Lipoaspiração nos braços
Você acha o simples ato de usar uma regata algo fácil? Para muitos, é uma tarefa praticamente impossível.
Quando falamos em procedimentos estéticos, os braços certamente não são a primeira coisa que nos vem à mente. Mesmo não tendo o mesmo “espaço midiático” que o rosto, bumbum ou seios, os braços são motivo de insegurança para diversas pessoas, que preferem escondê-los com roupas maiores e largas.
O motivo é que alguns depósitos de gordura na região podem proporcionar um aspecto desagradável e desbalanceado, o que gera grande incômodo. Esse acúmulo, combinado com o aumento da flacidez da pele no local, cria o temido aspecto do balanço na “hora do tchau”, e é o principal motivo de reclamação das pacientes que buscam esse tipo de procedimento.
Também existem pacientes que desejam apenas “melhorar” a aparência do braço e atingir um padrão considerado ideal. Qualquer que seja seu motivo, não se preocupe, existem diversas opções para melhorar a estética do braço.
Entenda a anatomia do braço
O braço é composto por 5 músculos que atuam nas articulações, sendo que os maiores são o bíceps e o tríceps. Esses dois músculos, junto à musculatura do ombro, são os grandes responsáveis pela forma do braço. E é na região do tríceps, localizada na parte de trás do braço, que surgem as gordurinhas incômodas e, muitas vezes, difíceis de serem “queimadas”.
Quer eliminar as gordurinhas do braço? Tente o tratamento natural!
Antes de se submeter a uma cirurgia, pode ser interessante buscar por uma alternativa natural. No caso dos braços, a musculação pode ser uma opção eficiente e saudável para eliminar o excesso de gordura.
Além de queimar essa gordura, a musculação ajuda a tonificar e dar volume à musculatura do braço, dessa forma, eles ficam com um aspecto estético bastante agradável.
É provável que algumas mulheres se preocupem com um ganho excessivo de músculo. Porém, não há razão para isso, já que altos ganhos musculares dependem de nutrição e exercícios muito específicos e não ocorrem em quem busca apenas a modelação do local.
Como funciona a lipoaspiração no braço?
A cirurgia de lipoaspiração consiste na retirada de gordura de uma região específica por meio de cânulas. Como não podemos queimar gordura localizada de forma natural (o corpo que decide quando e quais depósitos de gordura utilizar), a lipoaspiração é o procedimento ideal para aqueles que querem eliminar incômodos estéticos causados pelo excesso de gordura ou realçar algumas regiões do corpo.
A lipoaspiração pode ser dividida em três categorias, dependendo da região em que for realizada: pequena, média ou grande.
Outro detalhe importante é que não deve ser retirado mais do que 5% do peso corporal do paciente por questões de segurança.
Como é feito o procedimento cirúrgico?
A lipoaspiração é um procedimento relativamente simples. No entanto, alguns detalhes são cruciais. Antes da operação de fato, o paciente deve passar por consultas, nas quais o médico pedirá os exames necessários para garantir que está tudo certo com a saúde do paciente.
O profissional também definirá, em consulta junto ao paciente, o método de anestesia, que pode ser local, peridural ou geral. No dia da operação, o cirurgião fará as marcações necessárias para iniciar a lipoaspiração.
Com as marcações feitas, é aplicada uma solução chamada “Klein”, composta de adrenalina e soro fisiológico, para evitar o risco de sangramento durante o procedimento. Só então, com o paciente anestesiado, o cirurgião irá inserir as cânulas até o tecido adiposo para aspirar a gordura localizada.
O que esperar da lipoaspiração de braço?
Primeiramente, é importante ressaltar que a lipoaspiração não deve ser utilizada como um método de emagrecimento. O procedimento deve ser enxergado como uma maneira de resolver problemas pontuais ou ressaltar detalhes estéticos.
Os resultados no braço variam de acordo com o propósito. Se o paciente busca apenas remover a gordura localizada e reduzir a medida local, o procedimento é capaz de atender muito bem às expectativas.
Porém, se o objetivo é destacar a musculatura, a lipoaspiração deve ser acompanhada de um trabalho físico adequado para desenvolver os músculos do braço e alcançar o resultado desejado.
Confira as recomendações para a cirurgia de lipo de braço!
Como toda cirurgia, existem cuidados que devem ser tomados. Primeiro, o paciente deve estar ciente das possibilidades do procedimento. Isso significa que deve evitar ir para a mesa cirúrgica com expectativas irreais do que a lipoaspiração pode proporcionar. Para isso, é fundamental ter uma conversa franca com o seu médico.
Para o procedimento, o paciente deve parar de fumar e jejuar durante 8 horas, além de seguir qualquer recomendação específica feita pelo cirurgião responsável. O paciente pode retornar às atividades rotineiras normalmente após 7 dias. Lembrando que esse número pode variar de acordo com o tamanho da lipoaspiração realizada.
Dor e desconforto começam a ceder após 48 horas e o inchaço e os hematomas geralmente desaparecem após o primeiro mês. Com os cuidados pós-operatórios adequados, o resultado pode ser visto ao final do terceiro mês de recuperação.
Como escolher o cirurgião plástico?
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e deve ser feita por um cirurgião capacitado e credenciado. Busque sempre por uma clínica e um médico de confiança para a realização de qualquer procedimento estético e cirúrgico, de preferência membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Saiba mais sobre outros tipos de lipoaspiração aqui.