O Boom de cirurgia plástica irá persistir após a pandemia?
Estamos passando, atualmente, pelo segundo ano da pandemia de COVID-19, e vivenciamos mudanças significativas nas rotinas e dinâmicas sociais.
O isolamento motivou a população a abandonar diversas atividades e rotinas ao mesmo tempo que novas tendências foram surgindo para acomodar a situação e preservar a segurança e saúde das pessoas.
O setor de cirurgia plástica não ficou imune a essas mudanças e diversos fatores motivaram muitas pessoas, que antes apenas consideravam se submeter a um procedimento estético a buscar de fato as clínicas e realizar as mudanças tão desejadas.
O que mudou?
Um dos eventos mais notórios durante a pandemia foi a adoção das chamadas virtuais, uma vez que a impossibilidade de reuniões e trabalhos presenciais motivou a busca por alternativas na tecnologia.
As chamadas de vídeo tornaram-se norma em grande parte do mercado e os cargos que possibilitavam o “home office” migraram para a modalidade de serviço.
Essa nova dinâmica obrigou as pessoas a confrontarem sua própria imagem durante as chamadas e a perceberem aspectos de si que antes passavam despercebidos.
O evento, apelidado de “efeito zoom”, vem dessa ‘obrigação’ da pessoa em se confrontar com a própria aparência (em movimento) durante horas e horas em chamadas de vídeo.
Um estudo “Is zoom increasing the demand for plastic surgery” publicado na revista “Facial Plastic Surgery & Medicine” observou o efeito em pacientes que buscam o procedimento devido à superexposição em videochamadas.
Home Office
Além do “efeito zoom”, a permanência prolongada em casa serviu como motivador para muitas pessoas que já desejavam realizar procedimentos cirúrgicos, mas se preocupavam com o tempo prolongado de recuperação, a buscarem médicos cirurgiões, uma vez que agora era possível passar pelo período e continuar trabalhando sem comprometer a rotina, do conforto de sua casa.
Além disso, a pandemia interferiu diretamente no turismo de lazer. Muitos viajantes constantes trocaram o ‘passaporte’, pela impossibilidade de viajar em um mundo largamente afetado pelo Covid-19, pelo autocuidado, o que acelerou a busca por procedimentos estéticos.
O quanto mudou?
Dados do Google mostram um aumento de quase 5000% na busca pelo termo “rinoplastia”, 240% na busca por harmonização facial e 80% por botox durante a pandemia. O jornal da USP também aponta cerca de 140% de aumento no número de procedimentos estéticos entre jovens, com o Brasil liderando o ranking nesta categoria.
Podemos ver a relação entre as mudanças causadas pela pandemia e esses números, porém, ainda existem diversos fatores que devem ser analisados para entendermos completamente o fenômeno.
Até quando?
Assim como a transição dos meios de trabalho irá perdurar após a pandemia, com diversas empresas adotando o home office e se desfazendo de suas antigas estruturas para acomodar uma equipe local mais enxuta, o setor de cirurgia plástica tende a manter a alta procura, uma vez que as pessoas passam a ter mais tempo e melhor qualidade de vida para sua recuperação sem comprometer a vida profissional. Outros fenômenos como o maior contato com a própria imagem pelas ferramentas de conversa virtual e as redes sociais também irão permanecer, tornando a situação atual o novo normal.
Quando realizar uma cirurgia plástica?
É possível que você seja uma dessas pessoas que está buscando uma cirurgia plástica. Para isso, o primeiro passo é agendar uma consulta com um cirurgião qualificado e confiável para explicar o seu caso e fazer uma avaliação sobre qual o melhor caminho para você.
Lembre-se, submeter-se a um procedimento estético é uma grande decisão e deve ser tomada de maneira cuidadosa e bem informada.