Rinomodelação: Como modificar o nariz sem cirurgia?
Curiosidades

Rinomodelação: Como modificar o nariz sem cirurgia?

O nariz tem um papel fundamental na simetria do rosto, já que ele é uma das partes com maior destaque. Para quem está insatisfeito com sua forma ou pequenas imperfeições, uma possibilidade é passar pela rinomodelação.

Apesar de esse procedimento estético existir há alguns anos, sua popularidade cresceu recentemente. Tanto é que, para muitas pessoas, a rinomodelação se tornou uma preparação para a rinoplastia, já que permite ter uma ideia de como o nariz pode ficar após passar por mudanças.

Quer saber mais sobre a rinomodelação e quais correções no nariz ela promove? Continue a leitura e conheça essa técnica!

O que é rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento estético para mudar as características estéticas do nariz. Ela é minimamente invasiva, por isso não é considerada uma cirurgia e pode ser realizada no consultório.

O objetivo da rinomodelação é corrigir assimetrias e irregularidades na região do nariz. Entre os pontos que podem ser modificados por essa técnica estão:

  • Giba nasal: a remodelação permite alinhar a área do dorso nasal, como o calombo do nariz;
  • Ponta: a técnica permite dar mais projeção à área, como a correção de ponta caída;
  • Laterais: a rinomodelação permite corrigir assimetrias nessa região.

Quando é indicada a rinomodelação?

Para quem é indicada a rinomodelação?
A rinomodelação é indicada para narizes pequenos, com leves assimetrias e imperfeições. O ácido hialurônico ajuda a suavizar características indesejadas nessa região do rosto, melhorando a simetria facial.

A rinomodelação não é indicada para todos os casos. Isso porque essa técnica não resolve questões relacionadas à funcionalidade do nariz, por exemplo.

Considerando as limitações da técnica, ela é mais indicada para narizes pequenos e nos quais o acréscimo de volume não os deixará desproporcionais.

A rinomodelação colabora para melhorar o aspecto da giba óssea, por exemplo. Já no caso de levantar a ponta do nariz, a realização do procedimento exige cuidado. O uso exagerado de ácido hialurônico para esse fim pode destacar demais a columela, que é a parte que divide as duas narinas.

Por causa disso, essa técnica costuma ser mais indicada para clientes com leves assimetrias e imperfeições no nariz. Com a aplicação do preenchedor, costuma ser possível suavizar essa aparência. Dependendo do caso, uma rinomodelação secundária permite aprimorar os resultados.

Ainda, é essencial fazer o procedimento com um profissional especialista. Como o nariz é repleto de vasos sanguíneos, um erro no manuseio das agulhas pode levar a infecções e até a necrose da pele.

Leia também: Você tem queixo pequeno? Saiba como corrigir

Como é feita a rinomodelação?

Para realizar a rinomodelação, o primeiro passo é uma análise completa do nariz — inclusive, em relação às outras estruturas do rosto. Nesse momento, o médico identifica quais áreas precisam ser remodeladas e quais são os efeitos previstos.

Também há uma discussão sobre o procedimento com a cliente para fechar como deve ocorrer a conduta. No momento do procedimento, é aplicado um anestésico tópico para diminuir a sensação de desconforto.

O preenchedor à base de ácido hialurônico é aplicado apenas nas áreas definidas pelo médico. Portanto, a correção acontece de maneira localizada e o procedimento dura, em média, uma hora.

Após a finalização, pode ser necessário utilizar um curativo para manter o preenchedor no formato desejado. Uma semana após o procedimento, é preciso retornar ao consultório para uma avaliação dos resultados e de todo o processo.

Dependendo da avaliação conjunta entre o médico e a cliente, uma nova aplicação pode ser necessária em 30 a 40 dias, em busca do resultado mais satisfatório e harmônico.

Cuidados após a rinomodelação

Cuidados após realizar uma rinomodelação: evitar tocar ou pressionar o nariz, não utilizar acessórios no nariz, evitar a exposição solar, suspender a prática de exercícios físicos intensos, seguir todas as instruções do médico e realizar o acompanhamento médico adequado.

Após a rinomodelação, é preciso adotar alguns cuidados essenciais para uma recuperação adequada. Desse modo, os resultados também podem ser melhores, já que há menos riscos de complicações.

Algumas das recomendações são:

  • Evitar tocar ou pressionar o nariz logo após o procedimento para evitar a movimentação indesejada do preenchedor;
  • Não utilizar acessórios no nariz, como óculos, que possam deformar o modelador;
  • Evitar a exposição solar por, pelo menos, 48 horas para evitar um inchaço maior;
  • Suspender a prática de exercícios físicos intensos até a liberação do médico para evitar inchaços ou a movimentação do ácido hialurônico;
  • Seguir todas as instruções do médico, incluindo o uso de medicamentos e os cuidados de limpeza;
  • Realizar o acompanhamento médico adequado, indo às consultas conforme o indicado.

Leia também: A importância do protetor solar para o rosto após cirurgia plástica

Mitos e verdades sobre rinomodelação 

A rinomodelação ainda é um assunto que gera muitas informações incorretas, o que costuma causar dúvidas nas clientes. Ao entender o que é verdade e o que é mito sobre a rinomodelação, é possível decidir com mais segurança.

Confira os principais mitos e verdades sobre o procedimento:

É muito doloroso 

Mito. Uma das crenças incorretas sobre a rinomodelação é que esse procedimento é muito doloroso. A verdade é que, na maioria das clientes, a rinomodelação é bem tolerada.

Como essa técnica é minimamente invasiva, ela não envolve cortes ou grandes reposicionamentos de estruturas nasais. Com isso, o procedimento é mais simples e causa menos dor nas clientes.

Além disso, o médico utiliza anestesia local ou tópica antes de aplicar os preenchedores nas áreas definidas. Isso minimiza qualquer desconforto que possa ocorrer. Assim, eventuais incômodos durante o procedimento são bem toleráveis no geral.

Resultados naturais e sutis

Verdade. Embora muitas pessoas acreditem que a rinomodelação gera uma aparência artificial, os resultados costumam ser muito naturais e discretos

Isso só ocorre porque um médico especializado e experiente tem as habilidades necessárias para ajustar a forma e o contorno do nariz da cliente.

Além disso, o ajuste ocorre segundo as características faciais de cada cliente. Desse modo, o resultado final é bastante harmônico e complementa a aparência do rosto.

Leia também: Pós-operatório cirurgia plástica: dicas e cuidados

Resultados imediatos

Mito. Existe uma crença incorreta que os resultados da rinomodelação podem ser vistos de forma imediata. Apesar de esse ser um procedimento minimamente invasivo, a aparência final só pode ser vista após alguns dias ou até semanas.

Isso acontece porque, logo após o procedimento, é comum ocorrer um inchaço na área. Com isso, os resultados não são totalmente visíveis, já que há um aumento do volume do nariz enquanto a pele se recupera.

Além disso, o tecido precisa se acomodar junto ao ácido hialurônico modelador. Conforme esse processo ocorre, os contornos do nariz ficam mais definidos e mais próximos do aspecto final.

Portanto, é comum perceber uma melhora na aparência do nariz logo após sair do procedimento. No entanto, o resultado final só será visto dentro de dias ou semanas — e ainda pode depender de uma rinomodelação secundária.

Necessidade de retoque

Verdade. Inclusive, entender que a rinomodelação não oferece resultados permanentes é uma das informações mais relevantes sobre o procedimento.

Isso ocorre, em especial, por causa do comportamento do ácido hialurônico. Como ele é naturalmente produzido pelo organismo, ocorre uma absorção natural do rinomodelador pelo corpo.

Esse é um processo gradual, conforme o tempo passa, menos evidente fica o efeito da rinomodelação. Com a absorção do ácido hialurônico, o contorno das áreas preenchidas também começa a ser perdido.

Para lidar com essa situação, é comum realizar sessões de retoque periódicas. Dessa forma, é possível manter o resultado da aparência do nariz, conforme o planejamento definido com o profissional.

Outro aspecto importante é que o intervalo entre retoques varia para cada pessoa, podendo ser de 6 meses a 2 anos. Esse período depende de questões como o tipo de aplicação, a área do nariz que foi remodelada e o próprio mecanismo de absorção do corpo da cliente.

Consulta prévia é fundamental

Verdade. O fato da rinomodelação não ser um procedimento cirúrgico ou altamente invasivo não elimina a necessidade de realizar uma consulta prévia com o cirurgião plástico.

Na verdade, é preciso passar pela avaliação inicial de um médico especializado. O profissional poderá verificar se o quadro é indicado para rinomodelação e se a cliente é uma candidata adequada para esse tipo de procedimento.

Além de considerar as características específicas do rosto e do nariz, o médico poderá avaliar aspectos gerais de saúde. Ainda, esse é um momento para estabelecer expectativas realistas — em especial, pelos resultados que a rinomodelação pode oferecer.

Outro aspecto relevante é que a consulta inicial também serve para o médico apresentar possíveis riscos e complicações, bem como para tirar dúvidas da cliente. A partir disso, há um planejamento efetivo da rinomodelação, com as devidas informações definidas previamente.

A rinomodelação pode ser uma boa opção para você

Para quem busca ajustar as características do nariz e ter mais harmonia e simetria facial, a rinomodelação pode ser o procedimento adequado, já que oferece bons resultados com técnicas pouco invasivas.

Para aproveitar os resultados do procedimento, é essencial contar com um médico especializado. O Dr. Mário Farinazzo é um cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

A rinomodelação está entre os procedimentos realizados na clínica do Dr. Mário Farinazzo, localizada na Zona Sul de São Paulo. Para esclarecer dúvidas, agende sua primeira consulta pelo site ou mande uma mensagem no WhatsApp (11) 98993-6797.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato