Principais dúvidas sobre o Botox®: saiba tudo sobre a aplicação
Quais as suas principais dúvidas sobre o Botox®? Você já pesquisou sobre o procedimento, leu diversas resenhas de quem já se rendeu ao tratamento estético, mas ainda tem algumas perguntas? O cirurgião plástico, Dr. Mário Farinazzo, listou os principais questionamentos dos pacientes em consultório.
Com mais de 20 anos no mercado para fins estéticos e terapêuticos, o Botox® tem conquistado cada vez mais adeptos entre os que procuram uma solução rápida e prática para dar aquele “up” no visual. Uma das principais dúvidas sobre o Botox® refere-se à naturalidade do efeito do tratamento.
Aquele aspecto extremamente paralisado da face, deu lugar a técnicas que visam amenizar os sinais de envelhecimento, mas de forma natural. Confira os demais questionamentos acerca do tratamento.
Duração, efeitos e aplicação: tire suas principais dúvidas sobre o Botox
A toxina botulínica (amplamente conhecida como Botox®), é um medicamento produzido pela bactéria Clostridium botulinum que, em contato com a pele, promove o relaxamento da musculatura da região em que a substância é aplicada.
A principal função da toxina é bloquear os estímulos que os músculos recebem dos neurônios, fazendo com que a musculatura fique paralisada e relaxada por um determinado tempo, evitando a contração muscular, condição essa que agrava o surgimento das rugas e das linhas de expressão.
O tempo de duração está entre as principais dúvidas sobre o Botox®. Em média, os efeitos do Botox® podem durar entre quatro e seis meses, variando de acordo com cada organismo. Alguns dos principais efeitos do tratamento com a toxina botulínica são:
- Rejuvenescimento facial;
- Diminuição das rugas;
- Suavização das linhas de expressão;
- Controle da hiperidrose.
Outra dúvida sobre o Botox® é acerca da realização do procedimento. De forma rápida, simples e pouco invasiva, o médico injeta pequenas quantidades de toxina botulínica no local escolhido pelo paciente, que começa a agir para evitar a contração do músculo.
O tratamento é feito em consultório e não impede que o paciente retornar à rotina após a aplicação do Botox®. Sendo que, 48hs após a aplicação, é possível perceber os primeiros resultados do procedimento.
O Botox® para eliminação e prevenção de rugas e linhas de expressão é o segundo procedimento estético mais procurado pelos brasileiros, segundo mostra o censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Os locais mais comuns para fazer a aplicação da toxina botulínica são: testa, espaço entre as sobrancelhas (glabela) e os pés de galinha (rugas na região dos olhos).
Outras regiões de aplicação do Botox®:
– Colo e pescoço;
– Ponta do nariz;
– Sobrancelhas;
– Gengiva;
– Axilas, mãos e pés.
Saiba mais sobre os efeitos e entenda quais são as possíveis reações do Botox®
Para responder uma das principais dúvidas sobre o Botox®, é importante ressaltar que todos os procedimentos estéticos devem ser feitos com o acompanhamento de um médico especializado, garantindo a eficácia do tratamento e a saúde do paciente.
Como qualquer outro procedimento médico, o Botox® pode causar reações após a sua aplicação, mas tais situações raras. Dentre os efeitos colaterais, que tendem a passar horas depois do procedimento, estão as dores de cabeça, vermelhidão na região que sofreu a aplicação e inchaço.
Uma das principais dúvidas sobre o Botox® gira em torno do receio dos pacientes em sentir algum tipo de dor durante o procedimento estético. Na maioria dos casos, a aplicação do Botox® é indolor. Geralmente são relatados pequenos incômodos provocados pelo contato da agulha com a pele. Mas não se preocupe, a agulha utilizada durante o procedimento é bem fininha!
Caso o paciente tenha histórico de sensibilidade, é bastante comum que o médico receite uma pomada anestésica para diminuir os incômodos das picadas ou mesmo aplicação de gelo como forma de minimizar a dor.
A dor e o incômodo varia ainda do grau de sensibilidade de cada paciente, por isso é denominado um tratamento indolor por muitos pacientes que já se submeteram a tal tratamento.
Quem pode fazer tratamento com Botox®?
A realização do procedimento, uma das principais dúvidas sobre o Botox®, pode ser feita em pessoas que estão na fase adulta e não apresentam contraindicação. A aplicação, como forma de prevenção de rugas e linhas de expressão, é mais comum em pessoas na faixa etária dos 30 anos.
Entretanto, a toxina tem sido amplamente usada por paciente mais jovens, em especial àquelas mulheres que querem arquear as sobrancelhas, conferindo um ar mais jovial e harmônico à face. Outra forma de usar o Botox® é para impedir a formação das linhas de expressão, em especial em pacientes que involuntariamente enrugam a testa ao falar e se expressar.
Gestantes, lactantes e pacientes com algum histórico de alergia a qualquer componente da formulação do Botox® não podem realizar o procedimento. Logo, consultar-se com um cirurgião plástico antes da aplicação da toxina é importante, e relatar a esse profissional qualquer alergia também.
Quanto custa o tratamento com Botox®?
Uma das principais dúvidas sobre o Botox® é o valor médio da sua aplicação. O preço varia de acordo com a região e a finalidade do tratamento e só pode ser informado em consultório pelo cirurgião plástico que fará o procedimento. A prática de passar valores de procedimentos sem consulta prévia é rechaçada pelo Conselho Federal de Medicina.
Essas são as principais dúvidas sobre o Botox®. Interessou-se pelo tratamento? Entre em contato com um dos consultórios do Dr. Mário Farinazzo e veja como o Botox® pode ser um aliado da sua beleza!