Harmonização facial: conheça as melhores alternativas do mercado
Após a harmonização facial de Zac Efron se popularizar, buscamos alternativas mais duradouras para você conhecer
Recentemente, o ator Zac Efron causou certa estranheza aos olhos da mídia quando ressurgiu depois de algum tempo distante dos holofotes com um novo visual, resultado de uma harmonização facial.
A mudança artificial vinda de procedimentos que utilizam ácido hialurônico injetável para devolver volume ao rosto e fazer pequenas “correções”, vem conquistando homens e mulheres ao redor do mundo e ganhando, a cada dia, mais espaço no universo da beleza.
Porém, ela não se resume a apenas uma única técnica. Existem alternativas que trazem resultados mais naturais e duradouros como, por exemplo, utilizar a própria gordura localizada para repor volume e rejuvenescer a pele, através da lipoenxertia.
“A lipoenxertia facial é um dos melhores métodos para devolver harmonia e firmeza ao rosto. Isso porque a gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, em média, apenas 40% do material tende a ser reabsorvido pelo organismo devido ao processo de envelhecimento”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
De acordo com o médico, após avaliação das estruturas que serão preenchidas, o procedimento, que é feito sob anestesia local e sedação, inicia-se como se fosse uma lipoaspiração comum, com a retirada da gordura de regiões como abdômen, braços e coxas através de uma cânula. Em seguida, a gordura é tratada, para retirar o sangue e o anestésico, e, por fim, é injetada novamente na face de acordo com a necessidade de cada paciente. “Indicada principalmente para preencher rugas faciais ao redor da boca e dos olhos e para recuperação do volume facial nas bochechas e maçãs do rosto, a técnica tem a vantagem de poder ser revertida caso o paciente fique insatisfeito com os resultados. Esse processo é feito através da lipocavitação, que utiliza do ultrassom para reduzir a gordura localizada, ou até mesmo da própria lipoaspiração”, afirma o cirurgião.
Os resultados surgem depois de três semanas, sendo possível enxergar melhora no contorno facial. Porém, o efeito definitivo só é visível após cerca de seis meses do procedimento. “No pós-operatório é comum surgirem sintomas como dor, desconforto, inchaço ou hematomas, que desaparecem geralmente após um mês da lipoenxertia. Nesse período é recomendado então que o paciente evite fazer esforço e se expor ao sol sem proteção, mas pode retornar às atividades diárias normalmente. Além disso, dependendo do caso, o médico pode receitar o uso de medicamentos antibióticos e analgésicos”, destaca o especialista.
Porém, o Dr. Mário Farinazzo ressalta que o procedimento não pode ser realizado em qualquer paciente, sendo contraindicado para aqueles que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou possuem diabetes, doenças do colágeno, deficiência do sistema imunológico e alterações renais e hepáticas. “O ideal então é que, antes de passar pelo procedimento, você consulte um profissional especializado, que poderá realizar um diagnóstico e indicar o melhor tratamento para você. Em alguns casos, o preenchimento facial com outras substâncias, como ácido hialurônico e ácido polilático, pode ser mais interessante do que a lipoenxertia da face”, explica.
Existem opções ainda menos invasivas para harmonização facial, que podem ser combinadas com as injeções de ácido hialurônico para promover um resultado mais natural. É o caso do laser Pro Collagen, no modo de volumização. Esse modo faz com que o laser seja entregue com uma duração de pulso muito lenta, conferindo mais volume para preencher os lábios e pequenas rugas. “Então o laser aquece sem queimar, a temperatura em tecidos mais profundos chega a 60ºC, ocorrendo uma desnaturação do colágeno. A partir daí, há a formação de novo colágeno cicatricial, que é mais forte, no local. Então é possível melhorar o aspecto dos lábios e as ruguinhas ao redor”, afirma a Dra. Ana Paula Urzedo, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Perdemos volume com a idade por diversos motivos e o laser de volumização melhora o volume dos lábios e preenche rugas, mas ele não é um substituto do preenchedor injetável. Na verdade, eles podem ser associados em sessões diferentes com resultados muito bons”, acrescenta a médica. Em média, três sessões são necessárias.
Matéria originalmente publicada no Site Revista L’Officiel Hommes: https://bit.ly/3aZ1CVX