Tudo sobre a cirurgia de Lifting Facial
A ritidoplastia, mais conhecida como lifting facial, é uma das técnicas com melhor resultado em rejuvenescimento. Indicada para pessoas com idade superior aos 45 anos, em média, essa técnica suaviza linhas de expressão, rugas, flacidez e o excesso de gordura do rosto. Ela pode ainda ser combinada com a aplicação da toxina Botulínica (Botox ®) ou com preenchimento com ácido hialurônico, para tornar o rejuvenescimento ainda mais evidente.
A cirurgia, considerada de grande porte, deve ser feita em centro cirúrgico com anestesia geral, e o paciente submetido ao lifting facial deve ficar, ao menos, 24 horas internado e em observação. Logo, procurar por profissionais gabaritados e credenciados a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), se faz necessário para evitar complicações durante e pós cirurgia.
Preciso mesmo de um lifting facial?
Antes de optar pela ritidoplastia é necessário identificar se o método trará o resultado esperado, ou seja, se ele realmente é indicado para o seu caso. Para ter uma ideia de quando essa cirurgia é indicada, alguns pontos são analisados entre eles: idade do paciente, grau do envelhecimento da pele, da quantidade de marcas de expressão e rugas.
Identificada essas necessidades, o cirurgião plástico identificará os pontos que serão melhorados por intermédio da cirurgia plástica, sendo que o lifting facial pode agir em três pontos distintos do rosto, sendo eles:
- Pescoço e papadas (terço inferior);
- Bochechas (terço médio);
- Sobrancelha e testa (terço superior).
Definido o plano cirúrgico, será necessária uma análise clínica da saúde do paciente e de exames complementares, como hemograma, tomografia e demais diagnósticos laboratoriais para minimizar qualquer complicação durante o procedimento, uma vez que estamos falando de uma cirurgia com o uso de anestesia geral.
Como é feito o procedimento?
Como já mencionado, o lifting facial é uma cirurgia de grande porte, sendo que o tempo médio no centro cirúrgico varia entre duas até cinco horas. O cirurgião plástico terá de retirar o excedente de pele do paciente e melhorar a musculatura interna. Para isso ele fará uma incisão (corte) em todo o contorno da lateral do rosto próximo ao cabelo e da orelha.
Ao descolar a pele da musculatura, pontos serão dados para unir esses músculos que se tornaram flácidos devido aos agentes naturais do tempo. Restaurada essa musculatura, o médico esticará a pele — deixando uma margem para que não fique extremamente artificial e repuxado o rosto — e cortará o excedente de pele.
Finalizada essa parte, o cirurgião vai suturar a incisão, sendo que os pontos ficarão bem rentes ao couro cabelo e das orelhas, para que posteriormente se tornem imperceptíveis. A complexidade do método cirúrgico pede muita atenção por parte do profissional. Qualquer erro pode fazer com que o rosto do paciente fique desproporcional, dificultando até a movimentação.
Quanto tempo internado e afastado das atividades?
O lifting facial pede um tempo de internação, de no mínimo, 24 horas. A maior preocupação refere-se a anestesia geral, que pode causar alguma reação ao paciente. Quanto mais invasiva for a cirurgia, maior será o tempo de afastamento do trabalho, que pode ser de 15 até 20 dias.
Nesse tempo o paciente terá de fazer consultas de retorno para a retirada dos pontos, análises dos resultados e para demais orientações do cirurgião plástico.
Cuidados após a ritidoplastia?
O paciente deve fazer repouso por alguns dias, sendo indicado que ele durma com o travesseiro elevado em posição semi sentado. A higienização deve ser feita acompanhada para evitar que o curativo molhe, principalmente nos três dias após o procedimento.
Outros cuidados feitos em casa minimizam os riscos de complicações:
- Tome todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião;
- Não retire o curativo sem autorização do médico;
- Faça todas as consultas após a cirurgia plástica;
- Não faça exercícios físicos por 30 dias;
- Faça drenagem linfática com um profissional especializado em pós-cirúrgico;
- Não se exponha ao sol por 30 dias. Após este período, use filtro solar e outras formas de proteção;
- Não use cosméticos nos primeiros 15 dias após o lifting facial
Em quanto tempo o resultado do lifting ficará evidente?
A estimativa é de que o resultado do lifting facial passe a ser efetivo do terceiro ao sexto mês após o procedimento cirúrgico. As cicatrizes têm um tempo maior de regeneração, sendo que se tornam imperceptíveis a partir do 24º mês após a cirurgia. Se interessou no procedimento? Saiba mais sobre esse método e demais procedimentos em uma consulta.