Quais são as principais indicações para lipoaspiração?
Homens e mulheres, mesmo aqueles com corpo considerado saudável e com proporções adequadas, costumam incomodar-se com a gordura localizada.
Por uma predisposição pessoal ou hereditária, mesmo pessoas que praticam atividades físicas regularmente podem apresentar essas alterações. Com isso, a lipoaspiração torna-se um procedimento muito popular entre pessoas que tentam solucionar o problema.
É comum pessoas que acreditam que apenas uma lipoaspiração pode resolver as questões estéticas que a incomodam.
Entretanto, o procedimento não é indicado para todos os casos, sendo necessário conhecer detalhadamente quais são os benefícios que a intervenção proporciona antes de submeter-se à cirurgia.
Quando realizar a lipoaspiração?
A lipoaspiração não é um procedimento indicado para pessoas que desejam perder peso ou emagrecer. A intervenção tem como objetivo melhorar o contorno corporal e retirar a gordura localizada em determinadas regiões, como:
- Abdômen;
- Flancos;
- Dorso (costas);
- Culotes;
- Face interna das coxas;
- Face interna do joelho;
- Braços, e
- Região das axilas.
Nas mulheres, o principal objetivo da cirurgia é melhorar a silhueta do corpo, valorizando as curvas, por exemplo. Já para os homens é possível proporcionar um equilíbrio no contorno corporal, deixando-o mais proporcional e sem excessos.
Para quem a lipoaspiração é indicada?
A lipoaspiração não é indicada para pessoas que estejam acima do peso ideal. A cirurgia pode ser realizada em pacientes que estejam com o peso ideal ou apenas 20% ou 30% acima desse peso.
Dessa forma, pessoas acima do peso ou obesas que queiram realizar o procedimento, devem conversar com o cirurgião plástico a fim de definir qual intervenção estética será mais eficaz para atender às demandas dela.
A cirurgia plástica também não deve ser tratada como o primeiro recurso disponível para a perda de gordura indesejada.
Ao procurar um especialista, é possível que ele indique a prática regular de atividades físicas, somada com uma alimentação saudável.
Caso esses cuidados não sejam suficientes para queimar a gordura localizada, a lipoaspiração pode ser indicada, mas trata-se de um último recurso.
Essa consciência é importante para que o paciente não alimente falsas expectativas em relação ao procedimento ou submeta-se a uma cirurgia sem que haja necessidade de realizá-la.
As dúvidas referentes aos objetivos alcançados com a lipoaspiração podem ser esclarecidas em uma consulta de avaliação com o cirurgião plástico.
O especialista ainda solicitará exames médicos que comprovem que o quadro de saúde do paciente é adequado para a realização de uma cirurgia.
Dessa forma, pessoas que estão com a saúde prejudicada devido ao excesso de peso ou outros fatores podem necessitar realizar um outro tipo de tratamento antes de serem submetidas a uma lipoaspiração.
Caso deseje realizar uma lipoaspiração ou procedimentos derivados, como a lipoescultura o primeiro passo é procurar um cirurgião plástico de confiança que possa esclarecer as dúvidas e avaliar o caso.