Introdução
Cirurgia de Rinosseptoplastia
Nos consultórios e clínica de cirurgia plástica são comuns os especialistas se depararem com situações nas quais os pacientes buscam procedimentos para correções estéticas, funcionais e, em alguns casos, com ambos objetivos. É o caso da rinosseptoplastia.
A rinosseptoplastia é definida pela união de duas cirurgias plásticas de nariz num mesmo procedimento. A rinoplastia, que possui o intuito de corrigir imperfeições na aparência do nariz do paciente, podendo ser de tamanho, forma etc.
E a cirurgia de septoplastia, que consiste na cirurgia plástica que corrige o desvio de septo nasal, condição que afeta e prejudica a capacidade respiratória do paciente.
Existem muitos casos que, devido ao desvio de septo, o paciente apresenta alterações estéticas no nariz. Contudo, é importante deixar claro que a septoplastia por si só não possui finalidade estética, sendo necessário associar à rinoplastia para esse fim.
Cirurgia
Como é realizada a rinosseptoplastia?
Bem como no procedimento de rinoplastia ou de septoplastia, durante a cirurgia de rinosseptoplastia o especialista realiza pequenas incisões para acessar a estrutura nasal que necessita de ajustes. A cirurgia pode ser feita sob analgesia local ou geral, variando de acordo com as necessidades de cada caso.
O cirurgião plástico realiza as correções necessárias para alcançar o resultado esperado pelo paciente, como a redução ou correção de protuberâncias, bem como os ajustes do desvio de septo nasal, em muitos casos, com o auxílio de um otorrinolaringologista.
É muito importante salientar que é raro encontrar uma pessoa que não apresente algum grau de desvio de septo e uma estrutura nasal perfeita. No entanto, a rinosseptoplastia é indicada para alguns casos específicos.
Indicação
Para quem a rinosseptoplastia é indicada?
Na maioria dos casos, o paciente que busca a rinosseptoplastia apresenta alguma dificuldade respiratória e, ao mesmo tempo não está satisfeito com a aparência do nariz. Nessas situações, após a avaliação do especialista, é confirmada a indicação do procedimento.
Contudo, existem casos em que a cirurgia para correção de desvio de septo associada à rinoplastia é mais indicada. Além do desconforto com a aparência do nariz, o paciente deve apresentar:
- Desvio de septo que prejudica a respiração;
- Dores de cabeça constantes que possam ter relação com o desvio septal;
- Constipação nasal frequente;
- Quadros de sinusites recorrentes.
Mas apenas um cirurgião plástico especialista em correção do nariz poderá orientar se a rinosseptoplastia é ideal para o caso. Não deixe de buscar um profissional de confiança, de preferência, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.