Pele: Entenda os impactos de noites mal dormidas e estresse
Dois dos problemas mais constantes da vida moderna, o estresse e as noites mal dormidas representam uma verdadeira catástrofe para a pele. Entenda como reduzir seus impactos
Com rotinas cada vez mais turbulentas, o estresse e noites mal dormidas passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas. O que poucos sabem, entretanto, é que além do grande impacto na saúde mental, esses problemas da modernidade também são responsáveis por uma grande transformação e envelhecimento da pele.
Por que o estresse pode afetar a nossa pele?
“Em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Outro grande problema causado pelo estresse na pele é o seu impacto em nosso microbioma. “Há um crescente campo de pesquisas que mostra como nossos micróbios comensais – as populações nativas de bactérias, vírus e fungos que colonizam nossa pele – melhoram nossa saúde”, diz o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
E as noites mal dormidas?
Além do estresse, a má qualidade do sono é um fator que contribui para o envelhecimento da pele. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, isso acontece “porque é no momento do sono que as células são renovadas e os radicais livres eliminado”.
Como combater o estresse?
Reconhecido como o mal do século, o estresse precisa ser combatido para evitar riscos à saúde da pele. Mas como fazer isso? Há diversos elementos que podem te auxiliar nessa jornada, como incluir atividades físicas e meditação na rotina.
Mas, além disso, é necessário tratar os efeitos inflamatórios já instalados. Para isso, uma das novidades é o Gel-Creme Complex Antissinais, desenvolvido pela Età Cosmetics. O produto conta especificamente com um ativo, B.A.M, com um mecanismo de ação inovador no combate aos efeitos do estresse na pele. Isso porque esse novo ingrediente consegue agir diretamente na enzima responsável pela superprodução de cortisol (11β-HSD1), inibindo-a.
“Como resultado, os níveis do hormônio do estresse na pele são reequilibrados, com redução dos danos às fibras de colágeno e melhora significativa na densidade e integridade do tecido cutâneo. Dessa forma, a pele se torna menos suscetível aos danos causados pelo estresse, mantendo-se jovem, saudável, firme e elástica por muito mais tempo”, afirma o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics.
É possível combinar o uso tópico com o sérum oral, um conceito inovador no universo de saúde e beleza, desenvolvido pela Biotec Dermocosméticos. O Sérum Oral Senolítico une as características dos séruns tópicos, como fórmula concentrada e transporte eficaz dos ativos, com as facilidades do uso oral para potencializar o tratamento contra os efeitos do estresse na pele. “O Sérum Oral Senolítico é formulado com Modulip GC e Glycoxil para combater a cascata de danos provocada pelo estresse crônico na pele, modulando a produção de cortisol e o processo de glicação”, explica a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
Como combater os problemas causados pelas noites mal dormidas?
Dormir mal favorece o inchaço, então, para começar os tratamentos para combater seus impactos na pele a Dra. Paola indica o consumo de pelo menos dois litros de água por dia “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre lembre-se de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido. E fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio na composição”, afirma a médica.
Além disso, é necessário lembrar que corpo em movimento é corpo saudável, então procure fazer uma atividade física durante o dia. “A própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos. Alie os exercícios com uma dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis, repolho, couve-flor, pois tais vegetais melhoram a eliminação de toxinas. Isso vai beneficiar o corpo todo na diminuição do inchaço”, explica.
Mas a longo prazo, é possível que a pele sofra por conta da falta de reparação, que é feita durante a noite. Nesse caso, usar produtos que combinem resveratrol e óleo de romã, como o Pearly Booster Resveratrol, da Be Belle, pode ser eficiente. O resveratrol é altamente antioxidante e tem benefícios importantes, incluindo a longevidade celular. Já o óleo de romã, apesar de pouco comentado, é um grande aliado que possui poderosa propriedade antioxidante. “O Óleo de Romã é capaz de fortalecer as estruturas e a imunidade da pele e combater a ação dos radicais livres, que figuram entre os principais aceleradores do envelhecimento cutâneo”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.
No campo dos suplementos, o Sérum Oral Senolítico também pode ajudar, mas a farmacêutica Patrícia França diz que pode ser necessário o uso de Exsynutriment, um silício orgânico biodisponível, para estimular colágeno, e FC Oral, um ingrediente funcional que melhora a hidratação e combate a inflamação na pele.
Também existem tratamentos que ajudam a tratar as alterações que aparecem na pele, como Pico Ultra 300, indicado para manchas e rejuvenescimento, ou Ultraction 3D, ideal para estimular colágeno.
Segundo a dermatologista Dra. Paola, quando o paciente apresenta as primeiras rugas, pode ser feito o protocolo Relax & Refresh, principalmente ao redor dos olhos e da boca, para frear o processo de envelhecimento. “Nesse procedimento, enquanto a toxina botulínica relaxa a musculatura, o skinbooster promove potente hidratação combinada ao estímulo da produção de colágeno, o que resulta em uma pele de melhor qualidade e com menos linhas dos tipos pé de galinha e código de barras. Rápido e sem exigir que o paciente se afaste da rotina, o procedimento apresenta excelentes resultados, que se tornam ainda melhores após cerca de 15 dias e continuam a ser potencializados pelas sessões seguintes. No geral, recomenda-se a realização de 3 sessões, em média, sendo que a toxina botulínica é aplicada apenas na primeira sessão”, diz a médica.
Outra possibilidade é o LipoGlow, que é feito por meio de injeções de gordura na face para melhorar o viço, a luminosidade e o brilho da pele. “A gordura, depois de ser retirada e tratada por meio da lipoaspiração, pode ser reaplicada na face para repor volume e rejuvenescer a pele através do procedimento conhecido como lipoenxertia, que é um dos melhores métodos para devolver harmonia e firmeza ao rosto. Mas a gordura também pode ser aplicada em pontos estratégicos para melhorar o brilho e qualidade da pele”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo. “A gordura, além de não causar rejeição por ser retirada do próprio paciente, confere resultados mais naturais e quase permanentes já que cerca da metade do que foi enxertado se integrará definitivamente ao tecido. Além disso, ela é rica em células-tronco que melhoram a qualidade e o aspecto da pele”, completa o cirurgião plástico.
Já o procedimento HydraFacial não é indicado para tratar alterações do envelhecimento, mas deve ser feito para devolver a saúde da pele, debilitada por questões como estresse e insônia. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Rápida, completamente indolor, não invasiva e sem downtime, assim não atrapalhando a rotina, a experiência HydraFacial pode ser vivenciada por qualquer pessoa, até mesmo por aquelas que possuem pele seca ou sensível”, destaca a médica. “HydraFacial não utiliza instrumentos que cortem ou a penetrem fisicamente no tecido cutâneo, pelo contrário, atua eliminando as células mortas ao mesmo tempo que limpa, hidrata e repõe os antioxidantes essenciais que a nossa pele necessita, promovendo a sua restauração natural. A filosofia “Healthy Beautiful Skin®” vai além de apenas melhorar sua aparência. Na verdade, a experiência é sólida em promover a restauração de uma pele saudável e exuberante. Esse não é um tratamento facial típico que só funciona do lado de fora. HydraFacial promove verdadeiramente a restauração natural da pele, permitindo que ela fique higienizada, purificada e hidratada, sem causar irritação”, finaliza a hydrafacialista Fernanda Ruiz.
Matéria originalmente publicada no Site Revista L’Officiel: https://www.revistalofficiel.com.br/beleza/pele-entenda-os-impactos-de-noites-mal-dormidas-e-estresse