Tratamentos para Flacidez Abdominal
A flacidez abdominal é um problema que traz muito incômodo para homens e mulheres. Uma das principais maneiras para eliminar a flacidez na barriga é através dos exercícios físicos. No entanto, quando eles não são suficientes, é hora de recorrer aos tratamentos estéticos e até mesmo cirúrgicos.
Existem diversos protocolos de tratamentos capazes de melhorar o aspecto da pele na região da barriga. Contudo, a cirurgia plástica é a única forma de eliminar a flacidez abdominal definitivamente.
A indicação da cirurgia como tratamento da flacidez da pele na região da barriga ocorre quando os métodos não cirúrgicos não apresentam os resultados esperados, mesmo que o paciente se submeta a todas as sessões indicadas pelo especialista.
Qual é o melhor tratamento para flacidez na barriga?
Considerando a variedade de tratamentos estéticos para a barriga flácida, faz-se necessário elencar aqueles que mais auxiliam no combate à flacidez abdominal. São eles:
1. Radiofrequência
Um dos protocolos de tratamento de combate à flacidez na barriga com bons resultados é a radiofrequência. Feito em clínicas dermatológicas ou de estética, o aparelho de radiofrequência emite ondas eletromagnéticas que aquecem a pele, elevando a temperatura da região em torno de 40 graus.
Esse aquecimento, que é controlado durante as sessões, promove a contração do colágeno e elastina e o aumento da atividade dos fibroblastos que acabam produzindo mais colágeno. O procedimento tem duração de uma hora, em média, e além da flacidez abdominal ele colabora para melhorar a condição nos glúteos, pernas e na redução de papada também.
É necessário, em um primeiro momento, 10 sessões para que os resultados apareçam. É importante ressaltar que os efeitos ocorrem de forma gradual. O tratamento de radiofrequência pode ser complementado com drenagem linfática ou massagens modeladoras.
2. Estimuladores de colágeno
Os bioestimuladores são grandes aliados no tratamento para flacidez da pele na região da barriga. Como o próprio nome diz, eles estimulam a produção do colágeno, fazendo com que a firmeza seja restaurada, colaborando assim para diminuir a flacidez na barriga.
A aplicação é feita com o auxílio de agulhas, sendo um dos tratamentos mais comuns no mercado o Sculptra®. Dependendo do componente do bioestimulador — que pode ser de ácido Poli-L-Láctico e de hidroxiapatita de cálcio — tem efeito preenchedor, ou seja, além de colaborar na redução da flacidez abdominal exerce um papel importante nos tratamentos de rejuvenescimento facial.
3. Enzimas
A aplicação de enzimas colabora para a melhora da flacidez abdominal. É importante que esse tratamento seja feito por uma dermatologista ou enfermeira especializada em tratamentos estéticos, pois a região em que é aplicada a enzima pode ser lesionada, acarretando um grande hematoma no local.
É necessário seguir um protocolo de aplicações, sendo que os resultados passam a ser perceptíveis a partir da terceira sessão. A técnica pode ser combinada a outros tratamentos, sendo que a indicação ocorre conforme a necessidade do paciente.
4. Criolipólise
A criolipólise faz o contrário da radiofrequência: ela congela as células de gordura e colabora na eliminação das mesmas pelo organismo. Este tratamento é importante e complementar no combate à barriga flácida, pois ajuda na redução da gordura localizada, componente que colabora para o surgimento da flacidez na barriga.
O resultado da criolipólise costuma ser percebido dentro de três meses após a aplicação. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a média estimada de diminuição da gordura após um único procedimento é de 25%.
5. Cirurgia plástica
Quando a flacidez abdominal é resultado de uma diástase, que é o afrouxamento da musculatura do abdômen, só a cirurgia plástica resolve — conhecida no meio médico como abdominoplastia. A cirurgia plástica vai reforçar a musculatura abdominal e retirar a pele excedente que se tornou flácida.
A abdominoplastia para reduzir a flacidez da pele na região da barriga é recomendada nas seguintes situações:
- Envelhecimento;
- Diminuição de peso, por intermédio de dieta, resultando no popular “efeito sanfona”;
- Pessoas que ficaram com pele excedente no abdômen devido à cirurgia bariátrica;
- Mulheres que ficaram com a barriga flácida após uma ou mais gestações.
Tendo em vista a variedade na indicação do procedimento, a abdominoplastia pode ser considerada como o melhor tratamento para a flacidez abdominal.
Flacidez abdominal: como é o resultado com abdominoplastia?
A abdominoplastia tem se tornado frequente no Brasil. De acordo uma pesquisa elaborada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) a abdominoplastia foi o segundo procedimento estético cirúrgico mais realizado pelos brasileiros em 2017. E um bom motivo para essa procura é o resultado a longo prazo.
A mudança no contorno corporal pode ser notada logo após o procedimento, sendo que a recuperação total ocorrerá gradativamente. Depois de 12 meses o paciente perceberá o resultado completo.
Caso a paciente queira engravidar e manter os resultados obtidos, basta dar início à gestação em um período mínimo de 2 anos. Também é válido evitar o ganho de peso excessivo e incluir atividades físicas leves, como a caminhada e a hidroginástica, durante a gestação.
É muito comum os pacientes realizarem os mais diversos tipos de tratamento antes de procurar por um cirurgião plástico. Por isso, ir à locais com profissionais devidamente certificados e aptos para a realização de uma avaliação é importante para garantir um tratamento eficaz para a flacidez abdominal. Caso tenha se interessado pela abdominoplastia, agende sua consulta conosco e verifique se o procedimento é indicado no seu caso.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS).