Lipoaspiração a laser
Introduzida nos anos 80 pelo cirurgião plástico francês Yves Gerard Illouz, a lipoaspiração tem sido um dos procedimentos estéticos mais populares do mundo. No que tange a procedimentos cirúrgicos, a lipo está atrás apenas do aumento das mamas em número de operações realizadas.*
Benefícios da com lipoaspiração a laser
Além de derreter a gordura, o procedimento pode diminuir a flacidez, comenta Dr Mario Farinazzo: “A lipoaspiração a laser é feita com o auxílio de uma fibra que aquece a gordura e a pele antes de ser feita a aspiração tradicional com a cânulas. Utilizamos o laser de diodo, que promove o derretimento da gordura facilitando sua retirada, além de diminuir o sangramento”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
A Lipoaspiração tradicional.
A Lipoaspiração é um procedimento invasivo, em que o cirurgião plástico, por meio de uma cânula metálica ligada a um aparelho de sucção, aspira a gordura do paciente. A cirurgia costuma durar entre 3 e 4 horas, e em muitos casos como no abdômen, bumbum, papada, braços e outras regiões de acúmulo de gordura, o procedimento é realizado para proporcionar contornos mais harmoniosos nessas partes do corpo e melhorar a qualidade estética com a retirada de gordura.
A Lipoaspiração a Laser: como é feita.
A lipoaspiração a laser consiste em fazer a aplicação do laser para derreter a gordura, antes da aspiração, rompendo as células de gordura e facilitando sua retirada.
No tratamento a laser, primeiro é feita uma infiltração de uma solução de soro fisiológico e adrenalina para reduzir possíveis sangramentos e facilitar a retirada da gordura. Após essa fase, o médico especialista então insere as cânulas de maneira semelhante à lipo tradicional.
A diferença é que através da cânula é emitido o laser de gás carbônico ou Diodo, que irá quebrar as células de gordura dissolvendo-as, e facilitando o processo de retirada.
As cânulas utilizadas neste procedimento são bem mais finas e geram menos traumas que as tradicionais.
Conheça os diferentes tipos de lipoaspiração
Onde e quem pode realizar o procedimento?
A Lipoaspiração a laser deve ser realizada por um cirurgião plástico reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em ambiente hospitalar, com equipamentos adequados e sob o mais alto padrão de assepsia, para evitar infecções e problemas de contaminação ambiente.
Quem pode se submeter à cirurgia?
Qualquer pessoa dentro do peso saudável que deseje remover depósitos de gordura localizada pode ser elegível à cirurgia. O procedimento para pacientes com excesso de pele solta e estrias pode não ser indicado para essas pessoas, sendo o mais adequado associar uma cirurgia plástica de retirada do excesso de pele.
Uma vez que a Lipoaspiração tenha o objetivo de melhorar o contorno corporal, não se deve buscar o procedimento como forma de emagrecimento.
As vantagens do procedimento
O calor emitido pelo laser no momento da cirurgia traz duas vantagens que podem contribuir para um melhor resultado estético em comparação aos métodos tradicionais. A queima de pequenos vasos, o que reduz o sangramento ao decorrer do procedimento e no pós-operatório, e uma maior retração do colágeno da pele, reduzindo a flacidez leve.
Nos casos de flacidez moderada ou intensa, os quais normalmente é indicada a abdominoplastia, a lipo a laser não oferece resultados significativos.
No caso da cirurgia a laser, a gordura é dissolvida previamente o que permite a utilização de uma cânula de menor diâmetro, diminuindo também o índice de traumas.
Quais são os riscos?
Os principais riscos da lipo a laser são as queimaduras da pele (nesse caso o risco diminui quando a cirurgia é realizada em ambiente seguro e por profissionais qualificados), infecção, sangramento, hematomas.
Qualquer tipo de intercorrência deve ser identificada pelo médico que tomará as providências devidas. Lembrando cabe ao paciente sempre informar ao médico sobre possíveis alterações fora do padrão informado nas consultas pré operatórias.
Recuperação
O médico receitará medicamentos para a diminuição da dor no local da cirurgia.
É possível que o paciente tenha alta antes de 24 horas após a realização da cirurgia. Porém, na maioria dos casos, é recomendável que o paciente passe ao menos uma noite no hospital para o monitoramento dos sinais vitais, hidratação e cuidados iniciais com os curativos e cintas elásticas. Também é possível realizar uma drenagem logo no primeiro dia, lembrando que, no caso da lipo a laser essa drenagem é um pouco diferente da realizada na lipo tradicional.
A utilização da cinta pós-operatória é recomendada na maioria dos casos por pelo menos dois meses. Além disso, pode-se utilizar placas de espuma entre a cinta e a pele para que não ocorram “dobras” na pele que podem ficar marcadas no longo prazo. Todos esses cuidados devem ser conversados antes do procedimento pois são totalmente individualizados de acordo com cada caso.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário ou telefone (whatsapp) (11) 95350-4208 para agendar uma consulta!