Como é o pós operatório da cirurgia de silicone?
Cirurgias plásticas, Mamoplastia

Como é o pós operatório da cirurgia de silicone?

Apesar de a cirurgia de implante de prótese mamária ser um procedimento bastante comum nas clínicas espalhadas pelo Brasil, ela é um procedimento relativamente invasivo que requer cuidados importantes no pós-operatório, tanto para uma recuperação segura quanto para um resultado satisfatório.

Se as orientações médicas sobre esses cuidados não forem seguidas com rigor pela paciente, há o perigo de lesões, sangramentos na região da cirurgia, o deslocamento da prótese, permanência de manchas na pele e outros sintomas indesejáveis, por isso, se você está pensando em realizar esse tipo de procedimento siga com muita atenção as recomendações de seu médico, buscando se informar detalhadamente sobre todos os cuidados necessários no pós-operatório.

Abaixo, seguem listadas as principais dúvidas e cuidados mais importantes para uma boa recuperação após a cirurgia de implante de silicone.

Entenda quais são os principais cuidados após uma cirurgia de silicone

Primeiramente: capriche no repouso!

As duas primeiras semanas de repouso são essenciais para uma ótima recuperação, mas, pelo menos até os primeiros 20 dias de operação, a atenção deve continuar redobrada em relação à execução de tarefas simples.

Durante esse período, será necessário o auxílio de outra pessoa para a realização de tarefas diárias simples e também para a higiene de algumas partes do corpo.

O que deve ser levado em conta em primeiro lugar ao avaliar quais tarefas podem ou não ser executadas pela paciente é o movimento dos braços. Para movimentar os braços, na maioria das vezes, os músculos do peito são acionados, o que pode movimentar a prótese causando dor e/ou o deslocamento.

Em linhas gerais, as recomendações em relação à movimentação dos braços são as seguintes:

Primeiras duas semanas:

  • Não mexer ou levantar os braços mantendo-os rentes ao tronco;
  • Não carregar peso;
  • Não dirigir.

Primeiro mês:

Não realizar exercícios físicos.

Segundo mês:

Não realizar exercícios que ativem diretamente a musculatura do peito.

Nesse período de recuperação, e mesmo nos primeiros dias do pós-operatório, são recomendadas pequenas caminhadas de cerca de 10 minutos a cada duas horas  para evitar tromboses e embolia pulmonar.

Use sutiã pós cirúrgico

O sutiã pós cirúrgico serve para comprimir as mamas e diminuir as possibilidades de sangramento, inchaço e movimentação da prótese. Sua não utilização pode acarretar em um resultado diferente do esperado além de dores e flacidez.

Ele deve ser utilizado por, no mínimo, 30 dias após a cirurgia, mas é recomendável que a utilização seja tão prolongada quanto possível. Mesmo depois da recuperação total, a utilização do sutiã no período do sono é benéfica para a paciente.

Cuide do inchaço

Para diminuir o inchaço na região da mama é possível que seja necessária uma drenagem linfática no período pós-operatório, que serve para eliminar o excesso de líquido e toxinas.

Não se preocupe com o incômodo da altura da prótese

É muito comum a sensação de a prótese estar mais alta do que deveria. Na maioria dos casos elas descem com o tempo, naturalmente, de acordo com o planejado antes da cirurgia. Para algumas pacientes é recomendável o uso de uma faixa pós-cirúrgica que ajuda nesse processo.

Evite tomar sol

A paciente pode se expor ao sol apenas após trinta dias da cirurgia para evitar possíveis manchas roxas decorrentes do procedimento. A cicatriz pode ser exposta diretamente apenas um ano depois da cirurgia.

Tenha paciência para voltar a treinar

Após pouco mais de um mês da realização da cirurgia, a paciente pode voltar a realizar exercícios leves de pouco impacto vertical. Já o treinamento específico de regiões do tronco e membros superiores, ombro, peito e costas são autorizados apenas após completados três meses do procedimento.

Confira o que você pode fazer para fugir das estrias

Para evitar as temidas estrias, a recomendação é que a paciente hidrate a região com cremes sempre observando as prescrições médicas.

A hidratação é um fator essencial para que a pele fique nutrida e não “estoure”. Mas, também é muito importante que você conte com um médico de confiança que prescreva medicamentos e cremes efetivos para o seu caso. Isso porque cada pessoa tem um tipo de pele e uma recomendação específica de acordo com sua cirurgia. 

Para que a cirurgia de silicone te proporcione um resultado satisfatório, é essencial que você tome todos os cuidados listados acima. O profissional que realiza o procedimento precisa ser especialista e ter toda a expertise necessária, mas, por outro lado, se a paciente não seguir as orientações, terá muitos problemas no pós operatório da cirurgia de silicone. Informe-se e cuide-se!

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato