Entenda a relação entre simetria facial e beleza
Curiosidades

Entenda a relação entre simetria facial e beleza

O formato do nosso rosto e a harmonia entre cada uma das partes dele influenciam, diretamente, a forma como as pessoas nos enxergam e é por isso que se fala tanto sobre a relação entre simetria facial e beleza. Você já tinha parado para pensar sobre isso?

Essa é, exatamente, a reflexão que vamos fazer neste artigo, explicando como a simetria facial é avaliada e de que forma ela afeta a nossa percepção de beleza. Além disso, vamos apresentar as principais causas para a assimetria facial e te mostrar alguns caminhos para corrigir essa condição e aumentar sua autoestima.

O que é simetria facial?

Simetria facial é uma característica presente em quem tem o rosto com as duas partes iguais, ou seja, com as mesmas medidas e formatos em cada um dos lados, tanto o esquerdo quanto o direito.

A simetria facial é, para muita gente, sinônimo de rosto perfeito e é por isso que o conceito é um dos requisitos para um rosto bonito. Vale dizer, no entanto, que a simetria facial não é um cálculo matemático. Cada rosto é simétrico de uma maneira, dependendo de inúmeros fatores relacionados à aparência da pessoa.

Como a simetria facial é avaliada?

Como avaliar a simetria facial? Método 1: Linha vertical, dividir o rosto ao meio. Método 2: Linhas horizontais, dividir o rosto em três partes, do couro cabeludo à sobrancelha, da sobrancelha à ponta do nariz e da ponta do nariz ao queixo.

O método mais comum para avaliar a simetria facial é tirar uma foto do rosto e desenhar uma linha vertical, dividindo a face ao meio. Ou seja, a linha começa no couro cabeludo e desce, entre as sobrancelhas, passando pela ponta do nariz e pelos lábios, até chegar no queixo. Essa técnica já consegue demonstrar o quanto a parte esquerda e parte direita do seu rosto são iguais ou diferentes.

Também é possível avaliar a simetria facial de forma horizontal, desenhando linhas que dividem o rosto em três partes — uma começando na linha do couro cabeludo e terminando antes das sobrancelhas, uma começando nas sobrancelhas e terminando na ponta do nariz, e outra começando logo abaixo da ponta do nariz até a ponta do queixo. Para uma perfeita simetria, de acordo com especialistas, cada uma dessas partes deve ter as mesmas dimensões.

Simetria facial e percepção de beleza

Na teoria, o ser humano associa a simetria aos conceitos de harmonia e equilíbrio, por isso que o nosso cérebro tende a achar o que é simétrico mais bonito. Isso não vale só para o rosto, mas também para a arte, para a arquitetura e para elementos da natureza, por exemplo.

Essa relação justifica acharmos as partes do rosto de uma pessoa bonitas individualmente, mas o conjunto não tão bonito assim.

Leia também: Conheça os diferentes formatos de rosto

Como a assimetria facial afeta a autoestima?

As queixas mais comuns em clínicas de cirurgia plástica estão, geralmente, relacionadas a assimetrias faciais. Isso porque a falta de harmonia e equilíbrio entre as partes do rosto afeta a autoestima da pessoa e faz com que ela busque uma alternativa para corrigir essas “imperfeições”.

Vale dizer, no entanto, que ninguém tem um rosto completamente simétrico. Além disso, estudos recentes concluíram que uma leve assimetria facial tende a deixar as pessoas mais interessantes e até mais bonitas. Talvez, isso aconteça exatamente porque a assimetria facial é, na verdade, o padrão do ser humano — não é por acaso, inclusive, que todo mundo tem um lado mais fotogênico, por exemplo.

De toda forma, se você se incomoda com o seu rosto assimétrico, saiba que existem alternativas para promover a simetria facial, que serão personalizadas de acordo com suas características, trazendo a harmonia que o seu rosto precisa. Isso, certamente, vai agir diretamente na sua autoestima e na sua satisfação com a imagem que vê refletida no espelho.

Causas comuns de assimetria facial

Além de características genéticas, há alguns fatores externos que podem contribuir para causar a assimetria facial. Se você dorme sempre para o mesmo lado ou tem o hábito de mastigar sempre do mesmo lado da boca, por exemplo, pode alterar a simetria facial, modificando o formato da pele e dos músculos.

Além disso, problemas funcionais, como oclusão dentária, e problemas respiratórios, como o desvio de septo, podem causar assimetria na face. Acidentes que envolvem traumas faciais também podem deixar o rosto assimétrico.

Como corrigir a assimetria facial?

Procedimentos estéticos para corrigir assimetria facial. Rinoplastia: busca modificar a estrutura do nariz. Mentoplastia: visa reestruturar a região do queixo. Harmonização facial: utiliza substâncias específicas ou gordura da própria paciente para preencher algumas regiões do rosto.

Como dissemos anteriormente, a assimetria facial é, de maneira geral, o padrão do rosto humano. No entanto, se ela for muito grande, pode incomodar. Nesses casos,  o recomendado é buscar alternativas para corrigi-la. Existem diversos procedimentos estéticos que atuam exatamente nessa correção, como as cirurgias faciais!

Rinoplastia

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e visa modificar a estrutura nasal, alterando o formato ou o tamanho do nariz ou tratando disfunções respiratórias. Vale dizer que já existe uma técnica mais avançada do procedimento, que é a rinoplastia preservadora, cirurgia que causa menos trauma e tem um período de recuperação menor do que o procedimento tradicional.

Mentoplastia

A mentoplastia visa harmonizar a região do mento, ou seja, do queixo. O procedimento pode ser realizado em clientes que tenham o queixo maior ou menor do que as demais áreas do rosto ou que tenham assimetria facial nessa região, com os dois lados do queixo diferentes entre si.

Harmonização facial

A harmonização facial também é um procedimento comumente realizado por quem deseja uma maior simetria facial. A técnica envolve o preenchimento de algumas partes do rosto, para trazer mais harmonia e equilíbrio ou até mesmo para realçar características pessoais. O preenchimento pode ser feito com substâncias próprias para esse fim ou com gordura retirada do corpo da própria cliente, procedimento conhecido como harmonização facial com gordura.

Leia também: Você tem queixo pequeno? Saiba como corrigir

Como escolher o cirurgião plástico para corrigir a assimetria facial?

Se você está em busca de mais simetria facial e já entendeu que os procedimentos estéticos são o caminho para você, queremos te dar algumas dicas para não errar na escolha do cirurgião plástico. Lembre-se que, muito mais do que uma cirurgia, o profissional será responsável pela sua aparência e pela recuperação da sua autoestima. É por isso que essa escolha precisa ser feita com muita responsabilidade.

Qualificação técnica

O primeiro passo é garantir que o cirurgião plástico tenha a qualificação técnica necessária para a realização da cirurgia. Ele tem especializações na área? Ele tem experiência nesse tipo de cirurgia? Ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica? Ele é reconhecido pelo seu nível de qualificação? Se a resposta para essas perguntas for positiva, é certo que o profissional escolhido tem as habilidades necessárias.

Experiência em cirurgias faciais

Ter experiência em cirurgias desse tipo é fundamental para garantir que o cirurgião está apto a te proporcionar a simetria facial que você deseja. O Dr. Mário Farinazzo, por exemplo, tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião e é pioneiro na técnica de rinoplastia preservadora, sendo reconhecido como um dos profissionais com mais experiência do Brasil.

Avaliação de outros pacientes

A reputação no mercado é outro critério importante que você precisa levar em conta. Mesmo que o médico seja tecnicamente qualificado e já tenha realizado muitas cirurgias faciais, pode ser que ele não seja bem avaliado pelos pacientes que já passaram pelas mãos dele. Por isso, é fundamental você buscar a opinião de quem já realizou procedimentos com o cirurgião escolhido.

Primeira consulta

Mesmo que o cirurgião plástico pretendido cumpra com todos os critérios acima, é somente em uma conversa com ele que você vai avaliar se está segura em realizar o procedimento com o profissional. É por isso que nós recomendamos que você agende a primeira consulta e só tome a decisão depois dessa conversa. Avaliar mais de um profissional é, inclusive, bastante recomendado.

Leia também: Como resolver a flacidez no rosto?

Simetria facial com quem entende do assunto

Como mencionamos anteriormente, o Dr. Mário Farinazzo é reconhecido no mercado por sua técnica avançada de rinoplastia preservadora. Mas, além da cirurgia no nariz, o cirurgião também tem bastante experiência em outros procedimentos faciais e pode ser a escolha certa para quem busca alcançar uma simetria facial e melhorar a relação com a sua própria imagem.

Clique aqui ou mande uma mensagem via WhatsApp (11) 98993-6797 para agendar sua primeira consulta com o cirurgião.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato