Tudo sobre lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia cada vez mais realizada no Brasil e no mundo. O grande atrativo dessa cirurgia é o fato de proporcionar um contorno corporal mais agradável e cicatrizes muito discretas.
Apesar da grande disseminação de informações a respeito da lipoaspiração, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação aos casos em que pode ser indicada, possíveis resultados e sobre o período de recuperação.
Para atender estas pessoas, o Dr. Mário Farinazzo, médico especialista em cirurgias plásticas, preparou este material. O intuito é esclarecer as principais dúvidas que aparecem no seu consultório em relação à lipoaspiração. Para facilitar, as dúvidas foram divididas de acordo com as etapas do processo: o preparo para a cirurgia, o que acontece durante a lipaospiração e como é o período pós-operatório. Confira!
Antes da cirurgia
Como escolher o médico que realizará a lipoaspiração?
Antes de se submeter à cirurgia, é muito importante saber onde o profissional foi formado e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso garante que o médico teve um treinamento específico para realizar o procedimento e seus desdobramentos. Verificar as recomendações, avaliações e comentários de pessoas que já realizaram o procedimento também é muito válido. E, por fim, a consulta médica é fundamental para a escolha do cirurgião, pois além de esclarecer todas as dúvidas, o paciente pode sentir a segurança tão necessária para realizar a cirurgia.
Como funciona a consulta para lipoaspiração?
Na consulta, o médico ouve a queixa do paciente, histórico de saúde, expectativas e relacionada (?) com o exame físico para estabelecer o plano cirúrgico. Além do peso e altura, fatores como localização da gordura e grau de flacidez de pele são fundamentais para decidir se a lipoaspiração é a cirurgia mais adequada. É importante que o paciente anote todas as dúvidas e as esclareça no momento da consulta médica.
Quais exames são necessários antes do procedimento?
Os exames exigidos pelo cirurgião plástico podem variar de acordo com o caso. De uma maneira geral, são:
- Hemograma completo;
- Eletrocardiograma;
- Coagulograma (avalia a capacidade de coagulação do paciente);
- Radiografia do tórax;
- Ultrassonografia da região que será operada;
- Doppler (exame que permite visualizar os vasos sanguíneos) das pernas;
- Análise glicêmica, e
- Avaliação do nível de ureia, sódio, creatina e potássio.
Em quais casos é mais indicada a lipoaspiração?
Os pacientes indicados para realizar a lipoaspiração são aqueles que apresentam locais do corpo com gordura localizada e que, mesmo com a prática de atividades físicas, dietas ou exercícios, não conseguem eliminá-la.
A técnica não deve ser vista como uma forma de emagrecimento ou tratamento para obesidade, visto que, para realizá-la, o paciente deve apresentar boas condições de saúde.
Como devo me preparar para a cirurgia?
O cirurgião plástico costuma realizar algumas recomendações que devem ser seguidas antes da cirurgia. As principais orientações são:
- Suspender o uso de medicamentos com ação anticoagulante, cerca de duas semanas antes da cirurgia;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de drogas, um mês antes da data marcada para a lipoaspiração;
- Fazer jejum total de líquidos e sólidos, incluindo água, durante as oito horas que antecederem a cirurgia;
- Não estar com esmaltes nas unhas, nem mesmo base incolor;
- Não utilizar cremes corporais ou maquiagem;
- Chegar no local da cirurgia com a antecedência solicitada pelo especialista e com acompanhante.
Sobre a lipoaspiração
Em quais partes do corpo pode ser feita a lipoaspiração?
A lipoaspiração pode ser indicada para qualquer parte que tenha gordura localizada. É mais frequentemente realizada nas seguintes regiões:
- Abdome;
- Região dorsal;
- Lateral das mamas;
- Coxas;
- Braços;
- Papada (submento), entre outras.
Quanto tempo demora o procedimento?
O tempo que leva para a lipoaspiração ser realizada pode variar bastante conforme a extensão do procedimento, a quantidade de gordura que será aspirada pelo cirurgião plástico e se a cirurgia será associada a outro procedimento. De uma maneira geral, uma cirurgia de lipoaspiração leva de 1 a 3hs.
Pós-operatório
Qual o tempo de internação após a cirurgia?
Um procedimento de lipoaspiração de grande extensão exige que o paciente fique internado, pelo menos, 24 horas, principalmente se ele foi associado a alguma outra cirurgia plástica. No entanto, os procedimentos menores e mais rápidos podem permitir que o cirurgião plástico dê alta no mesmo dia para o paciente.
A lipoaspiração deixa cicatrizes?
A lipoaspiração deixa cicatrizes muito discretas (0,5cm) em regiões escondidas pela roupa íntima ou por sulcos naturais e que, com o passar do tempo, tornam-se imperceptíveis.
É preciso utilizar cinta modeladora após a lipoaspiração?
Sim. O uso da cinta pós-cirúrgica é fundamental, pois comprime as regiões aspiradas, diminuindo e inchaço e auxiliando a modelação da área Em geral, são utilizadas por 2 meses.
Existe dor no pós-operatório da lipoaspiração?
Na maior parte dos casos a lipoaspiração causa desconforto principalmente durante a movimentação da área operada. Porém, os analgésicos prescritos controlam esse desconforto de forma eficiente.
Em quanto tempo poderei retornar às atividades?
O tempo de retorno às atividades depende, basicamente, da extensão da área operada. De forma geral, em 5 a 7 dias é possível retornar às atividades (trabalho, estudos), podendo haver ainda algum incômodo. A prática de exercícios é uma pouco mais tardia podendo variar de 20 a 30 dias, com liberação do cirurgião.
Posso associar a lipoaspiração a outra cirurgia plástica?
Sim. Associar a lipoaspiração a outra cirurgia plástica é bastante comum e ainda possui vantagens, tanto no que diz respeito ao lado financeiro quanto à recuperação dos procedimentos. Os procedimentos mais frequentemente associados à lipoaspiração são a mamoplastia, abdominoplastia e algumas cirurgias faciais, como a mentoplastia, por exemplo.
É preciso verificar com o cirurgião plástico a possibilidade de associar as técnicas de interesse, pois existem condições que precisam ser analisadas, como o tempo total de cirurgia e condições de recuperação, como a posição mais indicada para dormir, necessidade de movimentação dos membros etc.
Mais informações sobre a lipoaspiração
Se, mesmo após a leitura desse material, ainda restarem dúvidas sobre a lipoaspiração, entre em contato com o Dr. Mário Farinazzo. Ele estará à inteira disposição para uma avaliação do caso, assim como para esclarecer qualquer informação que não tenha sido respondida aqui.