Nariz caído, o que é e como resolver
O formato do nariz colabora de forma expressiva para a harmonia facial. A relevância estética desse órgão no rosto é tão importante e perceptível que pequenas mudanças podem realçar ou prejudicar o conjunto, impactando inclusive na autoestima do paciente.
E um dos fatores predominantes na percepção estética nasal é o posicionamento e caimento da ponta do nariz. Mas afinal…
O que é um nariz caído?
O nariz caído pode ser caracterizado pelo direcionamento da ponta, semelhante a um “bico de falcão”. Como cada rosto tem suas particularidades estéticas e anatômicas, que formam o conjunto harmônico da face, em alguns casos essa alteração pode estar em desarmonia com as linhas estéticas faciais, dando à aparência um aspecto envelhecido.
Quais as causas de um nariz caído?
Existem três causas principais para um nariz caído, sendo elas:
- Traumáticas: traumatismos, batidas e colisões são muito comuns ao longo da vida, por isso, tanto adultos como crianças podem sofrer algum trauma no nariz e afetar sua forma, e em alguns casos causando o efeito de nariz caído;
- Constitucionais: infelizmente é impossível fugir da sua predisposição genética, e o nariz caído pode simplesmente ser uma predisposição familiar com incidência hereditária e em alguns casos com marcadores étnicos;
- Idade: o nariz é uma estrutura que está crescendo constantemente e tende a sofrer alterações suaves ao longo da vida. Com o avanço da idade e o arrefecimento das estruturas de sustentação, existe uma tendência para o caimento mais acentuado do nariz.
Enquanto pancadas podem ser evitadas, e quando ocorrem são acidentes, as causas constitucionais e o avanço da idade são ocorrências naturais da vida. Se o caimento do nariz muda a harmonia do seu rosto e te preocupa, é ideal fazer uma consulta com um cirurgião plástico qualificado para entender melhor essas causas e como você pode contorná-las sem procedimentos invasivos (entenda a seguir).
Como posso corrigir um nariz caído?
Obviamente, a correção do nariz caído é possível e existe mais de um procedimento disponível no mercado. A escolha dessas opções deve ser feita de maneira criteriosa e com o devido acompanhamento médico. O profissional poderá tirar as dúvidas com relação aos resultados e riscos dos procedimentos.
A correção do nariz caído fica por conta de dois tipos de procedimentos, a rinoplastia e a rinomodelação, com diferentes indicações para cada um deles.
- Rinoplastia: a rinoplastia é a opção cirúrgica que visa a melhora da aparência estética e/ou funcional do nariz. Não somente o nariz caído pode ser corrigido, mas uma variedade de imperfeições e “incômodos” estéticos podem ser corrigidos com a rinoplastia. A cirurgia plástica visa corrigir o dorso nasal, atuando tanto no osso quanto na cartilagem;
- Rinomodelação: diferentemente da rinoplastia, a rinomodelação é um procedimento não invasivo, que utiliza ácido hialurônico para igualar ondulações e empinar a ponta do nariz. O resultado é um nariz mais definido após apenas uma sessão de cerca de uma hora. No entanto, o procedimento não é definitivo e pode durar até 18 meses.
Quais os riscos de um nariz caído e dos procedimentos de correção?
Apenas possuir um nariz caído não apresenta riscos à saúde do paciente. Porém, o nariz é uma estrutura mais complexa do que aparenta e alterações internas que causem desconforto ao respirar podem influir na qualidade de vida do paciente.
Outro ponto a se destacar é com relação ao bem-estar psicológico, já que a manutenção da aparência estética pode trazer grandes benefícios para a autoestima e qualidade de vida em geral. Por isso, é muito importante buscar orientação adequada e discutir com seu médico o que está te incomodando, não só fisicamente.
Os procedimentos de correção por outro lado, possuem seus riscos e contraindicações:
- Riscos da rinoplastia: como todo procedimento cirúrgico, a rinoplastia apresenta alguns riscos como sangramento, dificuldades respiratórias, resultados insatisfatórios e riscos de infecções. Esses riscos são minimizados quando o procedimento é feito por médicos especialistas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Riscos da rinomodelação: a rinomodelação não apresenta riscos mais sérios, mas é contraindicada para pessoas com lesões na pele do local da aplicação e histórico de sensibilidade ao ácido hialurônico. O risco de resultados insatisfatórios existe, porém, o procedimento não é permanente e pode ser revertido.
Portanto, como todo procedimento estético, é fundamental que o paciente escolha um médico cirurgião competente e devidamente credenciado. É importante salientar que o nariz é uma região repleta de estruturas nobres como vasos e nervos. É necessário seguir todas as orientações médicas do pós-operatório para evitar complicações.
Também, no caso da rinomodelação, é importante que o consultório ou clínica possua hialuronidase, que é uma enzima capaz de degradar o ácido hialurônico no caso de uma rara resposta indesejada do paciente.
Qual procedimento escolher?
Se o paciente está inseguro quanto à cirurgia plástica, a rinomodelação pode ser uma boa opção para se adaptar às mudanças estéticas antes de optar por um procedimento permanente como a rinoplastia.
Nesse ponto, a consulta e uma conversa franca com seu médico é a sua melhor opção para decidir!
Lembre-se: procedimentos estéticos devem sempre ser realizados por um médico para evitar riscos e complicações.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog. Você também pode entrar em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!