Saiba como é feito o preenchimento labial
Curiosidades

Saiba como é feito o preenchimento labial

O preenchimento labial é uma técnica que aumenta o volume dos lábios e melhora o contorno da boca. Por ser um procedimento minimamente invasivo, o preenchimento de lábios é muito procurado pelas mulheres que desejam ter lábios mais elevados e carnudos.

Sucesso entre as celebridades, o preenchimento labial também ajuda a rejuvenescer a região ao redor dos lábios e deixa o rosto mais harmônico por melhorar a proporção da boca com o rosto. Confira a seguir mais informações sobre o procedimento.

Como é realizado o preenchimento dos lábios?

O preenchimento labial é realizado em consultório por um cirurgião plástico ou dermatologista. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tipo de preenchedor mais usado nesse procedimento é o ácido hialurônico. Isso acontece porque o ácido hialurônico, mesmo sendo sintético, é reconhecido pelo organismo que também produz essa substância. Logo, as chances de rejeição são mínimas — salvo os casos de alergia ao componente.

O profissional começa a técnica aplicando uma pomada anestésica no local para reduzir o desconforto do paciente. Em seguida, o ácido hialurônico é colocado nos lábios através de uma agulha extremamente fina. Caso o paciente queira um resultado ainda mais evidente, o profissional pode aplicar o preenchedor também nas linhas de expressão próximas aos lábios.

A quantidade de ácido hialurônico utilizada no preenchimento labial é estipulada pelo cirurgião ou dermatologista e dependerá de vários aspectos. Alguns deles são a compatibilidade biológica e a facilidade na absorção do organismo.

No geral, os produtos que contêm essa substância vêm com uma concentração de preenchedor que varia conforme a marca. Isso permite que o profissional realize injeções graduais para que o paciente opine sobre a quantidade no decorrer do processo.

O médico também realiza uma espécie de massagem nos lábios do paciente para que o ácido hialurônico seja espalhado de maneira uniforme. A aplicação do preenchimento nos lábios pode ser feita no contorno ou até mesmo dentro da boca, sendo que este último é mais utilizado quando o objetivo é avolumar os lábios.

O preenchimento labial com ácido hialurônico demora aproximadamente 30 minutos para ser concluído. Após o procedimento, é colocado gelo no local para o controle do inchaço e o paciente é liberado para retomar a rotina.

Aplicação de ácido hialurônico no preenchimento labial

Quando o preenchimento labial é indicado?

Apesar de a intenção inicial ser especificamente estética, é possível destacar alguns quadros que podem ser corrigidos com o preenchimento de lábios. São eles:

  • Lábios com pouco volume devido ao envelhecimento;
  • Lábios com espessura fina e desarmônicos com o restante da face;
  • Lábio inferior desproporcional ao superior e vice-versa;
  • Presença de rugas ao redor dos lábios ou na parte superior do local.

Para saber qual condição é a mais condizente no seu caso é fundamental obter uma avaliação de um dermatologista ou cirurgião plástico. Nela, o profissional analisará a face do paciente e planejará um tratamento que traga um resultado mais harmônico e alinhado com as expectativas do paciente.

A indicação do preenchimento labial também está ligada à idade do paciente, sendo recomendado para aqueles que passaram dos 20 anos. Isso porque, após essa idade, o organismo não sofrerá outras mudanças decorrentes do crescimento, sendo assim, a avaliação será mais assertiva.

Conforme dito anteriormente, o ácido hialurônico é muito bem tolerado pelo organismo, entretanto, existem algumas contraindicações. As mais comuns são a infecção ou inflamação dos lábios como, por exemplo, o herpes. O preenchimento nos lábios também não é indicado para aqueles que tenham histórico de utilização de substâncias conhecidas como permanentes, como é o caso do metacrilato.

Quanto tempo dura um preenchimento de lábios?

Agora que você já sabe do que se trata, chegou a hora de entender mais detalhadamente o procedimento de preenchimento de lábios. Vamos começar com a duração. Na verdade, tudo depende do organismo de cada pessoa e do material que o médico utiliza no processo. Existem pessoas que precisam refazer as aplicações com mais frequência (de 6 em 6 meses), já outras conseguem manter o efeito de lábios carnudos por até 18 meses.

Mas quando falamos de uma duração média, o preenchimento labial, geralmente, permanece no rosto de seis a 12 meses. Um tempo perfeito!

E se você está se perguntando se vale a pena, nem precisa titubear: faça! Sabe por quê? Se você comparar esse procedimento a outros processos estéticos, vai entender que esse período de duração é muito bom. Além disso, o resultado do preenchimento labial é bem satisfatório e as aplicações podem ser refeitas quantas vezes a paciente quiser e precisar. Tudo depende da conversa com seu médico e também do seu objetivo.

Quem não pode fazer o preenchimento labial?

Antes de pensar em “fazer a boca”, você precisa se atentar a alguns detalhes e contraindicações bem simples. No geral, todas as pessoas que quiserem lábios carnudos podem fazer preenchimento labial. Porém, existem algumas restrições. Não é recomendado, por exemplo, que uma paciente com herpes labial realize o procedimento. Isso porque as substâncias utilizadas podem piorar e até espalhar a ferida causada por esse vírus. Isso também se aplica para qualquer tipo de doença infecciosa que pode acometer a boca. 

O preenchimento labial também não é recomendado para gestantes e lactantes, porque há substâncias que podem prejudicar gravidez. Você tem alergia a ácido hialurônico? Então, infelizmente, esse processo também não é para você! Seu organismo é o principal mandante de tudo. Por isso, é muito importante que um médico capacitado cuide do seu procedimento. Ele investigará se você pode ou não preencher os lábios de maneira saudável e segura.

Existe preenchimento labial definitivo?

Sim, porém existem algumas contraindicações que precisam ser levadas em conta! Isso porque a única substância sintética que proporciona resultados definitivos é o PMMA, também conhecido como acrílico ou polimetil-metacrilato. O material é composto por microesferas de acrílico e já foi bastante usado alguns anos atrás.

Acontece que, agora, a substância não é indicada por cirurgiões plásticos, já que a possibilidade de ela causar inflamações e infecções é muito grande (foi o caso da modelo Andressa Urach, lembram?). Aí o ideal é avaliar o que compensa mais: não só na questão estética, mas também de saúde. 

Caso a paciente esteja interessada em um procedimento estético definitivo, mas não queira se submeter ao preenchimento com PMMA, é possível optar pelo preenchimento com gordura. Retira-se a gordura da própria paciente na região dos joelhos, abdômen e braços e injeta-se nos lábios. As cânulas utilizadas são muito finas e precisas, de forma que pequenas irregularidades podem ser melhoradas. Vale lembrar que 30 a 40% da gordura injetada é reabsorvida (desaparece), por isso são necessárias outras sessões, caso a paciente deseje. 

Qual a diferença entre botox labial e preenchimento labial?

Uma coisa é certa: ambos são procedimentos estéticos bastante procurados pelo público. O Botox é o nome popular da Toxina Botulínica. É uma substância que “suaviza” o rosto e traz um ar de jovialidade. Isso porque o Botox pode atenuar as rugas e linhas de expressão ao redor dos lábios. É ideal para aquelas pessoas que procuram um efeito rejuvenescedor.

Já o preenchimento labial, também conhecido como preenchimento labial com ácido hialurônico, é um procedimento com outro objetivo: o de dar volume. O ácido hialurônico, que é a substância utilizada, é uma molécula produzida pelo nosso corpo para dar sustentação aos tecidos. Além da função estrutural, esse elemento atrai as moléculas da água e faz toda a hidratação do tecido ao redor. Definidas suas características, podemos entender que o Botox tem ação paralisante no músculo para impedir a contração muscular e o “dobrar” da pele, já o preenchimento labial repõe o volume perdido e hidrata a região dos lábios.

Quais são os cuidados após preencher os lábios?

Mesmo se tratando de um procedimento rápido, seguro e que não requer internação o paciente deve tomar alguns cuidados depois de fazer o preenchimento labial. Algumas medidas recomendadas são:

  • Evitar pancadas na região dos lábios, pois, estará mais sensível;
  • Fazer compressas geladas no primeiro dia para diminuir o inchaço e possíveis hematomas;
  • Retomar os exercícios físicos somente depois do segundo dia;
  • Retornar ao consultório do especialista após duas semanas para avaliar o resultado e fazer os refinamentos que sejam necessários.

Os sinais de inchaço que são normais após o preenchimento de lábios costumam desaparecer após 48 horas. Geralmente, não é necessário tomar nenhum medicamento já que a pomada anestésica e as propriedades do preenchedor reduzem as chances de dor. Caso isso ocorra, o profissional que fez o procedimento deve ser contatado.

O resultado do procedimento leva alguns dias para ficar perceptível, girando em torno de 3 a 7 dias, e o efeito final aparece dentro de 3 semanas. O preenchimento nos lábios dura entre 6 meses a 1 ano. Após esse período, é necessário que o paciente refaça a aplicação do preenchedor.

Os benefícios do preenchimento labial vão além da questão estética. O procedimento também é utilizado em pacientes com sequelas de cirurgia, assimetrias faciais e cicatrizes. Para usufruir dessas vantagens, é importante que o profissional escolhido tenha conhecimento técnico e senso estético para oferecer o melhor resultado.

cta-820x140-agende-uma-mentoplastia

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP)https://sbd-sp.org.br/.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato