Braquioplastia – Lifting dos Braços
Cirurgias plásticas

Braquioplastia – Lifting dos Braços

Não é incomum o público focar na parte central do corpo quando se fala em cirurgia plástica, afinal, os procedimentos mais difundidos estão diretamente relacionados ao rosto, seios, barriga e bumbum. Como pontos de destaque, é natural que essas regiões do corpo ganhem destaque midiático, no entanto, a cirurgia plástica é muito mais ampla e pode atender a uma gama muito maior de necessidades.

O lifting dos braços, tema do texto de hoje, não detém a mesma popularidade que outros procedimentos, porém, traz ótimos resultados no que se propõe e pode ser a solução que muitos pacientes buscam.

O que é o lifting dos braços

Também conhecido como braquioplastia, é a cirurgia plástica que objetiva reduzir o excesso de pele e gordura entre a axila e o cotovelo, remodelando o braço e dando uma aparência mais tonificada, com a pele mais lisa e contornos suaves.

Para quem é indicado o procedimento?

Oscilações de peso, envelhecimento e alguns fatores genéticos tendem a causar a flacidez dos braços devido ao excesso de pele e/ou gordura. Não é incomum que pacientes que passaram por um gastroplastia (cirurgia de redução do estômago) e alcançaram uma grande perda de peso busquem posteriormente a braquioplastia para se livrar do excesso de pele na região dos braços.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indica o procedimento para adultos, de qualquer idade, com flacidez significativa no braço, peso estável e saudável, sem patologias que influenciem a cicatrização, não fumantes e com perspectivas positivas e realistas. Dessa forma, não existem grandes impedimentos para quem realmente busca o procedimento.

Como é feito o procedimento

Antes do início da operação, o cirurgião marcará a área de ressecção, fazendo uma nova avaliação no intraoperatório do tecido a ser ressecado para evitar alterações do contorno e tensão na linha de sutura. Essas marcações também servirão como guia durante a cirurgia.

O procedimento é realizado com anestesia geral, iniciando-se com uma infiltração de solução de lidocaína e adrenalina. A incisão é feita inicialmente próxima à região do cotovelo e pode se estender até a axila dependendo do volume de pele e gordura a ser retirado.

A cirurgia é finalizada com as suturas e o paciente terá os resultados somente após o processo de cicatrização estar completamente finalizado, o que pode levar entre 10 meses e 2 anos até se obter uma cicatriz plana e esbranquiçada.

Pacientes que passam pelo procedimento costumam aceitar bem essa condição desde que informados no pré-operatório.

Pós-Operatório

O pós-operatório da braquioplastia exige muito cuidado e atenção para que não ocorra a abertura da pele suturada. Durante o período de recuperação o paciente deverá:

  • Evitar movimentações bruscas;
  • Evitar esforço físico em um período de 3 semanas;
  • Usar malha elástica no primeiro mês;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Realizar drenagem linfática em caso de edemas.

Os cuidados devem ser seguidos à risca e qualquer alteração deverá ser comunicada ao cirurgião.

Riscos e resultados

Os principais riscos da braquioplastia são as cicatrizes hipertróficas e os queloides, por isso, a atenção aos cuidados é fundamental para evitar essas complicações.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica avaliou 9 pacientes (18 membros superiores) e constatou resultados favoráveis e satisfatórios no contorno corporal e dentre os 18 membros avaliados foram identificados dois casos de cicatriz hipertrófica e dois de cicatrizes alargadas, enquanto complicações em relação à saúde do paciente não foram observadas.

Para aqueles que desejam se submeter ao procedimento, a avaliação prévia e conversa com o cirurgião é fundamental para a segurança e qualidade dos resultados.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato