Pancadas no nariz, o que fazer?
Cirurgias plásticas, Curiosidades, Rinoplastia, Septoplastia

Pancadas no nariz, o que fazer?

O nariz tem uma posição de destaque na face. Localizado no centro, ele é o ponto focal dos olhares e o responsável pela primeira impressão estética que as pessoas têm de um rosto.

Porém, devido a toda sua estrutura protuberante, o nariz está especialmente suscetível a impactos e pancadas.

O nariz é composto de diversas estruturas complexas em sua anatomia. Uma pancada pode, dependendo da intensidade, danificá-las. Por isso, iremos explicar sobre a anatomia do nariz, assim como o que deve ser feito dependendo do grau da pancada recebida.

Como é formado o nariz?

O nariz é uma estrutura piramidal, com a raiz saindo da parte superior do rosto, entre os olhos, enquanto seu ápice (a ponta) está na base, logo acima da boca.

Abaixo do ápice encontram-se as narinas, que são as aberturas para a cavidade nasal, sendo elas separadas pelo septo nasal e contornadas lateralmente pelas aletas nasais (asas nasais).

O nariz é formado por ossos, mucosas e cartilagens que compõem não só seu formato estético como suas funções práticas de aquecer, umidificar e filtrar o ar que respiramos, além do sentido de olfato.

As mucosas nasais se dividem em duas:

  • Respiratória – Mais espessa e irrigada, secreta cerca de 1 litro de muco diariamente graças a grande quantidade de glândulas mucosas presentes, auxiliando na umidificação do ar e retenção de impurezas;
  • Olfatória – Situada próxima aos cornetos superiores, apresenta neurônios bipolares, junto ao epitélio, que recebem os estímulos olfatórios.

Nas laterais de cada cavidade nasal, encontramos os cornetos, estruturas ósseas recobertas por mucosas especializadas:

  • Corneto Superior – Revestido principalmente por mucosas olfatórias;
  • Corneto Médio – Pequeno e pouco visível;
  • Corneto Inferior – Coberto por mucosas respiratórias, é o maior dos cornetos, sendo um órgão erétil que se projeta para o interior da cavidade nasal.

A estrutura óssea do nariz é composta por alguns ossos próprios e uma combinação de ossos da face como:

  • Osso frontal;
  • Etmoide;
  • Esfenoide;
  • Maxilar superior.

Já a estrutura cartilaginosa é composta por:

  • Cartilagem alar (ponta);
  • Cartilagem lateral (dorso);
  • Septo cartilaginoso (internamente).

Externamente, o nariz ainda possui um conjunto de glândulas sebáceas e variações na textura da pele entre mais delgada e móvel próxima ao dorso e mais espessa e aderida aos planos profundos na porção anterior do nariz.

Além dessas estruturas, o nariz é um órgão muito bem irrigado, com a presença de diversos vasos sanguíneos e nervos.

Entender sobre a complexidade anatômica do nariz é essencial para compreender a quantidade de estruturas que podem ser afetadas por um impacto indesejado.

Por ser uma estrutura protuberante no rosto, o nariz está especialmente exposto e vulnerável.

O que fazer quando sofrer uma pancada no nariz?

É inevitável que em algum momento da vida você sofra uma pancada acidental no nariz, ou no caso de esportistas, não tão acidentais assim, e até mesmo intencionais em esportes de contato.

O fato é que pancadas são muito comuns, mais para uns do que para outros, e quando ocorrerem é preciso avaliar a gravidade e as medidas a serem tomadas.

Pancadas leves:

Como o nariz é uma região repleta de vasos sanguíneos, mesmo uma pancada leve pode causar um sangramento, nestes casos você pode enrolar uma gaze e colocá-la no nariz para estancar o sangramento, fique atento a inchaços e hematomas que podem indicar fraturas, caso os sintomas não estabilizem em algumas horas procure o pronto socorro para avaliação.

Pancadas moderadas:

É difícil categorizar uma “pancada moderada” e como o nariz é extremamente sensível, aqui cabe uma atenção maior aos sintomas como inchaço, hematomas, sangramentos e dores.

Como a probabilidade de uma fratura cresce consideravelmente, é indicado colocar gelo para reduzir o inchaço e buscar avaliação médica.

Pancadas pesadas e fraturas:

Os ossos que compõe o nariz são frágeis e por vezes podem se romper ao impacto e isso pode causar uma série de sintomas e consequências à saúde que o médico deverá identificar e tratar.

Sintomas de fratura nasal:

  • Sangramento;
  • Dor;
  • Sensibilidade;
  • Hematomas abaixo dos olhos;
  • Alterações estéticas (Nariz torto);
  • Inchaços.

Diagnóstico:

Para diagnosticar adequadamente um nariz quebrado é necessário o exame médico. O procedimento padrão é feito com o tato da região, identificando alterações estruturais, movimentos indevidos e irregularidades ao toque.

Caso haja suspeita de maiores danos o médico pode pedir uma tomografia computadorizada. Exames de raio-x não são recomendados pois não são exatos para indicar fraturas.

Complicações de uma fratura nasal

Uma fratura nasal não costuma incorrer em complicações e danos colaterais mais sérios, porém, mesmo raras, elas existem.

Com a fratura, não é incomum que a membrana mucosa que reveste o nariz seja rasgada e provoque sangramentos; e que a cartilagem do septo nasal seja deslocada para os lados. Porém, em alguns casos, pode haver o acúmulo de sangue sob a membrana que reveste o septo nasal (hematoma de septo) e a cartilagem pode necrosar e desintegrar-se, fazendo com que a ponte nasal se solte do centro, causando a deformação do centro do nariz.

Em casos de pancada mais fortes, há a possibilidade de danificar os ossos que ligam o nariz ao crânio, causando o vazamento do líquido cefalorraquidiano (que cerca o cérebro e a medula espinhal), o que possibilita que bactérias do nariz entrem nessa cavidade provocando um quadro de meningite. Por isso, no caso de fratura, a assistência médica é essencial.

Tratamentos

Podemos dividir o tratamento das fraturas nasais em três partes: sintomas, hematomas e fraturas.

Sintomas:

A dor e o inchaço podem ser tratados aplicando bolsas de gelo de duas em duas horas durante 15 minutos por cerca de dois dias para o inchaço e analgésicos como o paracetamol para as dores. Dormir com a cabeça elevada também pode ajudar a limitar os sintomas.

Hematomas:

Para evitar a possível necrose da cartilagem e sua consequente destruição, os hematomas de septo devem ser drenados o mais rápido possível.

Fratura:

A fratura em si pode esperar, uma vez que são necessários de três a cinco dias após a lesão para que o inchaço diminua e o médico possa manipular adequadamente a região. Para o tratamento da fratura, há o tratamento clínico e o cirúrgico:

  • Clínico Nesse caso, com a aplicação de anestesia local para adultos e geral para crianças, o médico irá manipular os ossos com as mãos e o auxílio de um instrumento apropriado inserido no nariz, dessa forma ele pode realinhar os ossos de maneira adequada e recolocá-los em sua posição natural, e então estabilizar o nariz com uma tala externa. Em alguns casos pode ser necessário o uso de gaze (rolhão interno) com a administração de antibióticos enquanto ele estiver no local;
  • Cirúrgico Em alguns casos, os danos causados às estruturas nasais podem requerer cirurgias para recuperar a forma natural do nariz, e recomenda-se a execução de uma rinoplastia reparadora. Esse procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico capacitado para que você possa retomar a forma e função naturais do seu nariz.

Entenda mais sobre a rinoplastia clicando aqui.

Conheça os tipos de rinoplastia clicando aqui.

O que fazer em caso de pancadas antigas?

Um tópico pouco abordado sobre o tema é o caso das pancadas antigas, uma vez que muitas pessoas podem carregar algum dano estrutural no nariz de pancadas que ocorreram durante a infância.

Esses danos crescem com a gente e muitas vezes nos adaptamos a eles, porém, isso não significa que eles deixaram de existir, apenas viraram rotina.

Algumas pancadas podem comprometer tanto a forma estética quando funcional do nariz. Uma fratura antiga, por exemplo, pode deixar o septo nasal permanentemente desviado ou deixar o nariz visivelmente torto.

Nestes casos, há diversas opções de rinoplastia disponíveis, assim como a septoplastia e a combinação das duas.

A correção adequada executada por um cirurgião plástico especializado deve devolver a qualidade de respiração perdida assim como o balanço estético adequado ao seu rosto.

Se você sofreu algum trauma nasal antigo, pode ser do seu interesse marcar uma avaliação com um cirurgião plástico para identificar possíveis sequelas do acidente e corrigi-las.

Conheça as vantagens da septorinoplastia.

Saiba mais sobre o antes e depois da rinoplastia.

Conheça os benefícios da rinoplastia.

Para mais informações sobre outros procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato