Mentoplastia de aumento: saiba mais sobre essa cirurgia
Curiosidades

Mentoplastia de aumento: saiba mais sobre essa cirurgia

Mentoplastia é um assunto recorrente quando se fala em cirurgia plástica. Sabia que é o segundo procedimento mais procurado após a rinoplastia?

A razão da popularidade do procedimento estético do queixo é o fato dessa estrutura ser uma das partes mais definidas do rosto humano, a mesma razão pela qual o procedimento de rinoplastia é o mais buscado. Ambos, nariz e queixo, despontam como os principais responsáveis pela harmonia da face.

O queixo pode ter uma grande variedade de formatos. Podem ser muito ou pouco projetados, largos, estreitos, pontudos, com furinho etc. Com essa grande variedade, surgem as insatisfações.

Um dos maiores incômodos que levam pessoas a buscarem procedimentos estéticos é o queixo pequeno. A solução cirúrgica para isso é a mentoplastia de aumento.

O que é a mentoplastia de aumento?

O procedimento consiste em aumentar o “mento” (parte inferior da face) por meio da cirurgia plástica, daí a composição do nome da operação.

Claro, não é simplesmente “aumentar” o queixo do paciente e, sim, realçar suas características marcantes, de modo a criar uma estética balanceada e harmônica com todos os outros elementos da face.

Como é feita a mentoplastia de aumento?

Para fazer a mentoplastia de aumento, é necessário escolher o método adequado ao quadro do paciente.

Depois de uma avaliação detalhada da estrutura óssea e das correções necessárias, o cirurgião pode optar entre:

  • Implantação de próteses: com incisões na parte inferior do queixo ou internas na boca, é colocada uma prótese de silicone junto à porção anterior do osso, para obter o contorno desejado;
  • Avanço ósseo: são feitas incisões na gengiva do paciente, para obter visão desobstruída da região, então, o osso do queixo é serrado em locais específicos e preso na posição desejada com mini parafusos e placas de titânio; o osso irá se recompor durante a cicatrização;
  • Enxertos: com a gordura tratada do próprio paciente, o cirurgião utiliza cânulas ultrafinas para fazer os enxertos no queixo do paciente, a fim de modelar o contorno desejado.

Essas, atualmente, são as técnicas utilizadas nas principais clínicas de cirurgia plástica.

A escolha do procedimento deve ser feita por um profissional experiente e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Essa é a melhor maneira de garantir um procedimento tranquilo e um resultado satisfatório.

Saiba mais sobre como é feita a mentoplastia

Quais os cuidados pré-operatórios da mentoplastia?

Antes do procedimento, o cirurgião encarregado deverá pedir uma série de exames para entender as especificidades do seu quadro e como melhor proceder durante a cirurgia.

Entre os exames requisitados, são comuns:

  • Exame de sangue;
  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia da face.

Lembrando que outros exames podem ser requisitados.

Quais os cuidados pós-operatórios da mentoplastia?

Como todo procedimento cirúrgico, há um período de recuperação que deve ser respeitado e orientações que devem ser seguidas, como:

  • Evitar esforço físico;
  • Higienizar os pontos;
  • Evitar luz solar durante, pelo menos, 30 dias após a operação;
  • Usar protetor, se precisar se expor à luz solar em uma emergência;
  • Realizar todas as consultas de retorno;
  • Tomar as medicações indicadas pelo cirurgião.

Qualquer outra orientação feita pelo seu cirurgião deve ser seguida, porque ele será a pessoa mais qualificada para avaliar o seu caso.

Fazer mentoplastia é necessário no meu caso?

A necessidade de uma cirurgia plástica com fins estéticos depende da autoavaliação do paciente. É preciso levar em consideração os ganhos estéticos, de autoestima e melhoras no psicológico.

Há pessoas que sofrem diversas provocações por alguma característica física que poderia ser facilmente corrigida com o procedimento adequado.

Se você tem medo ou receio, mas deseja realizar o procedimento, o primeiro passo é fazer uma consulta e esclarecer todas as suas dúvidas com o seu cirurgião.

Saiba quando fazer a mentoplastia

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog ou entre em contato por meio de nosso formulário. Agende uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato