Para que serve a drenagem linfática após uma lipoaspiração?
É muito comum que após uma lipoaspiração o cirurgião plástico indique um tratamento complementar com um fisioterapeuta dermatofuncional para a realização de drenagem linfática. Isso servirá para acelerar a recuperação e otimizar os resultados alcançados.
A indicação faz parte das recomendações para que o pós-operatório seja mais tranquilo e o resultado mais satisfatório.
Após uma intervenção cirúrgica, é comum que a região afetada receba mais nutrientes, células imunológicas e oxigênio para que possa restabelecer-se.
Isso aumenta a circulação sanguínea na região, um dos fatores responsáveis pelo aparecimento do edema (inchaço) após a cirurgia.
Acontece que essa “inflamação” pode ser exagerada e quando não é devidamente controlada no pós-cirúrgico, pode trazer desconforto e efeitos estéticos indesejáveis.
É justamente para aliviar essas ocorrências que medicamentos e a drenagem linfática após a lipoaspiração são indicados.
Dependendo do procedimento e com anuência do cirurgião plástico responsável, a drenagem pode ser realizada cerca de 24 horas após a cirurgia. Isso pode resultar nos primeiros benefícios para as pacientes, já que a drenagem linfática leva ao alívio das dores e do desconforto provocado pelo inchaço.
Quais os benefícios da drenagem linfática após a lipoaspiração?
Entre os benefícios da drenagem linfática no pós-cirúrgico da lipoaspiração está a prevenção de fibroses que podem impactar no resultado obtido e, consequentemente, no bem-estar da paciente.
As fibroses são cicatrizes internas na região na qual foi realizada a lipoaspiração e são uma consequência natural da cirurgia.
Entretanto, o grau de fibrose pode variar de acordo com o paciente, com a forma como foi feita a cirurgia e com os cuidados pós-operatórios.
Quanto mais fibrose, mais enrijecida e mais irregular fica a região. A área lipoaspirada fica semelhante a uma estrada repleta de buracos. E isso é o que devemos evitar!
A drenagem linfática e outros procedimentos de domínio do fisioterapeuta dermatofuncional têm como objetivo principal diminuir a quantidade e o grau de fibrose decorrentes da lipoaspiração de forma que a superfície fique regular e com uma consistência mais macia.
Outros benefícios da drenagem linfática após a lipoaspiração são:
- reduzir a retenção de líquidos;
- diminuir edemas;
- melhorar a circulação sanguínea;
- melhorar a hidratação e nutrição das células;
- maior rapidez na cicatrização;
- remover os hematomas;
- ativar o sistema imunológico;
- melhorar a regeneração dos tecidos;
- relaxar;
- aumentar o fluxo urinário.
Uma vez que o procedimento acarreta em diversas vantagens para a paciente no pós-operatório, é altamente recomendado por cirurgiões plásticos que, antes mesmo de submeter-se a lipoaspiração, a paciente procure por um profissional capacitado para a realização da drenagem pós-cirúrgica.
Em qual parte do corpo a drenagem linfática deve ser feita e quantas sessões são ideais?
É importante ressaltar que a drenagem deve ser realizada em todo o corpo para estimular a circulação. Na área operada a massagem deverá ser leve e relaxante, visando reduzir o processo inflamatório e as dores.
A quantidade de sessões de drenagem linfática pode variar de acordo com o procedimento realizado e a tendência do organismo a reter líquidos. Isso tudo vai ser determinado pelos profissionais responsáveis pelo seu caso.
Normalmente são indicadas de 20 a 30 sessões no pós-operatório da lipoaspiração, sendo que os intervalos podem variar de acordo com a indicação do profissional responsável.
Por fim, é importante lembrar que, além dos cuidados de fisioterapia, recomendações quanto à dieta com pouco sal, restrição de atividades físicas, controle da exposição solar, uso de malhas compressivas entre outras são parte fundamental do processo que garante os melhores resultados após a lipoaspiração.