Lifting facial: tudo sobre a cirurgia de rejuvenescimento
O tempo pode ser implacável com a saúde, e a pele é um dos primeiros órgãos a sofrer com isso, em especial a pele da face. Flacidez e as linhas de expressão, quando não minimizadas com tratamentos estéticos, só são corrigidas com a cirurgia plástica através do lifting facial ou face lifting.
Denominada pelos médicos de ritidoplastia, o lifting facial tem como principal objetivo melhorar a flacidez, diminuir rugas e trazer de volta o volume perdido com o passar dos anos.
A técnica, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ocupa a nona posição no ranking de procedimentos de maior procura no País, tendo sido realizadas em 2016, mais de 48 mil procedimentos de face lifting no Brasil.
Assim como qualquer cirurgia plástica, quem tiver interesse deve procurar um cirurgião plástico para que o mesmo faça uma avaliação clínica do paciente e indique a técnica que trará os resultados mais satisfatórios.
O lifting facial pode ser feito em três partes distintas do rosto, sendo elas:
- Sobrancelha e testa (terço superior);
- Bochechas (terço médio);
- Pescoço e papadas (terço inferior).
A grande parcela dos pacientes submetidos a cirurgia de rejuvenescimento facial, a fazem combinando as três regiões mencionadas. Assim o efeito lifting e rejuvenescedor é mais nítido e duradouro. Entretanto, neste ponto é importante ressaltar que, por mais que o paciente tenha conseguido o efeito desejado, se não houver cuidados com a pele do rosto após a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, a durabilidade dos resultados pode ser menor.
Ou seja, se o paciente não tiver cuidados diários com a pele do rosto — limpeza, hidratação e proteção solar— por exemplo, a cirurgia plástica perderá sua eficácia de forma acelerada.
Quando optar pelo lifting facial?
Optar por uma cirurgia plástica implica uma série de decisões. A primeira e uma das mais importantes é encontrar um cirurgião plástico de confiança. A pesquisa de tal profissional pode vir por indicação, sendo de extrema importância que o paciente consulte o registro desse profissional junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
A segunda etapa é a consulta com o profissional, quando o mesmo vai fazer uma análise criteriosa do paciente, para então indicar a técnica cirúrgica que trará o resultado almejado. Vale ressaltar que o lifting facial ou cirurgia plástica de rejuvenescimento facial é indicada aos pacientes com sinais avançados de envelhecimento, quando tratamentos estéticos menos invasivos — como a toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e afins —, não surtem o resultado esperado.
A idade mais comum para a realização do face lifting é a partir dos 40 anos, mas como informado, a indicação para a mesma deverá vir do cirurgião plástico.
Quais os preparativos para a ritidoplastia?
Para que o paciente se submeta a cirurgia plástica de rejuvenescimento da face, é importante que o mesmo faça um check-up para minimizar quaisquer fatores de risco durante a cirurgia. Em consultório, o cirurgião plástico fará um exame clínico e diversas perguntas acerca da saúde do paciente, doenças pré-existentes, outros procedimentos cirúrgicos e demais dados que possam impedir que o mesmo se submeta à plástica.
Além dessa análise clínica, o cirurgião plástico solicitará uma série de exames, sendo eles:
- Hemograma completo;
- Coagulograma;
- Glicemia de Jejum;
- Exame de urina;
- Radiografia do tórax;
- Exames cardíacos.
É importante salientar que, mesmo que o paciente faça regulamente exames para os cuidados com a saúde, a data dos mesmos não pode ser superior a seis meses. Por isso a repetição de exames pode vir a ser necessária.
Em caso de doenças pré-existentes, pode ser aconselhada uma análise mais aprofundada para que o cirurgião plástico e sua equipe de trabalho possam traçar o plano cirúrgico mais seguro e eficaz ao paciente.
Pacientes com medicação contínua podem ter de suspender o uso da mesma, em especial as que usam medicamentos que podem afetar diretamente a coagulação —, lembrando que todas essas orientações são dadas com antecedência pelo cirurgião.
O consumo de cigarros e bebidas alcoólicas deve ser suspenso, pois afeta diretamente o processo de cicatrização, que no caso do lifting facial, é extremamente importante.
Como é o procedimento cirúrgico?
Por se tratar de uma cirurgia que envolve certa complexidade, só pode ser realizado em centro cirúrgico adequado e com equipe médica multidisciplinar: enfermeiro, médico auxiliar instrumentador e anestesista.
Isso sem deixar de mencionar que este hospital deve estar equipado ainda com internação e até mesmo com unidade de terapia intensiva, denominada de UTI.
É administrada a anestesista, sendo que, no caso do lifting facial, a mais comum é a anestesia geral. Com o paciente dormindo, a equipe prepara a região a ser tratada. Para isso, pequenas mechas de cabelo são separadas para que não atrapalhem no momento da cirurgia.
É nesse local que será feita a incisão e os pontos, de forma que a cicatriz ficará imperceptível e localizada no couro cabeludo e bem rente às orelhas.
Então, o cirurgião manipula os tecidos e retira o excesso de pele, deixando-a com um aspecto mais liso e rejuvenescido. Na grande maioria dos casos, o lifting facial pode ser combinado a uma lipoaspiração da papada — local de grande acumulo de gordura — e com a blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, o que torna o resultado da cirurgia plástica de rejuvenescimento facial ainda mais eficaz.
O tempo médio de duração da cirurgia plástica de rejuvenescimento facial é de quatro horas e a maioria dos cirurgiões opta por fazê-la sem associar com procedimentos corporais, como mamoplastia ou lipoaspiração. O que costuma ser feito é a complementação do resultado com o uso da toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox®) e o preenchimento com ácido hialurônico. Mas tal complementação da técnica dependerá da necessidade de cada paciente.
Quais os cuidados após a plástica de rejuvenescimento facial?
Como já mencionado, a ritidoplastia é uma cirurgia mais delicada, logo o paciente pode vir a ficar internado por um ou dois dias.
No período pós operatório imediato (primeiras 24hs) o mais importante é o repouso e o cuidado com a movimentação da face. Tudo para evitar a complicação mais comum desta cirurgia: o sangramento e os hematomas.
Passado o período de internação, os cuidados em casa são simples:
Dormir com a cabeceira elevada: É indicado que o paciente durma de barriga para cima, com o apoio de dois travesseiros, em uma angulação de 30 a 45 graus. Isso diminui o inchaço ao melhorar a drenagem facial.
Compressas frias nos primeiros dias: Nos quatro primeiros dias após o lifting facial o inchaço será evidente. Para minimizar tal condição, o cirurgião plástico pode indicar o uso de compressas frias por 10 minutos a cada hora.
Tomar todos os medicamentos prescritos: analgésicos e antibióticos devem ser tomadas conforme recomendação do cirurgião plástico.
Não remover os curativos: Uma faixa ao redor da cabeça e no pescoço é colocada para proteger a sutura, sendo que esse curativo é retirado após 3 dias em consultório pelo cirurgião plástico
Não pratique exercícios: Nada de fazer força nos 15 dias posteriores à cirurgia plástica. Exercícios físicos costumam ser liberados após 30 a 45 dias da mesma.
Não se exponha ao sol: Até que o médico libere por completo o paciente, é importante que ele não se exponha ao sol. Quando precisar fazer, use um chapéu e bloqueadores solares.
Cosméticos só com autorização do cirurgião: É necessário que o paciente fique por um período sem usar cosméticos O tempo médio estipulado é de 15 dias, mas pode vir a ser maior.
Drenagem linfática ajuda: Alguns cirurgiões plásticos costumam indicar ao paciente a realização de drenagem linfática. Porém, isso dependerá de cada caso.
Cicatriz do lifting facial?
Toda cirurgia plástica deixa cicatriz por menor que ela seja. No caso do lifting facial, a extensão depende do tipo de procedimento. Entretanto, não é necessário desespero. A cicatriz ficará no couro cabeludo e bem rente da orelha, ficando imperceptível quando completamente cicatrizada. Por isso é indicado que o paciente siga todos os cuidados para que não ocorra uma infecção que afete o processo de cicatrização.
Retomando a rotina
A estimativa é que o paciente retome todas as suas atividades rotineiras após 30 dias da cirurgia plástica. O tempo de afastamento do trabalho é de três semanas, sendo que esse período é indicado pelo cirurgião plástico e deve ser seguido à risca para evitar complicações.
A prática de exercícios pode ser retomada após 30 dias, sendo que a exposição ao sol demandará mais cuidado, pois pode influenciar muito no inchaço e na qualidade da cicatriz.
Resultados do face lifting
A percepção do resultado do lifting facial pode demorar até 30 dias para aparecer. Passado esse tempo e com os devidos cuidados seguidos à risca, o paciente apresentará um rejuvenescimento perceptível.
Como já mencionado, todo o procedimento cirúrgico na face requer cuidados posteriores. No caso do lifting facial, a rotina de cuidados diários como hidratação e proteção solar, será fundamental para um resultado mais duradouro.
Se interessou pelo lifting facial, a cirurgia de rejuvenescimento facial? Entre em contato e agenda a sua consulta.