Como é a recuperação após implantes de silicone?
Cirurgias plásticas são procedimentos invasivos e traumáticos para o corpo, e, por este motivo, o cuidado não deve terminar quando o paciente sai da sala de operação.
Até a completa recuperação, existe uma responsabilidade dividida entre médico e paciente: a orientação adequada por parte do médico e a adequação a todas as orientações por parte do paciente. Mas você sabe quais são esses cuidados pós-operatórios no caso de um implante de silicone?
O que fazer logo após a cirurgia de silicone?
A primeira fase da recuperação começa ainda no centro cirúrgico, onde a paciente ficará internada por um período de até 12 horas. Este período é importante para que o médico possa avaliar a condição da paciente após a cirurgia de implante de silicone e esperar os efeitos da anestesia passarem. Normalmente, após confirmado o estado de saúde da paciente, receberá alta e poderá ir para casa, sem dirigir, é claro.
Entenda como cuidar dos curativos da cirurgia de silicone
Naturalmente, a paciente sairá da sala de cirurgia com os curativos feitos pela equipe médica. Eles deverão ser retirados após 24 horas da cirurgia, exceto sob orientação explícita do seu cirurgião.
É preciso tomar medicamentos depois de colocar silicone?
É comum que existam alguns desconfortos na região depois da operação e o seu cirurgião pode receitar alguns analgésicos. Lembre-se de conversar bem com ele acerca dos medicamentos que serão tomados após a cirurgia.
É preciso falar honestamente sobre o uso contínuo de medicamentos ou outras substâncias do dia a dia. E, é claro, álcool está proibido: ele resseca demais a pele e dificulta muito a cicatrização.
Posso me movimentar depois de colocar silicone?
Após passar por uma cirurgia de implante de silicone, o repouso é obrigatório e você deve seguir à risca as orientações do seu cirurgião. Porém, existem algumas regras gerais:
- 1ª semana: repouso quase absoluto. Evite qualquer tipo de esforço físico;
- Da 1ª semana até 30 dias: evitar esforço dos membros superiores, como levantar os braços acima da cabeça e carregar peso;
- Após 30 dias: com o aval do médico, a paciente pode fazer caminhadas leves, sem movimentação excessiva das mamas;
- Após 60 dias: movimentação e manipulação das mamas já é possível após esse período.
A linha do tempo acima é apenas uma estimativa geral e em hipótese alguma substitui a avaliação do seu cirurgião, que deverá verificar o seu caso de forma específica e liberar as atividades de acordo com o seu processo de recuperação.
Como dormir e repousar depois da cirurgia de silicone?
O descanso é fundamental no processo de recuperação e deve ser feito de maneira adequada. A paciente deve evitar qualquer sobrecarga das mamas, dormir de barriga para cima e se manter em posição elevada. Não é recomendado deitar-se de bruços ou de lado por, pelo menos, 30 dias.
Quando vou poder fazer exercícios físicos?
A movimentação gradual orientada pelo médico pode auxiliar no processo de recuperação. Por isso, é muito importante seguir todas as orientações e manter-se informada sobre como agir durante o processo de recuperação.
Esse período varia muito de caso a caso, mas geralmente é de 2 a 3 meses após a cirurgia. Consulte sempre um especialista!
Devo usar o sutiã pós-operatório depois de colocar silicone?
O uso mínimo recomendado do sutiã é de 30 dias, pois é ele que dará sustentação e proteção para que os tecidos se acomodem e o processo de recuperação ocorra sem problemas.
É possível que seu médico entenda que um prazo superior a 30 dias seja ideal para o seu caso, podendo se estender para até 90 dias.
Inchaços no pós-operatório de silicones são comuns
Muito comuns durante o processo de recuperação, os inchaços podem ser minimizados. Basta evitar sal, frituras e alimentos processados até o inchaço começar a ceder. O melhor é investir em uma alimentação mais natural.
Preze pela comunicação!
O diálogo entre médico e paciente é fundamental para que as orientações sejam as mais precisas possíveis. Por isso, não hesite em comunicar quaisquer problemas ao seu cirurgião.
Escolha uma clínica de confiança
Por fim, escolha uma clínica de confiança com um cirurgião devidamente credenciado e experiente no procedimento desejado.
Essa é a melhor forma de garantir um resultado satisfatório e um procedimento seguro para você.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!
Artigos relacionados: