Conheça os diferentes formatos de rosto
É possível que você não tenha nem ideia disso, mas saber qual é o seu formato de rosto é extremamente importante na hora de escolher o corte de cabelo, as maquiagens que você usa e até mesmo os acessórios que vão compor o seu look. Você já tinha ouvido falar sobre isso?
No artigo de hoje, vamos explicar detalhadamente quais são os formatos de rosto, te ajudando a entender as suas características. Além disso, também vamos falar sobre o que influencia na harmonia facial e te dar dicas para melhorar a sua aparência.
Vamos conferir?
Quais são os formatos de rosto?
Basicamente, existem sete formatos de rosto. Antes de saber mais sobre cada um deles, é importante que você saiba que, para descobrir quais são as suas características, o primeiro passo é prender o cabelo e ficar em frente a um espelho que esteja em um local bastante iluminado.
Se não for fácil identificar nessa análise primária, você pode seguir dois caminhos: desenhar o contorno do seu rosto refletido no espelho (usando um batom ou um lápis de olho, por exemplo) ou fotografar o rosto e desenhar uma cruz na foto, dividindo sua face em quatro partes.
Agora que você já sabe como fazer essa análise, confira quais são os formatos de rosto e as principais características de cada um deles.
Rosto oval
No rosto oval, o comprimento é maior do que a largura, fazendo com que o rosto seja ligeiramente alongado. A título de exemplo, Beyoncé e Emma Watson (atriz que interpretou a Hermione na saga Harry Potter) possuem rosto oval e você pode tentar identificar se o formato do seu rosto é parecido com o delas.
Rosto redondo
O rosto redondo tem altura e largura de tamanhos semelhantes e conta com ângulos pouco definidos e muito arredondados. No geral, quem tem rosto redondo tem a testa e o queixo pequenos em relação ao restante do rosto. Selena Gomez e Isis Valverde são exemplos de celebridades com rosto redondo.
Rosto quadrado
Assim como o rosto redondo, no rosto quadrado altura e largura também são praticamente do mesmo tamanho. A diferença aqui é que no rosto quadrado os limites do rosto são mais definidos e retos, criando, de fato, um formato mais quadrado. Se você está imaginando que não deve ser bonito ter rosto quadrado, saiba que Angelina Jolie e Juliana Paes são exemplos desse formato.
Rosto retangular
Assim como o rosto quadrado, no rosto retangular os limites do rosto são mais definidos e retos. A diferença aqui é que no rosto retangular o comprimento é maior do que a largura, criando um formato mais alongado. Mandíbula destacada é característica de quem tem o rosto retangular, que é o caso da atriz brasileira Eliane Giardini.
Leia também: Conheça os principais procedimentos buscados pelas mamães
Rosto longo
As principais características de quem tem o rosto longo são o queixo e a testa compridos. Esse formato é, como o próprio nome diz, alongado, com a altura sendo maior do que a largura. A Cláudia Raia é um exemplo de rosto longo.
Rosto coração
Basta pensar no formato de um coração para visualizar como é um rosto nesse formato. Basicamente, as principais características são: mandíbula estreita, queixo fino e entrada em V na raiz do cabelo, dividindo o rosto ao meio. A Kourtney Kardashian é um ótimo exemplo de rosto no formato coração.
Rosto diamante
Comprimento do rosto maior do que a largura, queixo fino e estreito e as maçãs do rosto bem proeminentes. Essas são fortes características do rosto diamante. Quem tem esse formato de rosto tem algo em comum com a top model brasileira Gisele Bundchen.
Rosto triangular
Basta pensar na imagem de um triângulo para entender, facilmente, as características de um rosto triangular, que tem a largura da testa bem mais estreita do que a largura da região do queixo. Sasha Meneghel e Jennifer Aniston são donas de belíssimos rostos triangulares.
Rosto triângulo invertido
Algumas pessoas possuem um rosto com características exatamente inversas de um rosto triangular: largura da região do queixo mais estreita do que a largura do testa. Elas são donas de um rosto no formato de triângulo invertido, como é o caso da atriz e cantora norte-americana Scarlett Johansson.
O que influencia na harmonia facial?
Não é por acaso que procedimentos estéticos de harmonização facial têm ganhado cada vez mais destaque no mundo, entre famosos e anônimos. A harmonia facial diz muito sobre a aparência de uma pessoa e muitos fatores podem influenciá-la.
Além do formato do rosto, a posição em que estão nariz, queixo e maçãs do rosto, por exemplo, pode impactar bastante a harmonia facial. O tamanho e a proporção de cada parte do rosto em relação às demais partes também têm grande influência nesse sentido.
Leia também: Pós-operatório cirurgia plástica: dicas e cuidados
Como melhorar a aparência do rosto?
Independentemente de qual é o seu formato de rosto, cuidar da sua pele é fundamental para manter a saúde facial e uma boa aparência. Entre os cuidados que destacamos estão a limpeza diária com produto adequado, o uso contínuo de um hidratante facial indicado para o seu tipo de pele e a necessidade indispensável de usar protetor solar diariamente.
Alimentação saudável, sono de qualidade, ingestão adequada de água e controle do nível de estresse também são fatores imprescindíveis para melhorar a aparência do rosto. Outra alternativa para você alcançar o visual desejado é buscar por um procedimento estético ou uma cirurgia facial que atue nos seus objetivos em relação à aparência do seu rosto.
Principais cirurgias faciais
Conheça abaixo as principais cirurgias faciais que você pode realizar para alcançar a aparência que você deseja.
Blefaroplastia
A Blefaroplastia é uma cirurgia na região dos olhos, que visa tratar excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez. O procedimento é bastante recomendado para quem deseja rejuvenescer a região dos olhos ou para clientes jovens que apresentam algum tipo de alteração que compromete a visão ou aspectos estéticos.
Enxertia de gordura facial
Também conhecida como Lipoenxertia Facial ou Bioplastia, a enxertia de gordura facial, como o próprio nome diz, consiste em enxertar gordura no rosto para aumentar o volume ou dar contorno na face. Essa cirurgia é recomendada, principalmente, para quem tem insatisfação em relação à flacidez.
Mentoplastia
A Mentoplastia é a cirurgia realizada para a correção estética da região do queixo, também conhecida como mento. Por meio do procedimento, é possível aumentar (mentoplastia de aumento) ou diminuir (mentoplastia de redução) o tamanho e o volume da região, corrigindo também assimetrias e outros tipos de alterações.
Otoplastia
Essa é uma das cirurgias plásticas mais realizadas e, basicamente, consiste em corrigir a chamada “orelha de abano”. A Otoplastia atua, principalmente, na elevação da autoestima da cliente, visto que corrige alterações e até mesmo reconstrói uma orelha deformada por problemas congênitos ou traumas.
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Atenuar a flacidez, eliminar as rugas profundas, remover o excesso de gordura do rosto e do pescoço. Esses são os objetivos de uma cirurgia de Lifting Facial, também conhecida como Ritidoplastia. Por meio do procedimento, é possível melhorar a aparência do rosto, levantando e remodelando a parte inferior da face.
Rinoplastia
A cirurgia indicada para quem deseja mudar a aparência do nariz, proporcionando assim mais harmonia facial. A Rinoplastia consegue modificar formato e tamanho, realinhar ângulo e afinar a ponta do nariz. Além disso, o procedimento também serve para melhorar a função nasal, corrigindo problemas funcionais relacionados à respiração.
Leia também: Como resolver a flacidez no rosto?
Como escolher o procedimento estético ideal?
Como você pôde ver ao longo do artigo, existem vários tipos de cirurgia facial e o mais indicado para você vai depender de qual é o seu objetivo. Sabendo o que você deseja, o primeiro passo é buscar um cirurgião plástico, que é quem vai definir qual o procedimento mais recomendado para você.
Sua condição atual de saúde também será levada em conta para definir qual a cirurgia ideal para o seu objetivo. Vale dizer que, muitas vezes, para alcançar a aparência que a cliente deseja, é preciso combinar dois ou mais procedimentos, o que é possível e seguro, desde que você escolha um cirurgião qualificado.
Acerte na escolha do cirurgião plástico
Para garantir que você estará nas mãos de um cirurgião plástico qualificado, nada melhor do que escolher um profissional que tem mais de 10 anos de experiência e é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O Dr. Mário Farinazzo é reconhecido internacionalmente por sua especialização na área de Rinoplastia e é o cirurgião ideal para você alcançar os resultados que você deseja.
Clique aqui ou mande uma mensagem via WhatsApp (11) 98993-6797 para agendar a sua primeira consulta e descobrir os benefícios de contar com o Dr. Mário Farinazzo.