O pós operatório da lipoaspiração
Lipoaspiração

O pós operatório da lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento muito procurado, sua execução é simples, mas requer muita atenção do profissional, e, como toda cirurgia, por mais simples que seja, o paciente deve ser cuidadoso e seguir as recomendações médicas com muita seriedade no pós-operatório, tanto para evitar complicações, como para que o resultado seja o mais próximo possível ou até melhor do que o desejado.

O cuidado indispensável no pós-operatório da lipoaspiração é a utilização obrigatória da cinta elástica pois ajuda a modelar as regiões aspiradas. Ela deve ser usada de maneira ininterrupta entre 8 e 48 horas após a operação e somente após esse período o paciente pode retirá-la para realizar sua higiene pessoal, devendo recolocá-la em seguida.

Alguns cuidados gerais como boa alimentação, ingestão de fibras e muita água são indicados, não só após a lipoaspiração mas após qualquer tipo de cirurgia plástica.

É importante fazer pequenas caminhadas pela casa mesmo nos primeiros dias do pós-operatório para evitar tromboses.

Quando o paciente não realiza atividades profissionais que envolvam exercícios físicos, o retorno ao trabalho é permitido em, normalmente, cerca de 15 dias.

Os sintomas mais comuns do pós-operatório na lipoaspiração são as dores, os hematomas, o inchaço e, em alguns casos, as fibroses.

Redução da dor

É comum o paciente relatar um pouco de dor quando se mobiliza, principalmente na região lombar. Porém essa dor pode ser totalmente controlada com o uso dos analgésicos prescritos pelo médico. A drenagem linfática manual é outra técnica que pode ajudar a diminuir essa sensação. A dor é proporcional à extensão da cirurgia e à tolerância de cada paciente.

Marcas roxas

A melhor forma de acelerar o desaparecimento das marcas roxas decorrentes da lipoaspiração é através da:

– hidratação para aumentar a circulação do sangue e irrigação do tecido.

– proteção da exposição direta ao sol

– uso de hirudóide, fitas adesivas para lesão muscular (Kinesio Tape) ou medicamentos como o ácido tranexâmico mediante avaliação do médico.

Pacientes de pele clara e aqueles que relatam arroxeamento aos pequenos traumas do dia a dia têm mais chance de ficarem roxos. É importante não se expor ao sol sem proteção no período que estiverem com essas marcas pois pode ocorrer uma mancha definitiva na pele.

Cicatriz

Um creme ou gel hidratante com prescrição médica pode ser aplicado alguns dias após a cirurgia para ajudar a acelerar o processo de cicatrização e reduzir seu tamanho. Mas as cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas, cerca de 2-3 milimetros.

Fibroses

O cuidado indispensável no pós-operatório da lipoaspiração é a drenagem linfática. Ela pode ser iniciada no dia seguinte à cirurgia e mantida até a liberação médica. As drenagens são importantes para diminuir o aparecimento de fibrose e irregularidades na pele. Em geral, são recomendadas 15 a 20 sessões, com intervalo de dois a três dias entre elas.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato