Rinomodelação
Provavelmente poucos estão satisfeitos com a aparência do rosto e do corpo, não é mesmo? Enquanto o corpo é facilmente disfarçado com as roupas, no rosto nem sempre isso é possível, especialmente o nariz. Se a rinoplastia — plástica no nariz — está fora de cogitação, que tal optar pela rinomodelação?
A rinomodelação é a técnica não cirúrgica para a correção de pequenas assimetrias da região, com o intuito de conferir uma melhor harmonia facial, e por consequência, melhorar a autoestima de homens e mulheres.
Mas como é possível melhorar o aspecto do nariz sem a cirurgia plástica? Simples, com a técnica de preenchimento de ácido hialurônico que foi desenvolvida há menos de 10 anos e tem apresentado resultados positivos.
A principal diferença entre a rinomodelação e a rinoplastia é que a rinomodelação não é definitiva. Existem outras diferenças entre os dois procedimentos, sendo elas:
Rinomodelação
- Menos invasivo;
- O paciente não precisa se afastar de suas atividades;
- É feito em consultório;
- Em menos de 40 minutos o procedimento é feito;
- Efeito imediato;
- Ajuda a melhorar pequenas assimetrias como: osso proeminente (giba nasal), corrige a ponta caída e ajuda a melhorar a harmonia do nariz no conjunto facial;
- Promove mudanças discretas na face;
- Não é permanente. A duração do procedimento é de 12 até 18 meses;
- Pode ser feito mais de uma vez;
- Tem menor custo quando comparado a rinoplastia;
- É quase nula a possibilidade de alguma reação adversa.
- Pode ser revertido com o uso da hialuronidase.
Rinoplastia
- Procedimento cirúrgico invasivo;
- Só pode ser feito em centro cirúrgico;
- É necessário o afastamento das atividades por 15 dias ou mais;
- O tempo médio da cirurgia é de três horas;
- O resultado da rinoplastia pode demorar até 12 meses para aparecer;
- Corrige imperfeições como o osso proeminente, o tamanho, empina a ponta e resolve demais questões estéticas;
- O resultado é definitivo;
- Nem sempre é necessária uma segunda cirurgia, só em raros casos de maior complexidade;
- Tem maior valor agregado;
- Corrige ainda situações como a dificuldade respiratória;
Como vimos, a rinomodelação é apenas um tratamento para minimizar temporariamente questões estéticas do nariz, entretanto, tem tido maior adesão devido a precificação do procedimento, que pode ser até 10 vezes mais barato que a plástica no nariz.
Ele pode ser feito junto a outros procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico, como o de harmonização facial e o de rejuvenescimento. O maior diferencial da rinomodelação é que seu efeito é imediato e não precisa de cuidados expressivos após o tratamento, apenas compressa gelada para amenizar o leve inchaço do local da aplicação.
Como é feita a rinomodelação?
O cirurgião plástico em seu consultório identificará como o preenchimento com ácido hialurônico poderá melhorar o aspecto do nariz. Após a assepsia do local (higienização) ele aplicará uma pomada anestésica e com o auxílio de uma agulha ou micro cânula fará a aplicação do preenchedor.
Como já informado, as mudanças após a rinomodelação serão sutis e podem ajudar esse paciente a ter uma percepção de como o nariz ficaria caso seja feita uma rinoplastia. É importante ressaltar que, dependendo do formato ou do incômodo relatado pelo paciente, a rinomodelação não trará esse efeito e nem terá indicação.
Outro ponto importante é que nem todos podem se submeter ao procedimento. A rinomodelação com ácido hialurônico não pode ser feito em gestantes e lactantes, em pacientes diagnosticados com doenças autoimunes e que apresentem quaisquer lesões na região do procedimento.
Por isso é importante consultar-se com um cirurgião plástico antes de qualquer procedimento de alta complexidade, pois o mesmo é quem trará a solução mais adequada ao paciente.
Se interessou pela rinomodelação, mas ainda tem dúvidas? Agende sua consulta e veja essa e as demais possibilidades para se ter uma face mais harmônica.