facial apresenta riscos aos clientes (sangramentos, infecções ou má cicatrização, por exemplo), que serão minimizados se o procedimento for feito por um cirurgião qualificado e especializado neste tipo de cirurgia.

Um cirurgião plástico qualificado também vai te ajudar a esclarecer todas as dúvidas na primeira consulta, discutindo sobre metas, cuidados e riscos envolvidos.

O tempo passa, a juventude fica

Não tem como parar o relógio e interromper a passagem do tempo, mas com o Facelift você consegue manter uma aparência rejuvenescida e sua autoestima elevada. Se é por isso que você busca, procure um profissional qualificado e veja os próximos passos para reencontrar a sua juventude.

O Dr. Mário Farinazzo é um cirurgião plástico com mais de 15 anos de experiência e é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que atesta seu nível de qualificação. Para saber mais sobre a consulta com o Dr. Mário ou agendar um horário, entre em contato com a clínica clicando aqui ou enviando uma mensagem via WhatsApp para (11) 98993-6797.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato