Aqui estão 5 razões pelas quais suas olheiras podem ter piorado durante a quarentena
Mídia

Aqui estão 5 razões pelas quais suas olheiras podem ter piorado durante a quarentena

Você tem se envolvido em alguma dessas atividades que causaram um aumento nas olheiras?

Se você acordou com manchas escuras logo abaixo dos olhos, as olheiras o  pegaram – o pesadelo de todo amante de cuidados com a pele. Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal , as olheiras aparecem em tons de violeta ou marrom acastanhado ao redor das pálpebras, sendo as mais feias na pálpebra inferior. As olheiras podem ser perceptíveis na infância pela genética, e também são mais comuns em alguns grupos étnicos como árabes, turcos, andinos e índios, pois essas pessoas possuem um maior depósito natural de pigmentos.

Mas, além da genética, vários fatores durante a quarentena podem ter contribuído para a formação ou agravamento das olheiras.

Tipos de olheiras 

Existem três tipos de olheiras e cada tipo tem uma causa diferente. Para a Dra. Paola Pomerantzeff, o círculo escuro estrutural é causado pela anatomia estrutural da cavidade ocular. Algumas pessoas têm o sulco de lágrima mais profundo. Isso pode ser determinado geneticamente ou causado pelo processo normal de envelhecimento (há perda de gordura na região e com isso o sulco se torna mais profundo). As olheiras estruturais podem piorar devido à perda de peso.

As olheiras vasculares são causadas pela presença de vasos abaixo da pele. Aqueles que têm mais vasos (que são determinados geneticamente) têm uma tendência maior de obtê-los. A insônia também piora as olheiras vasculares.

As olheiras pigmentadas são causadas por pigmentos acastanhados (excesso de melanina) na pele da pálpebra inferior. Isso é causado por falta de sono ou alergias respiratórias que podem piorar as olheiras devido ao aumento da pigmentação.

Abaixo, consultamos médicos de cuidados da pele para nos dar uma pista sobre por que as olheiras podem ter aparecido ou piorado durante a quarentena:

Você perdeu muito peso muito rápido

Este não é o melhor momento (na verdade, nunca é!) Para seguir uma dieta excessivamente restritiva e autônoma. Pode funcionar, mas perder muito peso tem uma consequência negativa para a sua aparência: você vai acabar parecendo mais velho. “Quando pensamos em perda de peso, muitas vezes pensamos em perda de volume e gordura corporal, um corpo mais magro, mais energia e uma autoconfiança recuperada. Até agora, tudo bem, todos são efeitos naturais dos quilos perdidos.

Mas a perda de peso também tem implicações no rosto. Afinal, perdemos gordura em todo o corpo ”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo , membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

“Uma grande parte da nossa gordura facial está, digamos, na área da bochecha, e quando essa gordura desaparece, essa área ‘despenca’ e as olheiras são mais pronunciadas, com uma cor azul azulada ou amarronzada”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr. , membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “No caso das olheiras, após afastar situações patológicas e equívocos nos hábitos alimentares, deve-se seguir a hidratação oral adequada e a redução do consumo excessivo de sódio, para evitar a formação frequente de olheiras profundas e bolsas que agravam as rugas e o envelhecimento precoce em região ”, afirma a médica nutricionista Dra. Marcella , diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Você está comendo mal

Da mesma forma que fazer dietas malucas pode ser um desastre para a aparência facial, comer muitos doces, carboidratos e sódio pode ser um grande problema. “As olheiras – também conhecidas como hiperpigmentação periorbital – pioram com uma dieta rica em açúcar e sal porque, assim como o álcool, há formação de edema na região, tornando a pálpebra mais inchada e o pigmento depositado mais evidente”, diz o dermatologista Dr. Claudia Marçal . “Esses alimentos aumentam o processo inflamatório, por isso influenciam no aparecimento das olheiras”, diz Dr. Abdo. Lembre-se de que os alimentos ultraprocessados ​​são ricos, em sua maioria, em sódio e açúcares.

É a hora de aproveitar o isolamento para criar novos hábitos mais saudáveis, como manter uma alimentação balanceada e cozinhar. Isso vai ajudar muito, porque quando voltarmos à vida normal, será mais fácil seguir com um estilo de vida saudável, o que pode trazer muitas mudanças positivas na vida, além de prevenir uma série de doenças.

Invista em um hábito alimentar balanceado, variado e natural, que também pode ser acompanhado de suplementos dietéticos individualizados prescritos pelo médico para se manter saudável e prevenir o envelhecimento acelerado.

Você tem maus hábitos de sono

Tempos incertos podem destruir nossa ansiedade, o que pode prejudicar o sono. “Durante o dia, acumulamos pensamentos e liberamos o hormônio cortisol. E à noite, que é, teoricamente, o momento em que devemos desligar, essa ansiedade aumenta, porque não tivemos um dia equilibrado e não conseguimos processar todas essas informações. Por isso, normalmente, muitas pessoas não conseguem dormir ”, diz Dr. Mário Farinazzo.

“O sono ajuda nossos hormônios a entrarem em equilíbrio e manter nosso corpo funcionando adequadamente, incluindo o frescor e a hidratação da pele. E quando não dormimos bem, tendemos a ficar mais pálidos e conforme a área dos olhos fica mais fina e muito vascularizada, o que deixa as olheiras mais visíveis ”, diz o Dr. Abdo. Para tratar isso, aumente a hidratação e busque administrar melhor sua ansiedade e dormir melhor.

Alergias respiratórias

“Pessoas que sofrem de rinite, sinusite, desvio de septo, alergia no nariz, podem ter um problema na microcirculação ao redor dos olhos impactando na oxigenação do local, causando essa pigmentação mais vascular”, diz Abdo.

“Além disso, drogas fotossensibilizantes, uso de respiradores bucais, processos alérgicos na região dos olhos, alterações nos hormônios tireoidianos … tudo isso causa uma tendência maior à formação de bolsas que causam edema, ou seja, edema palpebral, com congestão dos capilares e vasos da região que estão dilatados ”, diz Dra. Claudia.

Nesse caso, além do tratamento de alergia, é necessário o uso de cremes específicos para a região dos olhos com ativos que melhorem a microcirculação como a cafeína, preferencialmente nas versões diurna (com reforço antioxidante) e noturna (com renovadores).

Você ainda não parou de fumar

Além de ser um fator de risco para Covid-19, fumar também piora a qualidade da pele. “O consumo de cada cigarro induz ao envelhecimento, pois está associado à vasoconstrição periférica por um período de dez minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para a pele e o tecido capilar. Isso tem consequências para a perda de brilho e luminosidade; acelera o processo de discromia da pele com amarelecimento do tecido; formação de olheiras devido à dificuldade de circulação local; e diminui a elasticidade da pele pela diminuição da oxigenação e nutrição ”, comenta Dra. Claudia Marçal. Além de eliminar completamente o uso de cigarros, cremes que melhoram a microcirculação também devem ser usados.

Por fim, Dra. Paola reforça que bons hábitos de vida, 8 horas de sono por noite, hidratação e protetor solar são dicas que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele e também minimizar as olheiras.

Matéria originalmente publicada no Site Revista L’Officiel de Singapura:

https://www.lofficielsingapore.com/beauty/5-reasons-why-your-dark-circles-appeared-or-got-worse-in-the-quarantine

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato