Home » Procedimento » Lipoaspiração
Redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas.
Os principais benefícios da cirurgia que levam as pessoas a buscarem pela lipoaspiração:
A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento que retira a gordura localizada de maneira rápida e eficiente. Pode ser realizada em locais de acúmulo natural de gordura como abdômen, flanco, dorso, pernas, braços e face. O procedimento pode ser realizado em homens e mulheres e melhora muito a aparência na região tratada.
A lipoaspiração pode durar de 1 até 5 horas de acordo com a área lipoaspirada e da quantidade de gordura a ser retirada.
As cicatrizes da cirurgia são pequenas, de 3 a 6mm e são realizadas em áreas escondidas, como por exemplo: marca do biquíni ou dentro do umbigo.
Curto tempo de internação: 12h a 24h.
Após a cirurgia de lipoaspiração é possível retornar ao trabalho em 5 a 7 dias, dependendo da área operada.
É retirado 7% do peso corporal.
Se você está pensando em tirar aquela gordurinha que te incomoda e pensou na lipoaspiração como solução, precisa entender algumas coisas sobre o procedimento antes de fazê-lo! Sabia, por exemplo, que tirar gordura localizada não significa emagrecer? O que a lipoaspiração faz é modelar a área abdominal e retirar possíveis excessos de gordura localizada. É possível eliminar, no máximo, 7% do seu volume corpóreo total. O que já é um índice ótimo, mas que talvez não seja compatível com o seu objetivo. Então, se a sua meta é apenas perder peso, essa cirurgia não é indicada.
Além disso, só será possível enxergar o resultado do procedimento após 3 meses de cirurgia. Nesse meio tempo, você vai receber orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis no pós-operatório, fatores imprescindíveis para manter um bom resultado. Também vai fazer sessões de drenagem linfática para retirar o líquido retido no abdome.
Lembrando que o resultado real só aparece depois de algum tempo, algo em torno de um a dois anos.
Sempre que realizar algum procedimento cirúrgico, você tem que ter em mente que existem riscos. Isso vale para cirurgias estéticas e não estéticas também. Numa lipoaspiração, o erro mais comentado é a perfuração de algum órgão durante o procedimento de sucção da gordura. Mas é importante lembrar que eles geralmente acontecem porque são feitos por profissionais incapacitados, que muitas vezes nem têm registro no CRM. O preço baixo acaba atraindo pessoas a profissionais que não têm formação qualificada para aquele procedimento e nem experiência na área. Isso não é bom. É necessário encontrar um médico que proponha valores equilibrados e coerentes. Entre preços muito baixos a preços abusivos. Não confie em nenhum dos dois extremos!
Então, lembre-se sempre: escolher um médico capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz toda diferença na cirurgia e no seu resultado. Ele vai te guiar no pré-operatório, durante a cirurgia e no pós-operatório. Um acompanhamento desses é imprescindível tanto para sua saúde corporal quanto mental.
Lembra que a lipoaspiração não se trata de um processo de emagrecimento? Tendo isso em vista, pode ser que a perda de peso seja necessária antes da cirurgia. Tudo depende da orientação do seu médico e do seu objetivo.
Se você tem o hábito de fumar e beber, é recomendado que você dê um tempo das substâncias algumas semanas antes da cirurgia (e depois também). Isso tudo porque elas podem atrapalhar o processo de cicatrização. No dia da cirurgia, lembre-se de tirar o seu esmalte! Parece algo bobo, mas os médicos recomendam a remoção da tinta das unhas, porque ela pode interferir na medição de oxigênio do sangue durante a cirurgia.
Além desses fatores, temos que lembrar que essa cirurgia exige uma bateria de exames sanguíneos e cardíacos para entender qual o estado de saúde da pessoa que será operada e também quais são as suas particularidades biológicas. Algumas semanas antes da data marcada, você deve fazer todos os exames que seu médico pedir. Tudo para que a cirurgia corra bem e não tenha complicações!
Cirurgia plástica denominada abdominoplastia clássica ou dermolipectomia, consiste na correção da flacidez de toda a parede abdominal através da plicatura (embricamento com pontos) da musculatura e retirada de um fuso de pele e tecido gorduroso na região inferior do abdômen.
É uma técnica da cirurgia plástica variante da lipoaspiração e consiste em modelar a silhueta retirando depósitos de gordura de regiões indesejadas. A diferença entre esses procedimentos é que na lipoescultura o cirurgião não só remove os excessos de gordura de uma região, como também reutiliza essa gordura para harmonizar o contorno corporal, preenchendo áreas que necessitam de maior volume.
Cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo (CRM-SP 119.764)
O Dr. Mário é Cirurgião plástico graduado e especializado em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo, onde é Chefe do Setor de Rinologia da Disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo.
É médico colaborador do Setor de Cirurgia Craniomaxilofacial da UNIFESP, participando do atendimento a vítimas de trauma facial.
Especialista em cirurgia plástica do nariz Rinoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira.
Cirurgião Instrutor do maior congresso de Cirurgia plástica do mundo.
Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.