Entenda a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura
Lipoaspiração

Entenda a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura

Atualmente, as cirurgias plásticas ditas corporais são as mais procuradas pelas brasileiras. Entre estas cirurgias, destacam-se a lipoaspiração e a lipoescultura.

Apesar de bastante comuns, as técnicas ainda causam diversas dúvidas, além de serem frequentemente confundidas.

Embora sejam indicadas com o objetivo de proporcionar um contorno corporal mais agradável, a lipoaspiração e a lipoescultura têm diferenças. Entenda melhor sobre cada cirurgia a seguir.

Como funciona a Lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma técnica utilizada para retirar o excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo.

Para isso, são utilizados tubos de aço (cânulas) de vários calibres diferentes, conectados a um sistema de aspiração.

No procedimento, após injetar um líquido contendo adrenalina e anestésicos, o cirurgião plástico realiza pequenas incisões (0,5 cm) pelas quais insere a cânula, que aspira a gordura para fora do corpo da paciente.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou bloqueio (raquianestesia ou peridural), mas pode variar de acordo com cada caso.

Apesar de ser um procedimento aparentemente simples, apenas especialistas devem indicar e realizar a lipoaspiração.

Entenda o que é Lipoescultura

A lipoescultura também é um procedimento realizado para retirar a gordura em áreas localizadas, sendo este passo da cirurgia muito similar à lipoaspiração.

Esse fator é muito similar à lipoaspiração, no entanto, a principal diferença é que, na lipoescultura, parte da gordura aspirada da paciente é enxertada em outras áreas do corpo para preencher depressões ou aumentar o volume, como é muito comum na região glútea.

Por ser um tecido da própria paciente, não há rejeição da gordura enxertada, fato que é considerado uma vantagem quando comparado às outras técnicas que utilizam próteses, por exemplo.

Por outro lado, uma parte da gordura que é injetada pode ser absorvida e não fazer o efeito desejado. É importante ressaltar que o volume total de gordura retirado da paciente durante a lipoescultura, na maioria dos casos, é menor do que na lipoaspiração, já que, na lipoescultura, parte deste volume é injetado.

No entanto, o resultado da lipoescultura é muito satisfatório, visto que o objetivo da paciente era de remodelar o corpo e não apenas de eliminar gordura.

Quais são as diferenças entre a lipoaspiração e a lipoescultura?

Podemos dizer que a lipoescultura é a lipoaspiração somada à injeção da gordura (lipoenxertia) em regiões do corpo da paciente. Já a lipoaspiração é somente a retirada e o descarte da gordura.

Na lipoescultura, as cânulas utilizadas para aspirar o tecido adiposo têm calibre menor do que as utilizadas na lipoaspiração.

Além disso, a gordura retirada pode passar por uma técnica de preparo antes de ser reintroduzida para aumentar a chance de sobrevivência do enxerto e, consequentemente, da durabilidade do resultado.

Qual a cirurgia mais indicada para o meu caso?

Caso você esteja na dúvida de qual procedimento realizar, o ideal é buscar um cirurgião plástico confiável, de preferência que tenha experiência em procedimentos de contorno corporal e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Apenas um especialista poderá ajudá-la na escolha da melhor técnica. Tudo depende do seu objetivo, forma física e exames apresentados.

Marque sua consulta na clínica de cirurgia plástica | Mario Farinazzo

Artigos relacionados:

Lipoaspiração HD LAD;

O que fazer com as gordurinhas?

LIPOESCULTURA – Pontos importantes da Lipoescultura (Vídeo)

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato