Preenchimentos labiais – qual fazer?
A boca de uma pessoa pode dizer muito sem pronunciar uma palavra sequer. Felicidade, tristeza, raiva, nojo, desdém, entre tantos outros sentimentos que podem ser expressados facilmente com a posição dos lábios.
Lábios estes que podem ser sedutores, carnudos, atraentes ou simpáticos, responsáveis por beijos de carinho e amor, que marcam momentos inesquecíveis na vida e na história.
Não é à toa que muita gente quer dar à boca o devido e merecido destaque, seja para transformar lábios finos em lábios carnudos ou melhorar os contornos e aspectos estéticos dos lábios.
Neste caso, há soluções e procedimentos bem simples que você pode escolher com total segurança e, claro, outros que devem ser evitados.
Vamos entender um pouquinho mais sobre os preenchimentos labiais.
O que são preenchimentos labiais?
O preenchimento labial é um procedimento que consiste em aplicar substâncias que preencham o interior dos lábios com o uso de uma microcânula ou agulha.
Quais são os tipos de preenchimento labial?
Podemos dividir os preenchimentos labiais em três categorias:
- Temporários;
- Semipermanentes;
- Permanentes.
Por motivos de segurança, os preenchimentos semipermanentes e permanentes (exceto a enxertia de gordura) não são recomendados pelos médicos devido às complicações que iremos explicar mais adiante.
Produtos utilizados e segurança
As substâncias utilizadas variam por tipo:
- Temporários – os preenchimentos temporários são os mais recomendados e utilizados atualmente devido à segurança. Uma vez que a substância utilizada, o ácido hialurônico é completamente aceito e absorvido pelo corpo humano, evitando rejeição e problemas, além de tornar o processo reversível caso a paciente não fique satisfeita com os resultados ou tenha alguma reação alérgica (evento muito raro e altamente improvável).
- Semipermanentes – para estes são utilizados hidroxipatita de cálcio, um composto mineral e a poli lactona. Ambas as substâncias podem provocar a formação de granulomas e nódulos, não sendo indicadas para aplicação nos lábios.
- Permanentes – os preenchimentos permanentes utilizam materiais como o silicone, PMMA (um tipo de plástico), ou metacrilato, que são substâncias sintéticas (naturalmente alheias ao corpo humano), podendo provocar reações imediatas ou tardias por não serem absorvidas pelo corpo. Devido ao risco constante de efeitos colaterais e ao acesso fácil de opções mais seguras, preenchimentos permanentes não são recomendados para a vasta maioria dos pacientes.
- Preenchimento com gordura: os preenchimentos labiais com gordura do próprio paciente são muito utilizados e podem ser uma ótima opção para as pessoas que já estejam sendo submetidas a uma cirurgia. Nesse caso, a gordura é retirada de uma região e injetada nos lábios. Essa gordura tem a capacidade de aumentar o volume e dar mais cor e brilho a esta estrutura. Ao contrário do ácido hialurônico, a gordura não é totalmente absorvida e pode dar um contorno permanente quando utilizada.
Posso fazer preenchimento labial?
Não existem restrições específicas para os preenchimentos labiais temporários, apenas algumas recomendações para os pacientes:
- Ter no mínimo 18 anos, ou avaliação pelos responsáveis e do médico sobre a finalidade do procedimento em um menor de idade;
- Pessoas insatisfeitas com o pouco volume labial;
- Pessoas que buscam tratamentos para o envelhecimento;
- Pessoas que perderam volume labial por tratamentos médicos e cirúrgicos;
- Pessoas com alguma má formação local.
O procedimento pode ser executado de forma puramente estética e em pessoas que já apresentam um bom volume labial, porém, recomenda-se a opinião de um especialista sobre os resultados esperados, uma vez que o exagero pode produzir um aspecto estético não ideal.
Qual tipo de preenchimento escolher?
A recomendação da maioria dos especialistas é de preenchimentos temporários ou com gordura, qualquer outro tipo de preenchimento, permanente ou semipermanente, deve ser criteriosamente avaliado junto com o médico cirurgião devido aos possíveis riscos.
Quem realiza o procedimento?
É ideal realizar as aplicações de preenchimento com um médico cirurgião plástico devidamente credenciado para evitar quaisquer complicações, erros ou imperícias.
Como faço o procedimento?
Agende uma consulta com seu cirurgião plástico e informe-se sobre o procedimento. Ele pode ser feito em poucos minutos no próprio consultório e a paciente pode voltar as atividades normais imediatamente!