Entenda tudo sobre a rinoplastia estruturada
A rinoplastia estruturada é a técnica mais moderna de cirurgia plástica do nariz. Bastante diferente da rinoplastia redutora, que é o tipo mais antigo de correção nasal, ela apresenta resultados muito mais consistentes e menor propensão a deformações com o passar do tempo.
Essas deformações que o nariz pode sofrer após uma cirurgia plástica nasal se devem à ação de pequenas forças. As principais, são:
- Fibroses – tecidos de cicatrização – geradas pelo organismo ao redor das estruturas remanescentes da cirurgia. Tendem a se contrair com o passar do tempo, podendo gerar distorções;
- Disfunções respiratórias ocasionadas por movimentos respiratórios que podem levar ao colapso das cartilagens e a redução das vias aéreas;
- Memória das estruturas originais podem “forçar” o nariz a retornar à forma anterior;
- Envelhecimento, que reduz a resistência das cartilagens do nariz e prejudica a sustentação da pele do local.
A rinoplastia estruturada permite fortalecer a estrutura do nariz por meio da modelagem e reforço das cartilagens e ossos, o que faz com que o nariz seja ajustado da melhor forma possível.
A técnica é bastante empregada na rinoplastia secundária, pois é muito eficiente para reparar defeitos que surgiram após uma rinoplastia redutora ou para casos em que a cirurgia prévia não atendeu às expectativas do paciente.
A técnica estruturada é bastante indicada pelos cirurgiões plásticos e otorrinolaringologistas, já que é eficiente tanto no âmbito estético quanto funcional
Como é o procedimento da cirurgia de rinoplastia estruturada?
Antes de realizar a rinoplastia estruturada, o especialista deverá avaliar alguns fatores, como:
- Movimentação do nariz durante a respiração e expressões faciais;
- Tipo de pele que reveste o órgão;
- Força, espessura e posicionamento das cartilagens;
- Tamanho e forma da estrutura óssea do nariz;
- Disponibilidade de locais para retirada de enxertos cartilaginosos, como septo nasal, orelha e cartilagem costal.
Levando em consideração essas condições, o cirurgião plástico programa a operação com o acompanhamento do paciente, nas consultas que antecedem a cirurgia estrutural.
Durante o procedimento, os componentes (cartilagens, ligamentos, ossos) são expostos, “desmontados”, tratados e reposicionados de acordo com a programação previamente realizada.
Nesse processo, o cirurgião utiliza pequenas estacas de tamanho e formato variados confeccionadas sob medida a partir da cartilagem retirada do septo nasal, orelha ou costela. Essas estacas são posicionadas e fixadas para fortalecer a nova estrutura.
A rinoplastia estruturada é uma técnica bastante versátil e permite tanto diminuir como aumentar o nariz, caso necessário.
Quais as principais vantagens da rinoplastia estruturada?
Dentre as vantagens que a rinoplastia estruturada proporciona ao paciente, comparada à rinoplastia redutora, podemos destacar:
- Um resultado mais consistente, já que esse tipo de cirurgia esculpe o nariz com enxertos de cartilagem e pontos de fixação entre eles;
- Uma nova estrutura nasal com menos chances de distorção e menor risco de alterações estéticas ou funcionais ao paciente com o passar do tempo;
- Possibilidade de aumentar determinadas regiões do nariz com a utilização de cartilagem esculpida.
Caso já tenha feito uma rinoplastia prévia e não tenha ficado satisfeito com o resultado ou está planejando realizar uma cirurgia reparadora de nariz, converse com um cirurgião sobre a rinoplastia estruturada.
Somente nesse bate papo você saberá quais as particularidades do seu caso e entenderá a viabilidade da cirurgia. Lembre-se sempre de escolher um cirurgião capacitado!
Artigos relacionados:
O que é Rinoplastia Preservadora?
Cirurgia de Rinoplastia: Antes e Depois
Veja também: Rinoplastia: Dr. Mario conta os mitos e as verdades (Vídeo)