Conheça os tratamentos para olheiras mais indicados
Cirurgias plásticas

Conheça os tratamentos para olheiras mais indicados

Uma das queixas mais frequentes dos pacientes dentro dos consultórios dermatológicos e de cirurgiões plásticos referem-se às olheiras. O aspecto de cansaço, somado ao escurecimento da região, acomete diversas pessoas e muitos partem para procedimentos cirúrgicos como forma de minimizar tal efeito. Porém, existem tratamentos para olheiras bem menos invasivos e que garantem um resultado quase que instantâneo, em alguns casos.

Antes de escolher entre os tratamentos para olheiras disponíveis atualmente, é indicado a procura de um profissional especializado. Desta forma, além de garantir o efeito esperado, que é o de minimizar as olheiras, é possível evitar as frustrações de um procedimento feito de forma inadequada.

Tipos de tratamentos para olheiras

O avanço da medicina estética faz com que o número de procedimentos disponíveis cresça a cada ano, sendo que os mais comuns nos consultórios, são:

Porém, antes de escolher entre os procedimentos estéticos mencionados, é necessário identificar o que causou as olheiras e qual o tipo da mesma. Uma das formas de conseguir um diagnóstico prévio e realizar um teste caseiro, que norteará tanto o paciente quando o médico especialista, na definição do tratamento de melhor resultado. Na frente do espelho puxe a pálpebra inferior para baixo.

Feito isso, verifique se é perceptível a presença de vasinhos, de pele escurecida ou se essa região apresentou uma sombra. Baseado nesse teste, pode-se prever que a olheira é do tipo de vascularização (pela evidência de vasos sanguíneos), por excesso de pigmentação (quando tem cor acobreada) ou profunda (quando os olhos são mais salientes, o que forma uma bolsa).

Esse é só um pré-diagnóstico, vale lembrar que um profissional de medicina dermatológica ou cirurgião plástico é quem dará o diagnóstico preciso e indicará o tratamento adequado para cada um dos três tipos de olheiras.

Além do envelhecimento natural, que pode vir a resultar no aparecimento das olheiras, fatores genéticos e até clínicos, como alergias, colaboram para o aparecimento das olheiras. E engana-se quem pensa que uma noite sem dormir é a grande vilã dessa história. Sedentarismo, alimentação desregrada, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e a falta de cuidados com a pele, como não usar protetor solar, colaboram para que o quadro se agrave.

Tratamento para olheiras com ácido hialurônico

Um dos procedimentos que tem tido a maior procura é o tratamento para olheiras com ácido hialurônico. Versátil e sendo um dos componentes presentes no tecido conjuntivo do corpo humano, ele é responsável pelo viço da pele, pela hidratação, além de ajudar a reforçar a produção do colágeno em todo o corpo, ou seja, papel fundamental tanto na saúde física quanto na estética.

Com efeito mais duradouro, ao ser comparado com a toxina botulínica, de 12 a 15 meses (dependerá de cada organismo e a região aplicada), ele age como um componente preenchedor de espaços celulares, a promover efeito rejuvenescedor. Isso deve-se ao fato de sua composição ter alta compatibilidade com as moléculas de água, o que cria um bloco.

Essa viscosidade e aderência resulta em um gel espesso, com efeito natural e capaz de minimizar as linhas de expressão na região da testa, as linhas ao redor dos olhos (pés de galinho), ao redor dos lábios (bigode chinês), sendo muito eficaz nos tratamentos para olheiras. Ele pode ser injetado na pele dos pacientes e ainda melhorar o aspecto de perde óssea e flacidez da pele.

Formas de prevenção das olheiras

Como já mencionado, as olheiras podem vir de fatores externos como o sedentarismo, tabagismo, insônia e até oriundas de alergias, assim como por fatores genéticos. Independentemente de qual a situação que resultou no aparecimento das olheiras, alguns cuidados diários ajudam a retardar o aparecimento ou minimizar seus efeitos.

A correta limpeza e hidratação da pele, em especial embaixo dos olhos, ajuda a reduzir o aparecimento. O uso de dermocosméticos – sempre com orientação de um especialista – diminui o aspecto escuro e ajuda na hidratação. E uma dica de ouro, por ser uma região com milhares de vasos sanguíneos, se o creme estiver gelado, ajuda a impulsionar o resultado.  Essa é apenas uma das soluções de tratamento para olheiras.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato