Nariz com cartilagem torta – Causas e tratamentos
Rinoplastia, Septoplastia

Nariz com cartilagem torta – Causas e tratamentos

Nariz Torto. Essa é uma característica corriqueira, observada por um leve desvio no dorso nasal, ou quando a ponta está levemente para a esquerda ou direita, ou ainda com o desvio de septo e até mesmo um mal posicionamento ósseo.

Ter um nariz torto ou alguma parte dele levemente assimétrica é completamente comum, ao ponto que um nariz simetricamente perfeito é muito improvável de ocorrer naturalmente.

Porém, essas pequenas falhas podem produzir efeitos diferentes dependendo do local e da intensidade.

Ao ponto que leves assimetrias são completamente naturais, de forma que uma pequena diferença entre um lado e outro pode ser um charme, ou a ponta do nariz levemente desviada em um homem pode até contribuir com a estética da face, em alguns outros casos, esses mesmos detalhes podem comprometer a harmonia facial.

E as possibilidades não se limitam a pequenas assimetrias e nem em ocorrências naturais. Em alguns casos, os desvios nas cartilagens e ossos podem ser tão severos ao ponto de comprometerem a função respiratória do nariz ou ainda a convivência social.

Quando alguma característica estética te incomoda ou chega ao ponto de interferir negativamente na sua vida, talvez seja o momento de agendar uma consulta e conversar com um cirurgião plástico sobre as possibilidades para o seu caso.

A saúde física e a mental são essenciais para a qualidade de vida e todos devem buscar auxílio quando acharem necessário.

 

O que causa um nariz torto?

O nariz é composto por um conjunto de ossos e cartilagens que cumprem função prática e estética; e são essas estruturas que dão forma e podem causar desvios.

Para o nariz ser “torto” existem três causas principais que podemos separar:

  • Natural – Nossa aparência física é em grande parte determinada pelas combinações genéticas de nossos progenitores e a forma natural do seu nariz está ligada à genética. A enorme variação natural torna inevitável que algumas imperfeições sejam naturais e hereditárias;
  • Traumática – Um nariz pode acabar torto devido às decorrências da vida e uma pessoa pode em algum momento sofrer traumas físicos que alterem a forma natural do nariz;
  • Cirúrgico – Infelizmente algumas pessoas podem acabar com o nariz torto devido à imperícia médica: uma rinoplastia ou procedimento mal executados podem produzir resultados negativos, por isso é fundamental conhecer bem as qualificações do seu cirurgião e não realizar procedimentos com pessoas não qualificadas.

Se você possui algum histórico de traumas ou procedimentos que possam ter causado a imperfeição que te incomoda, é muito importante que você explique todos os detalhes para que seu cirurgião lhe ofereça as melhores opções possíveis.

Quais são as soluções para um nariz torto?

Diferentes causas irão demandar diferentes soluções e você deverá junto com seu médico avaliar o problema e a solução ideal. Dentre as possibilidades existem as não invasivas:

  • Rinomodelação – A técnica consiste em utilizar preenchimento, geralmente de ácido hialurônico, para modificar os aspectos do nariz e pode suavizar um nariz torto até certo grau. O resultado não é definitivo e o procedimento deve ser repetido sempre que houver reabsorção do ácido hialurônico pelo organismo;
  • Ressecção – A ressecção é um procedimento rápido e pouco invasivo, que consiste em cortar pequenas áreas, geralmente das asas nasais, para melhorar o aspecto estético do nariz.

Conheça mais sobre a ressecção das asas nasais (Adicionar quando o texto for publicado).

À parte da rinomodelação, temos os procedimentos cirúrgicos, dentre os quais podemos destacar:

  • Rinoplastia – É a cirurgia plástica realizada na estrutura nasal, podendo ser usada tanto para reparar aspectos estéticos quanto funcionais. O procedimento é muito seguro e os resultados, quando a cirurgia é realizada por um cirurgião experiente, são animadores;
  • Septoplastia – Procedimento realizado para corrigir o desvio do septo nasal. O procedimento está ligado à parte funcional do nariz, com o objetivo de melhorar a qualidade da respiração;
  • Septorrinoplastia – Também conhecida como Rinosseptoplastia, é a combinação dos procedimentos de septoplastia e rinoplastia, que podem ser realizados ao mesmo tempo. O objetivo em fazer as duas cirurgias em conjunto é evitar que o paciente passe mais de uma vez pelo trauma cirúrgico e tenha uma recuperação mais rápida.

Saiba mais sobre a septorinoplastia.

Conheça os tipos de rinoplastia.

A escolha dos procedimentos adequados para o seu caso deve passar por um médico cirurgião para que você possa ser propriamente instruída(o), não só sobre os resultados, mas sobre as possibilidades adicionais que estes procedimentos podem trazer para você.

Para mais informações sobre esses procedimentos e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato