Quanto tempo dura o inchaço após a rinoplastia?
Rinoplastia

Quanto tempo dura o inchaço após a rinoplastia?

Uma das maiores preocupações de quem fará uma rinoplastia refere-se ao tempo de recuperação pós cirurgia. Por ser um procedimento muito invasivo, em que o cirurgião plástico, por vezes, precisa fraturar o osso nasal para reconstruí-lo de forma mais harmoniosa, edemas ou inchaços fazem parte da recuperação e do processo de cicatrização, e isso pode levar um certo tempo para melhorar.

Após uma semana da cirurgia plástica, o resultado na rinoplastia passa a ser mais visível, sendo que há casos em que o tempo estimado para que o nariz desinche por completo pode chegar a quase um ano. Após esse período é que será possível ver o resultado do procedimento.  Vale ressaltar que, o tempo de cicatrização dependerá de cada organismo, sendo que uns se recuperam de forma mais rápida outros, mais lenta.

Logo, estimar um tempo exato para que o edema suma é muito mais complexo do que se imagina. Pesquisa publicada na revista Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), em 2016, e feita por médicos e pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados, analisou por meio de imagens 3D e mensuração volumétrica, o tempo para que o inchaço após a cirurgia plástica no nariz desapareça.

Nesse estudo, feito com 40 pacientes que foram submetidos a rinoplastia aberta — método em que a pele é puxada e o cirurgião tem visão integral dos ossos —, foi constado que, cerca de dois terços do edema, se resolve no primeiro mês. Outros 95% do inchaço desaparecem após seis meses da cirurgia e 97,5% após um ano.  Os dados foram publicados no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), regional de São Paulo.

Cuidados pós-operatório

Para que o edema ou inchaço diminua aos poucos, é necessário que o paciente siga à risca todas as orientações do cirurgião plástico após a rinoplastia. Repouso na primeira semana pós cirurgia plástica fará com que o paciente evite movimentos bruscos, e por consequência, sofra algum impacto no período.

Como já mencionado, a cirurgia é muito invasiva, pois o nariz é reconstruído na forma desejada. Desta forma, é necessário que o organismo do paciente faça o processo de cicatrização, para que o resultado do procedimento fique evidente. Em primeiro momento, pode até aparecer que o nariz está maior do que antes e até mesmo torto, mas isso é normal já que o processo de cicatrização é feito em um ciclo, sendo ele:

  • De sete a 10 dias: cicatrização dos cortes;
  • Até 28 dias: diminuição do edema inicial;
  • Até seis meses: retorno da drenagem normal do nariz.

O uso da tala e de curativos no primeiro mês forçam o organismo a se adaptar ao novo formato, sendo que o inchaço pode ficar mais evidente quando esse curativo é retirado. Isso não significa que a cirurgia deu errado, e sim, que o organismo está se regenerando. Imagine uma rinoplastia em que a ponta do nariz foi modificada. Estamos falando de cartilagem, e o tempo para que ela se torne rígida novamente é maior, logo, inchaço na ponta vai ser normal durante um bom tempo.

Tempo médio de inchaço após rinoplastia e cicatrização

Com base no tempo médio em que o corpo demora para se regenerar, ou seja, cicatrizar, a estimativa é que o inchaço após a cirurgia demore até 12 meses para se tornar imperceptível. Desta forma, o edema profundo dura cerca de 30 dias e posteriormente se tornará um edema moderado, que demandará de dois até três meses para recuperação. O edema residual, ou aquele que fica na parte interna do nariz, pode demandar de quatro até doze meses para se regenerar por completo.

Assim, como em qualquer cirurgia plástica, na rinoplastia o resultado do procedimento pode demorar a aparecer por completo. É aconselhado em caso de dúvidas conversar com o cirurgião e quando identificar qualquer anormalidade, faça uma consulta para que o mesmo faça uma avaliação.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato