Procedimentos mais comuns feitos por um cirurgião plástico
Conheça os procedimentos mais comuns feitos por um cirurgião plástico
Você sabia que um cirurgião plástico é um profissional especializado na realização de diferentes cirurgias e capacitado após a formação em medicina? Além disso, também fez residência na área de cirurgia e, posteriormente, em cirurgia plástica.
Com essa formação, a pessoa se torna apta a realizar diversos procedimentos estéticos com qualidade e segurança, além de entregar resultados mais satisfatórios. Muitos pacientes, entretanto, têm dúvidas sobre quais procedimentos são realizados pelo cirurgião plástico. A seguir, destacamos alguns dos mais comuns.
Saiba quais cirurgias plásticas são mais pedidas pelos pacientes!
Um cirurgião plástico realiza, diariamente, diferentes procedimentos, sejam eles estéticos ou funcionais. Separamos as sete cirurgias mais procuradas. Confira!
Rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz com diversos objetivos estéticos e funcionais. O pedido do paciente pode estar relacionado ao aumento, redução e mudança do formato do nariz. É bastante comum que a solicitação seja afinar as asas, alterar o aspecto da columela, entre outras.
Também é possível fazer alterações funcionais, como a correção do desvio de septo ou da hipertrofia dos cornetos, cirurgia que melhora a respiração do paciente.
Mamoplastia
Um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil é a mamoplastia. O objetivo da cirurgia pode ser aumentar, reduzir ou corrigir a aparência dos seios. A cirurgia pode ser realizada a partir dos 15 anos nas mulheres, quando aprovada pelos responsáveis legais.
Esse procedimento também pode proporcionar melhorias funcionais para as pacientes, como no caso da mamoplastia redutora realizada para amenizar o peso dos seios muito grandes. Também existe a mamoplastia de correção, para pacientes submetidas à mastectomia (retirada dos seios).
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que visa a retirada do excesso de gordura ou pele localizada na região abaixo do umbigo. Essa técnica é indicada para homens e mulheres e pode ser feita depois de muitas gestações ou em pacientes que perderam peso, resultando em excesso de flacidez e de pele nessa região.
Lipoaspiração
Outro procedimento bastante procurado nos consultórios de cirurgiões plásticos é a lipoaspiração. Essa cirurgia pode ser realizada em diferentes partes do corpo, como abdômen, glúteos, coxas, flancos, culotes, joelhos, braços e outros. Seu objetivo é a retirar o excesso de tecido adiposo, a gordura. Apesar de não ter relação com o emagrecimento, a técnica é muito usada para melhorar o contorno corporal.
Otoplastia
A otoplastia é a cirurgia plástica para corrigir imperfeições estéticas na orelha. É bastante indicada para melhorar o aspecto de orelhas projetadas para a frente, popularmente chamadas de “orelhas de abano”. Esse procedimento, realizado por um cirurgião plástico de confiança, pode ser feito a partir dos seis anos, pois nessa idade a orelha já se formou completamente. A técnica é muito realizada para evitar que a criança desenvolva transtornos causados pela aparência da orelha e também que seja vítima de bullying.
Ritidoplastia
O lifting facial é um procedimento estético que permite minimizar efeitos decorrentes do envelhecimento facial. A indicação principal da técnica é para a reversão ou melhora dos sinais avançados da idade, como rugas, flacidez ou sulcos. A ritidoplastia pode ser focada em uma região da face que gere mais incômodo ao paciente ou em toda a face.
Mentoplastia
A mentoplastia é a cirurgia plástica feita para corrigir insatisfações estéticas no queixo. Ela engloba casos de proeminência, deficiência ou assimetria entre as partes. O queixo é fundamental para proporcionar uma face mais harmônica, por isso tem um impacto direto na autoestima do paciente. A cirurgia pode ser realizada tanto com uso de prótese ou reposicionamento da estrutura óssea.
Lembrando que um cirurgião plástico apto para realizar esses e outros procedimentos deve ser membro do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Procure um profissional de sua confiança e devidamente qualificado para a realização do procedimento estético desejado.