Tudo sobre o Ácido Hialurônico
Ácido hialurônico

Tudo sobre o Ácido Hialurônico

O que é o ácido hialurônico?

Uma das formas de rejuvenescer e minimizar pequenas assimetrias faciais é utilizando o ácido hialurônico. O procedimento, que é feito em consultório, tem sido amplamente utilizado por cirurgiões plásticos, sendo o segundo procedimento estético de maior procura nos consultórios.

Apesar do ácido hialurônico não ser definitivo, ele é mais acessível quando comparado a uma cirurgia plástica de rejuvenescimento e pode colaborar para a melhoria do aspecto da face, uma vez que tem alto poder de hidratação e de indução de produção de colágeno.

Mas como a substância pode promover tais benefícios? Simples, o ácido é um biopolímero formado pelo ácido glucorônico e a N-acetilglicosamin, com alto poder de concentração de água (que hidrata a pele) e de preenchimento e essas características são ótimas para corrigir sinais de envelhecimento como rugas e perda de volume facial.

Outro diferencial da substância refere-se à pouca possibilidade de uma reação alérgica uma vez que o ácido hialurônico é exatamente igual ao produzido pelo nosso corpo. Além disso, o risco de complicações é muito baixo já que existe um “antídoto” para ele. Esse antídoto pode ser utilizado também para retirar o produto quando o resultado não for satisfatório, caso raro de acontecer diga-se de passagem.

Apesar de todas estas vantagens, é claro que existe algum risco e isso está relacionado ao entupimento de vasos decorrente da aplicação. Por isso é tão importante que esse paciente procure um cirurgião plástico ou dermatologistas capacitados para tal procedimento. A face é uma região altamente complexa, com muitos vasos, nervos e músculos e conhecer exatamente onde está cada estrutura é fundamental para evitar estas complicações.

Esses são alguns dos diferenciais do ácido hialurônico. Para ajudar pacientes que ainda estão em dúvida acerca da eficácia do tratamento rejuvenescedor, listamos os principais questionamentos sobre o tema. Confira:

Tipos de ácido hialurônico

O mercado oferta mais de um tipo de ácido hialurônico, sendo que a variação maior entre eles está na composição, ou seja, se o ácido foi produzido por meio de origem animal ou pela fermentação de bactérias. Outra situação que difere as marcas autorizadas a produzir e comercializar a substância pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil é a espessura do gel, se ele tem maior ou menor poder de absorção de água e de preencher os sulcos formados ao longo do tempo.

Outra diferença entre as marcas está no poder de reticulação da substância, sendo que quanto maior reticulação o ácido apresentar, melhor será o resultado do preenchimento. Antes de se submeter ao tratamento, é ideal ter uma conversa com o cirurgião e não se envergonhar de perguntar todas as peculiaridades do produto utilizado pelo mesmo.

Tais características devem ser consideradas pelo profissional antes da seleção da marca para realização do preenchimento com ácido hialurônico, em acordo também com a região em que será aplicado.

Além do preenchimento com ácido hialurônico feita em consultório, a substância pode estar presente em cosméticos e dermocosméticos. Eles podem ser indicados para uso doméstico para potencializar o efeito do preenchimento, pois ajudam na hidratação profunda da pele, na estimulação de produção de colágeno, deixando a cútis mais saudável.

O tratamento de rejuvenescimento facial com o auxílio do ácido hialurônico pode ser feito de forma complementar às cirurgias. É muito comum que os pacientes façam essa opção por ser mais cômoda, uma vez que sob efeito da anestesia, não sentirão dor.

Onde o ácido hialurônico pode ser aplicado?

Por se tratar de uma substância que preenche e ajuda a restaurar o volume no local aplicado, existem pontos específicos e estratégicos para aplicação, sendo os mais comuns:

  • Ao redor dos olhos;
  • Nas maçãs do rosto;
  • Nos lábios;
  • Região da mandíbula;
  • No dorso das mãos.

ácido hialurônico pode ser aplicado de três formas distintas, sendo que isso dependerá da necessidade de cada local. Quando ele é aplicado bem superficial, sua maior função é de promover a hidratação, melhorando o aspecto da pele na região.

Quando o médico se aprofunda mais e aplica a substância na derme, ele quer promover o preenchimento da região de rugas e sulcos maiores.

Quando a técnica mais profunda é utilizada, a intenção é melhorar o contorno e restaurar o volume da face perdido com o envelhecimento. Essa modalidade é a mais amplamente divulgada e realizada atualmente (MD codes).

Tempo de aplicação e durabilidade do ácido hialurônico

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, o preenchimento com ácido hialurônico é feito em consultório, não sendo necessário que o paciente faça repouso ou se ausente no trabalho, por exemplo.

Antes de aplicar o ácido hialurônico, o cirurgião plástico pode usar uma pomada anestésica ou gelo nos locais parar diminuir a sensibilidade e causar menos incômodo. Adormecida a pele, o médico usa ou uma agulha ou cânula (ambos bem finos) e injeta a substância no local, sendo que ele pode vir a massagear a região para que o ácido de espalhe de forma mais uniforme.

Em menos de uma hora o paciente está liberado a retomar as atividades cotidianas, sendo que um pequeno inchaço e leve hematoma podem surgir, o que pode ser tratado com compressa fria no local.

O procedimento não é uma solução definitiva sendo que o ácido hialurônico será reabsorvido pelo organismo após 8 meses a 2 anos — a depender do tipo de substância e o local da aplicação. De qualquer forma, não é necessário aguardar a absorção total do produto para uma nova aplicação.

Resultados do preenchimento com ácido hialurônico

Além de melhorar as linhas de expressão, as rugas e os sulcos profundos, uma das principais funções do ácido hialurônico é a melhoria do contorno facial. Simplificando, ele consegue tornar as linhas faciais mais harmoniosas, sendo capaz de melhorar de forma extremamente eficaz a região do queixo, tornando-a mais sobressaltada e pode corrigir pequenas assimetrias do nariz (por meio da rinomodelação).

Pode conferir um olhar mais jovial quando usado na correção da ptose na sobrancelha e um sorriso bem mais marcando quando utilizado no contorno e no volume dos lábios. O resultado da aplicação começa a ser visto de forma imediata, diferente da toxina botulínica, por exemplo.

Após 7dias da aplicação é indicado o retorno ao consultório do cirurgião plástico, para que o mesmo reavalie e faça uma nova aplicação quando necessário. Outro ponto de destaque referente ao uso de ácido hialurônico é que o mesmo pode ser administrado juntamente a toxina botulínica, ou Botox ®, como popularmente é chamado.

Se interessou pelo ácido hialurônico? Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas acerca do poderoso tratamento para o rejuvenescimento e harmonização facial.

Fonte de referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Dr. Mário Farinazzo (CRM/SP: 119.764)

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato