Procedimentos para estimular colágeno. Por que os bioestimuladores podem ser a solução que você estava buscando?
Curiosidades

Procedimentos para estimular colágeno. Por que os bioestimuladores podem ser a solução que você estava buscando?

A pele, maior órgão do corpo humano, é responsável por diversas funções fundamentais à sobrevivência, como excretar toxinas, regular a temperatura interna corporal, proteger o corpo de agentes invasores, da radiação solar e de traumatismos.

É com a pele que experimentamos a percepção do mundo por meio do toque; graças às infindáveis terminações nervosas, através do tato, somos capazes de sentir carinho, texturas e a superfície dos objetos.

A pele possui uma grande variedade de funções além das citadas, porém, a função que nos interessa neste ponto é a estética.

Certamente, um órgão que te cobre por inteiro tem grande relevância do ponto de vista estético, mas por sermos, na maioria das vezes, tão confortáveis com nossa própria pele, acabamos negligenciando alguns cuidados e só percebemos quando os danos já estão feitos.

O Colágeno

O nome colágeno não deve soar estranho para grande parte da população urbana, afinal, essa proteína goza de ampla popularidade e produtos contendo seu nome são incontáveis.

Sendo uma das proteínas mais abundantes no reino animal, representando cerca de 25% de toda proteína corporal, ela é fundamental para a constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por suas propriedades físicas.

Em outras palavras, é ele que, juntamente com a elastina, dá elasticidade e sustentação para a pele. Dessa forma, a diminuição dos níveis de colágeno causa a flacidez da pele.

Por este motivo, muitas pessoas buscam maneiras eficientes de recuperar os níveis de colágeno na pele, seja por meio de uso de produtos, suplementos ou tecnologias e técnicas para o seu estímulo.

Os mitos

Graças à grande relevância do colágeno na aparência estética da pele não demorou muito para que diversas indústrias milionárias surgissem ao seu redor, supervalorizando o seu apelo em termos de marketing.

Com o grande interesse e popularidade de suas propriedades, diversos produtos e tratamentos baseados no colágeno inundaram o mercado.

A variedade de opções não é um ponto negativo em si, porém, existem algumas opções que carecem de fundamentação científica adequada atestando seu funcionamento, o que pode levar o interessado a investir em tratamentos que não funcionam adequadamente.

Produtos via oral são muito populares, porém, o colágeno ingerido nunca irá chegar até a pele, uma vez que o sistema digestivo quebrará as moléculas de colágeno em aminoácidos para produzir outras proteínas de acordo com sua necessidade.

Produtos tópicos também possuem uma grande fatia do mercado de cosméticos, mas sua eficiência pode ser questionada, uma vez que as moléculas de colágeno são grandes demais para penetrar adequadamente na pele e cumprir sua função biológica.

OBS: há fontes de informação que atestam o contrário, porém, essas alegações carecem de confirmação científica adequada e não podem ser confirmadas até o momento.

Por isso, muitas empresas investem em produtos cujos ativos são cofatores na fabricação de colágeno, como o silício e a Vitamina C. Dessa forma, a pele usaria esses ingredientes para formar, manter e estimular colágeno.

 

Como aumentar o nível de colágeno?

Apesar dos produtos ingeríveis e tópicos terem se mostrado ineficientes, aumentar e repor a quantidade de colágeno na pele ainda é possível. A solução é bem simples: basta ajudar o próprio corpo a produzir mais colágeno.

Para a produção de colágeno podemos seguir dois caminhos: o natural nutricional ou a utilização de bioestimulantes. Claro, você pode combinar os dois métodos tranquilamente.

Produzindo colágeno naturalmente

Para ajudar seu corpo a manter níveis adequados de colágeno de maneira natural, há alguns cuidados que você pode seguir:

  • Evite toxinas como álcool, tabaco, refrigerantes, gorduras trans e poluição;
  • Mantenha uma alimentação balanceada com antioxidantes, minerais, proteínas e vitaminas;
  • Mantenha o corpo e a pele hidratados;
  • Evite exposição solar sem fotoproteção adequada.

Esses fatores são muito benéficos para a produção natural de colágeno e podem ser mantidos em ordem com a assistência de um médico e um nutricionista.

Estimulando a produção de colágeno

É claro que os métodos naturais não irão vencer o tempo e o envelhecimento natural da pele. Nosso organismo tende a não produzir nada além do que acha necessário e infelizmente não temos o controle sobre essas funções.

No entanto, é possível usar técnicas para estimular e aumentar a produção de colágeno através de bioestimuladores.

Atualmente temos no mercado três opções:

Sculptra: composto por Ácido Polilático (PLLA), o Sculptra é injetado na derme (segunda camada da pele), onde irá estimular o aumento da quantidade de colágeno no organismo. É um tratamento facial e corporal eficaz para quem busca uma forma de rejuvenescer a pele.

Radiesse: composto por microesferas de hidroxipatita de cálcio, o Radiesse é um tratamento com efeitos de longa duração, chegando até 24 meses. Aplicado no subcutâneo, ele causa um processo inflamatório que irá provocar a produção de colágeno. Em menor proporção, com o passar do tempo, o Radiesse também produz um efeito preenchedor.

Ellanse: é um composto de carboximetilcelulose (gel à base de água) e policaprolactona, um polímero absorvível comumente utilizado para suturas e implantes. O Ellanse possui um efeito similar ao ácido hialurônico, produzindo efeitos de preenchimento imediato e estimula a produção de colágeno ao longo do tempo.

Diferentemente dos suplementos e cremes de colágeno, os bioestimuladores irão estimular a produção natural de colágeno do corpo, dessa forma, o colágeno é realmente produzido aonde precisa.

Como e quando buscar tratamentos com bioestimuladores

Por serem produtos biocompatíveis (produzidos naturalmente pelo corpo), os bioestimuladores são produtos muito seguros.

Isso não significa, porém, que devem ser aplicados por pessoal não especializado.

Qualquer tratamento estético deve ser sempre realizado por um médico que tenha o conhecimento adequado das estruturas aonde os produtos serão aplicados, pois, mesmo que a substância seja segura, uma aplicação incorreta pode atingir nervos e comprometer estruturas.

O momento ideal de procurar tratamentos de bioestimuladores deve ser avaliado de forma individual e como você se sente atualmente com o aspecto da sua pele.

Caso esteja se sentindo insegura(o), consulte um médico especialista para tirar suas dúvidas e entender os benefícios que você pode tirar do tratamento.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato