Tipos de Rinoplastia
A rinoplastia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo modificar características estéticas e funcionais do nariz do paciente. É bastante comum que em um mesmo procedimento sejam combinadas as intervenções estéticas (remodelação do formato do nariz) e correções estruturais (como o desvio de septo, por exemplo), o que traz como benefício a redução dos custos com despesas médicas e hospitalares e o menor tempo de recuperação, já que o paciente passa pelo pré e pós-operatório uma única vez.
Além das cirurgias combinadas na própria região do nariz, outras intervenções podem ser realizadas em conjunto com a rinoplastia. A mentoplastia (cirurgia no queixo) é uma delas, e costuma contribuir para melhorar a harmonia do rosto quando realizada simultaneamente à rinoplastia.
Conheça também a cirurgia de queixo e os tipos de correções: MENTOPLASTIA
Além das funções estética e funcional, a rinoplastia pode ser necessária também para correções pós-traumáticas. A seguir, vamos explicar com mais detalhes os diferentes tipos de rinoplastia em cada uma destas situações.
Rinoplastia estética
A rinoplastia estética é aquela realizada com o objetivo de modificar a aparência do nariz. Para tal, diversas técnicas podem ser aplicadas de forma a promover sua redução, estreitamento, aumento, alargamento ou mesmo uma mudança de ângulo entre o lábio e o nariz.
Para atingir os variados objetivos buscados por pacientes que procuram o procedimento, a rinoplastia de aumento e a rinoplastia de redução são os tipos de procedimento mais comuns, atendendo a algumas das principais demandas atualmente.
Rinoplastia de redução
A rinoplastia de redução é a cirurgia realizada com o intuito de diminuir tamanho do nariz. A principal queixa dos pacientes que são submetidos a esse tipo de intervenção é de que se sentem incomodados com a proporção (exageradamente grande em algum sentido) do seu nariz em relação ao rosto.
Para resolver ou minimizar essa queixa, três procedimentos são realizados com maior frequência: o afinamento da ponta, a ressecção das asas nasais e a redução do dorso nasal. O afinamento da ponta é feito modelando a cartilagem e a pele da região e a ressecção das asas do nariz é feita para diminuir a largura da base do nariz. Já a redução do dorso, que é um motivo comum de insatisfação, é realizado de maneira a deixa-lo reto ou levemente curvado.
Rinoplastia de aumento
Como o próprio nome diz, a rinoplastia de aumento é realizada para dar maior volume a alguma região do nariz. A indicação mais comum desta técnica é para narizes asiáticos ou afrodescendentes que possuem pouca projeção da ponta e do dorso nasal. Nestes casos uma estrutura de cartilagem é criada embaixo da pele para que o nariz ganhe um formato mais harmônico e proporcional em relação ao restante da face. Nestes pacientes a pele, que normalmente é mais grossa, deve ser “esticada” para que fique um pouco mais “fina” e evidencie mais a estrutura de osso e cartilagem que está logo abaixo. Como uma quantidade grande de cartilagem é necessária para criar a nova estrutura, muitas vezes o cirurgião tem que retirar um fragmento da região das costelas e ou da orelha. A boa notícia é que as cicatrizes são pouco perceptíveis.
Rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional é realizadas com o objetivo de corrigir as estruturas nasais que estejam, de alguma forma, afetando a respiração. Entre os principais procedimentos desse tipo estão a correção de septo e a turbinectomia.
Correção do septo
A cirurgia de correção de septo é realizada para diminuir desvios do septo nasal. O septo é a estrutura que divide as duas narinas e, caso ele possua um grande desvio, pode atrapalhar ou mesmo obstruir a passagem de ar pela região, afetando diretamente a respiração do paciente.
Turbinectomia
A turbinectomia é a cirurgia de remoção parcial ou total dos cornetos nasais (carne esponjosa), regiões que estão muitas vezes ligadas à congestão (“entupimento”) do nariz. A remoção dos cornetos pode ajudar a aliviar este sintoma.
Rinoplastia pós-traumática
A rinoplastia pós-traumática é realizada para corrigir danos ocasionados por um choque que tenha interferido estruturalmente no nariz, alterando sua aparência e funcionalidade. Quanto antes ela for realizada, logo após o incidente, maiores são as chances de recuperação da estrutura nasal.
Quando devo procurar um cirurgião plástico de nariz?
Geralmente, duas situações levam os pacientes a procurar um especialista em rinoplastia. Existe o grupo daqueles que a principal queixa é estética, ou seja, estão descontentes com o formato do nariz e existe o grupo daqueles que não respiram bem e, ao mesmo tempo, querem aproveitar o procedimento para uma correção estética pontual. Lembrando que é mais prático e aconselhável que o paciente procure um profissional que domine as cirurgias estéticas e funcionais e seja devidamente credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Para mais informações sobre rinoplastia e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!