Principais dúvidas sobre cirurgia de desvio de septo
A cirurgia de desvio de septo, ou septoplastia, é uma intervenção cirúrgica comum para quem tem problemas respiratórios ou para fins estéticos. A intervenção é feita na região da parede que separa a cavidade do nariz em duas partes chamada de septo nasal. A cirurgia tem o objetivo de corrigir alterações nas partes de cartilagem e de osso que formam a estrutura do nariz.
O desvio de septo pode ter causa congênita, ou seja, se desenvolveu assim ou causa traumática devido a acidentes ou agressões. Esse desvio pode gerar alguns problemas sérios, ou simplesmente existirem sem interferir na vida do indivíduo.
Quais os riscos da cirurgia de desvio de septo?
Os riscos da cirurgia de desvio de septo envolvem aqueles relacionados à anestesia e que são comuns a qualquer procedimento cirúrgico e alguns riscos específicos.
Entre os riscos relacionados diretamente a cirurgia estão o sangramento, que é mais comum nas primeiras 48 horas e que geralmente podem ser controlados com medicamentos ou procedimentos mais simples (tampão) e o hematoma do septo, que é um aumento de volume da região que altera a passagem de ar e que deve ser tratado o quanto antes.
De maneira geral, as complicações que podem ocorrer não demandam uma nova cirurgia, mas nunca devem ser negligenciadas sendo fundamental que o paciente avise ao médico sobre qualquer tipo de alteração no período pós operatório.
Quando é necessário fazer cirurgia de desvio de septo?
A cirurgia de desvio de septo pode ser necessária quando o paciente tem dificuldades para respirar, no caso de sangramentos frequentes , problemas com roncos e até dor de cabeça. Tais quadros podem ter relação com o desvio do septo que deve ser avaliado por um especialista e através de alguns exames como a tomografia computadorizada de seios da face ou a nasofibroscopia.
Além disso, o desvio do septo pode vir acompanhado do desvio de todo o nariz. Neste caso, a cirurgia denominada Rinosseptoplastia pode ser necessária para o alinhamento correto e a melhora na qualidade da respiração do paciente. Lembrando que as duas cirurgias são normalmente realizadas em conjunto na mesma internação.
Como é feita a cirurgia de desvio de septo?
Com o paciente anestesiado, o cirurgião acessa o septo através de incisões na parte externa ou interna do nariz. Então a região do septo que está desviada é corrigida e o mesmo é centralizado na linha média e fixado. Em alguns casos, fragmentos de cartilagem do septo são reutilizados para a estruturação do nariz. Isso ocorre, principalmente quando a rinoplastia estética é realizada no mesmo ato operatório. Os desconfortáveis tampões não precisam mais ser utilizados caso o cirurgião domine algumas técnicas mais modernas.
Tipos de cirurgias para desvio de septo:
Como dito anteriormente, a cirurgia de desvio de septo pode ser realizada para a melhora da respiração ou para a retirada de cartilagem que será utilizada em uma correção estética do nariz.
Neste caso a cirurgia de desvio de septo ganha outro nome, ou melhor, outra finalidade. Trata-se de um procedimento de rinoplastia ou rinosseptoplastia;
A cirurgia de desvio de septo é uma intervenção que visa a melhora na qualidade de vida para pacientes com dificuldade respiratória ou que também buscam uma melhora estética do nariz. Esta é uma cirurgia que, apesar de promover pequenas mudanças, causa um impacto muito grande na auto estima dos pacientes.Nunca é demais lembrar que qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado por uma equipe capacitada para que as chances de sucesso sejam as maiores possíveis. Para isso, procure um especialista na área que esteja habituado a este tipo de procedimento.