Qual o melhor tratamento estético para rugas?
Botox

Qual o melhor tratamento estético para rugas?

As rugas são vincos formados na pele devido, principalmente, ao envelhecimento e que é resultado da perda de colágeno e tonicidade. Assim, pessoas de diferentes idades podem ter interesse em um tratamento para rugas que seja eficiente.

É importante frisar que o surgimento das rugas, apesar de estar relacionado ao envelhecimento, pode ser intensificado por alguns hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo, má-alimentação, exposição excessiva ao sol sem uso de protetor solar, falta de beber água, períodos de sono insuficientes e outros. A hereditariedade também é um aspecto que pode influenciar a tendência a desenvolver rugas.

Dessa forma, pessoas com a mesma idade podem apresentar diferenças bastante significativas na intensidade das rugas. O cuidado e a prevenção são aspectos determinantes, pois, apesar de não poder evitar completamente o surgimento das rugas com o avançar da idade, tratamentos preventivos podem amenizar a ocorrência.

Quais tratamentos para rugas existem?

Muitas pessoas, tanto mulheres quanto também os homens, têm buscado tratamentos para rugas visando minimizar sinais profundos da idade. Um profissional adequado para fazer a avaliação sobre a extensão do tratamento necessário é o cirurgião plástico que pode sugerir desde alternativas mais rotineiras até a realização de uma cirurgia plástica.

Alguns cuidados como lavar o rosto com produto adequado, usar protetor solar, usar creme anti-idade e não dormir de maquiagem, são alternativas acessíveis e fundamentais para prevenir o surgimento das rugas. Mas, o que fazer quando o problema já surgiu?

Destacamos três opções de tratamentos para rugas que são indicados para pessoas com idade avançada ou também para aquelas com rugas faciais mais profundas. Conheça cada um deles.

Toxina botulínica

A toxina botulínica, também chamada de Botox, está entre os tratamentos mais conhecidos entre os pacientes. Esse procedimento é indicado para pessoas que têm muitas rugas associadas aos movimentos musculares da face, como por exemplo, os pés de galinha ou na região da testa.

A substância provoca uma paralisia temporária nos músculos, fazendo com que eles parem de se contrair e provocar as rugas. Os pontos de aplicação da toxina são fundamentais para um resultado mais natural e satisfatório para o paciente.

Essa alternativa também pode ser usada por pessoas com rugas de média intensidade, já que a solução evita o surgimento ou agravamento das rugas, porque funciona como um tratamento preventivo.

Preenchimento facial

Muitas pessoas confundem o preenchimento facial com o Botox, mas as indicações desses tratamentos são diferentes. Enquanto a toxina botulínica é mais indicada para áreas afetadas pelo movimento dos músculos, o preenchimento é usado para amenizar sulcos e rugas em regiões fixas. Um exemplo são os sulcos nasogenianos, popularmente conhecidos como “bigode chinês”.

Assim, esse tratamento para rugas é indicado para a região da boca e também quando a perda de colágeno deixa a pele muito flácida e murcha. Devido à substância usada ser, em muitos casos, o ácido hialurônico, o preenchimento permite atrair água para a região de aplicação, melhorando ainda a hidratação da pele.

Lifting facial

Por fim, um tratamento para rugas mais invasivo, mas indicado para casos de marcas de expressão e flacidez mais profundas, é o lifting facial. É uma cirurgia plástica que tem por objetivo reduzir as rugas faciais.

Com esse procedimento é possível amenizar rugas, marcas de expressão e sulcos, principalmente na região da testa e dos olhos, com um resultado bastante natural e duradouro.

O melhor tratamento para rugas varia de acordo com a intensidade do caso, localização das rugas e objetivos do paciente. O ideal é agendar uma avaliação com um cirurgião plástico de confiança para que ele verifique qual técnica é a mais indicada.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato