Foco nos lábios: 5 procedimentos estéticos que ajudam a conquistar o sorriso perfeito
Nada invasivos! Conheça alguns procedimentos que podem trazer harmonia para um sorriso muito mais bonito
por Redação
De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a busca por procedimentos estéticos dentários cresceu 300% nos últimos anos. Mas, diferente do que muitos pensam, o clareamento e o alinhamento perfeito da dentição feito pelo uso de aparelhos ortodônticos, são apenas alguns dos requisitos para se ter um sorriso perfeito. Isso porque ele também depende de sua harmonia com outras estruturas da face.
“Por exemplo, um elemento fundamental na composição do sorriso são os lábios, que funcionam como uma moldura das arcadas dentárias. Para um sorriso bonito, o ideal é que o lábio superior seja até 50% menor do que o lábio inferior. Além disso, para um sorriso harmônico, é preciso considerar também a quantidade de dente exposta durante o ato, para que não haja exposição excessiva ou limitada da arcada dentária”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.
Mas a boa notícia é que existe uma série de procedimentos capazes de alterar a aparência da região labial para tornar o sorriso mais harmônico e bonito. Confira!
Preenchimento labial
Em casos em que há desproporção entre os lábios, que apresentam um tamanho reduzido, a aplicação de preenchedores injetáveis é uma ótima opção. O procedimento pode ser feito de duas formas: com ácido hialurônico (material seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo), ou com a própria gordura do paciente, utilizando uma técnica chamada de lipoenxertia.
”O procedimento é rápido e, em ambos os casos, o paciente não precisa se afastar de suas atividades rotineiras por muito tempo. Quem opta pelo ácido hialurônico pode voltar à rotina no mesmo dia, enquanto quem escolhe a lipoenxertia deve aguardar em torno de 7 dias”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.
Quando aplicado corretamente, o procedimento propicia um resultado natural com mudanças sutis nos lábios que proporcionam uma aparência mais agradável e harmônica com o restante da face. “No entanto, os resultados adquiridos com o ácido hialurônico não são definitivos, pois a substância é absorvida pelo organismo após um tempo, durando cerca de um ano e meio. Já o preenchimento com gordura pode ser considerado permanente, pois apenas parte da gordura é absorvida pelo organismo”, completa o médico.
Queiloplastia redutora
Já quando o problema é o contrário e os lábios são excessivamente grandes, pode-se optar pela queiloplastia redutora, que é a cirurgia que visa diminuir os lábios para conquistar proporções equilibradas, lábios simétricos e um efeito natural. A cirurgia é realizada com uma incisão na parte interna do lábio (do superior, inferior ou de ambos – dependendo do desejo do paciente) de onde é retirada uma faixa da mucosa. Após essa remoção, a incisão é suturada.
”O procedimento é simples, precedido por anestesia local e não há necessidade de internação, mas exige repouso de cinco dias antes do retorno às atividades rotineiras”, destaca o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo.
Porém, o procedimento não deve ser feito considerando a boca como um elemento isolado, ou seja, a intervenção cirúrgica deve ser realizada após um estudo detalhado de toda a face do paciente.
Lifting facial
Quando a parte acima da boca, que se estende do nariz até a borda dos lábios, é muito longa e há pouca exposição da arcada dentária, o problema pode ser resolvido através do lifting labial. Nesse procedimento, o cirurgião, através de uma incisão realizada sob o efeito de anestesia na base do nariz, remove o excesso de pele entre o lábio superior e o nariz para encurtar essa distância, aumentando a área do vermelhão, ressaltando o arco de cupido e criando definição.
”Com tempo de recuperação que varia de 7 a 10 dias, o procedimento é capaz de conferir melhora imediata na aparência dos lábios, mas os resultados definitivos podem demorar até 3 meses para aparecer devido ao inchaço que surge na região”, afirma a Dra. Beatriz. Mas vale lembrar que o lifting labial age apenas na aparência do lábio superior, não sendo indicado para quem deseja apenas aumentar o tamanho da boca.
Toxina botulínica
Se ocorrer o contrário e a parte superior à boca for muito curta, temos o chamado sorriso gengival, quando há muita exposição da arcada superior e, além do dente, a gengiva também aparece.
“Para melhorar o sorriso gengival, podemos realizar a aplicação de toxina botulínica, uma neurotoxina que paralisa o músculo e impede a contração muscular de forma que o lábio não possa ser elevado acima do necessário. No entanto, o resultado não é permanente, já que o efeito da substância dura, em média, de quatro a seis meses, podendo variar de paciente para paciente”, diz a Dra. Beatriz Lassance.
Pro Collagen V+
Já para quem deseja apenas dar maior destaque aos lábios e, consequentemente, ao sorriso de forma natural, vale a pena apostar no laser Pro Collagen V+, da plataforma Solon, “Desenvolvido pela LMG, o laser Pro Collagen V+ utiliza a tecnologia Erbium: YAG 2940nm de forma inovadora, pois age através de um pulso tão longo que a dissipação de calor se dá tanto na derme profunda, quanto na musculatura dos lábios. Dessa forma, o calor produzido pelo laser promove o endurecimento e volumização dos lábios, deixando-os maiores, mais rígidos e com aspecto jovial e volumoso”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.
Para a volumização dos lábios com o Pro Collagen V+ são recomendadas de três a quatro sessões, de 15 minutos cada, com intervalos quinzenais ou mensais entre elas, sendo possível enxergar resultados logo após a primeira sessão. O resultado é duradouro, mas não permanente, por isso o ideal é realizar sessões de manutenção após um ano do tratamento. “Outra vantagem do laser é que não há downtime quando é realizada apenas a volumização dos lábios, sendo possível ao paciente retornar as atividades imediatamente”, completa ao médico.
Porém, é importante ressaltar que, antes de optar por qualquer procedimento, você deve consultar um médico especializado, já que apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o procedimento mais adequado para tornar os lábios mais harmônicos e o sorriso mais bonito de forma natural e sem exageros.
Matéria originalmente publicada no Site Revista L’ Officiel: https://www.revistalofficiel.com.br/beleza/foco-nos-labios-5-procedimentos-esteticos-que-ajudam-a-conquistar-o-sorriso-perfeito