Cuidados com a pele para evitar o envelhecimento
Curiosidades

Cuidados com a pele para evitar o envelhecimento

Independentemente da sua idade, os cuidados com a pele devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Além de uma questão estética, esse hábito também é sinônimo de saúde, afinal ele pode prevenir até mesmo o câncer de pele — o tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 30% dos casos.

Engana-se quem pensa que cuidar da pele é apenas usar um sabonete adequado e passar protetor solar todos os dias. Na verdade, existem muitos outros cuidados que você pode adotar para manter uma pele sempre saudável.

Quando a gente fala da aparência, a preocupação também é grande. Afinal, a pele deixa visível o nosso processo de envelhecimento, por meio de rugas, flacidez e sinais como os famosos e temidos pés de galinha e o bigode chinês.

Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com a pele, como dicas de hábitos saudáveis e de tratamentos para melhorar a sua aparência.

Causas do envelhecimento da pele

Entender o que leva a uma condição é sempre o primeiro passo para lidar com ela. Por isso, é importante que você saiba que, de maneira geral, as causas do envelhecimento da pele podem ser divididas em dois tipos: processos naturais e fatores externos.

Processos naturais de envelhecimento

Os sinais de envelhecimento da pele são fruto de um processo natural, pelo qual todas as pessoas passam com o avançar da idade. No geral, os primeiros sinais começam a aparecer por volta dos 30 anos, período no qual a produção de colágeno no nosso organismo começa a diminuir.

Você pode estar se perguntando: “Se os sinais de envelhecimento da pele fazem parte de um processo natural, por que algumas pessoas têm mais e outras menos, mesmo que tenham a mesma idade?”. A pergunta é válida e a resposta para ela é que o envelhecimento da pele é influenciado por questões genéticas e hormonais.

Leia também: A importância do protetor solar para o rosto após cirurgia plástica

Fatores externos

Além do processo natural de envelhecimento, fatores externos também influenciam diretamente na aparência da sua pele — é por isso que os cuidados passam pela adoção de hábitos mais saudáveis. Como você certamente sabe, a exposição solar sem a devida proteção é, de fato, um desses principais fatores.

A aparência da nossa pele também pode ser modificada pela alimentação no dia a dia, pela rotina de atividades físicas (ou a falta dela) e até mesmo pelo nível de estresse que vivemos. Hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas, poluição do ar e baixa ingestão de água também podem causar o envelhecimento da pele.

7 dicas de cuidados com a pele

Cuidados com a pele: limpe sua pele, hidrate sua pele e seu corpo, proteja sua pele contra o sol, alimente-se de forma saudável, faça exercícios físicos, durma bem e mantenha o bem-estar físico e mental.

Se você está buscando orientações para prevenir ou minimizar os sinais de envelhecimento da sua aparência, veja sete dicas de cuidados com a pele que você pode inserir na sua rotina:

1. Limpe sua pele

A limpeza é o principal item do conjunto de cuidados com a pele e deve ser realizada diariamente. Ao longo do dia, sua pele acumula sujeira, suor e oleosidade e, por isso, é fundamental que você faça a higienização dela.

Além de tomar, pelo menos, um banho diariamente, o recomendado é que você lave o rosto duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à noite, antes de dormir. Não se esqueça que, se você usa maquiagem, a limpeza deve ser reforçada

Use um sabonete indicado para o seu tipo de pele!

2. Hidrate a pele do corpo e do rosto

A hidratação, junto com a limpeza, forma o combo básico dos cuidados com a pele. Se você pensa que manter o corpo e o rosto hidratados é apenas sinônimo de brilho, saiba que, na verdade, a falta de hidratação reduz a capacidade da nossa pele de cumprir um dos seus principais objetivos, que é proteger nosso organismo de microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.

Vale dizer que a hidratação da pele deve ser feita de duas maneiras: por meio da ingestão da quantidade adequada de água e por meio da utilização de cremes hidratantes ideais para as suas características. Não se esqueça que existem cremes específicos para o corpo e para o rosto e que você deve manter todas as partes bem hidratadas.

3. Proteja sua pele contra o sol

Quantas vezes você já ouviu a expressão “use filtro solar”? Ela é constantemente repetida porque essa recomendação é mesmo necessária. Além de causar doenças de pele, a exposição solar sem proteção é um dos principais fatores de envelhecimento — o que pode acontecer, inclusive, de forma acelerada e precoce.

Lembre-se que existem diversas opções de protetor solar disponíveis no mercado e os principais critérios que devem ser levados em consideração para a escolha é o seu tipo de pele e o fator de proteção solar (o ideal é que seja no mínimo FPS 30).

Leia também: Cirurgia facial: conheça os tipos e indicações

4. Alimente-se de forma saudável

É por meio da alimentação que nós obtemos todos os nutrientes que nosso organismo precisa para funcionar bem, certo? Isso também vale para a pele, que precisa de vitaminas, minerais e proteínas para manter a saúde e uma boa aparência.

No geral, a recomendação é manter uma dieta com restrição de alimentos ricos em açúcar, adoçantes artificiais e sódio e com grande volume de álcool. A ingestão de vegetais, proteínas de qualidade (principalmente salmão, sardinha e ovos) e alimentos ricos em vitamina C (como couve-flor, castanha e morango) é altamente recomendada.

5. Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos contribui para aumentar a produção de colágeno pelo organismo. Isso, por si só, já seria suficiente para você inserir atividade física na sua rotina, como forma de evitar o envelhecimento da pele.

Além disso, diversos estudos já comprovam a relação entre a prática de exercícios físicos e a redução do nível de estresse. Como fatores emocionais também são causas do envelhecimento da pele, se exercitar é um hábito que deve ser incluído no seu dia a dia.

6. Durma bem

A qualidade do seu sono diz muito sobre a saúde da sua pele. É durante o período de descanso que o seu corpo vai se recuperar do desgaste enfrentado durante o dia, renovando as células do seu organismo.

Além disso, assim como a prática de atividade física, uma boa noite de sono também auxilia no controle do estresse, o que influencia diretamente na saúde e na aparência da sua pele. 

7. Mantenha o bem-estar físico e mental

Seguir todos os passos que mencionamos acima é também sinônimo de cuidar da sua saúde física e mental, o que, como falamos ao longo do artigo, influencia muito na aparência da sua pele.

Além disso, você pode adotar outros hábitos que te ajudam a manter uma mente equilibrada, como praticar meditação e ioga ou ter contato constante com a natureza.

Tratamentos para melhorar a aparência da pele

Tratamentos para melhorar a pele. Ácido hialurônico: ajuda a manter a hidratação das células da pele. Peeling: estimula a renovação celular por meio da esfoliação e descamação da pele. Botox: promove o relaxamento muscular, reduzindo assim rugas e linhas de expressão. Laser: minimiza manchas, rugas finas e flacidez no rosto, além de estimular a produção de colágeno pelo organismo.

Mesmo que você cuide da sua pele, é possível que em um determinado momento você sinta necessidade de fazer tratamentos para melhorar a sua aparência e retardar o envelhecimento. E se você passou anos sem cuidar, pode ser que esses tratamentos sejam uma ótima alternativa para minimizar os efeitos do tempo. Confira abaixo alguns deles:

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso organismo, que ajuda a manter a hidratação das células da pele. Com o processo de envelhecimento, nosso corpo passa a produzir menos e, por isso, muitas pessoas recorrem ao ácido hialurônico sintético, que pode ser vendido em forma de injeção, creme ou cápsulas para consumo via oral.

Peeling

O peeling é um tratamento bastante eficaz para redução de rugas, manchas, marcas de expressão e cicatrizes de acne. O tratamento pode ser físico, com a utilização de cremes ou equipamentos específicos, ou químico, com a utilização de ácidos. Em ambos os casos, o objetivo é promover a renovação celular por meio de um processo de esfoliação e descamação da pele.

Botox

A aplicação de toxina botulínica na pele visa promover o relaxamento muscular, reduzindo assim rugas e linhas de expressão. A substância bloqueia os sinais nervosos que o cérebro envia para os músculos e, por isso, quem aplica botox não consegue realizar uma contração muscular na região onde a toxina foi aplicada.

Laser

Tratamentos a laser também são bastante indicados para melhorar a aparência da pele. Atualmente, diversos tipos são oferecidos no mercado, e os mais comuns são os que utilizam CO2. Eles servem para minimizar manchas, rugas finas e flacidez no rosto, além de estimular a produção de colágeno pelo organismo.

Leia também: Quanto custa uma rinoplastia?

Como reverter os sinais de envelhecimento da pele?

Se além de dicas de cuidados com a pele e de tratamentos para melhorar a aparência, você também gostaria de saber mais sobre alguns procedimentos cirúrgicos que podem te ajudar neste processo, separamos abaixo dois tipos de cirurgia facial para reverter os sinais de envelhecimento.

Ritidoplastia (Lifting Facial)

A ritidoplastia, mais conhecida como lifting facial, é um procedimento cirúrgico que atenua a flacidez e as rugas profundas, removendo o excesso de gordura do rosto e do pescoço.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia facial realizada na região dos olhos, que visa tratar o excesso de pele, as bolsas de gordura e a flacidez. O procedimento pode ser feito na pálpebra superior, na pálpebra inferior ou em ambas e promove benefícios como:

  • realce da expressão facial;
  • eliminação de bolsas de gordura;
  • redução de rugas e linhas finas;
  • melhora da visão;
  • melhora da aparência e da autoestima.

Como andam os cuidados com a sua pele?

Depois de conhecer as dicas para cuidar mais da sua aparência, nós queremos te incentivar a refletir sobre como andam os cuidados com a sua pele. Lembre-se que além de uma questão de saúde, que é a mais importante, a aparência da sua pele influencia diretamente na sua autoestima e na sua satisfação com a imagem que você vê refletida no espelho.

Se você quer melhorar sua aparência e acredita que uma cirurgia plástica pode ser uma importante aliada, agende uma consulta com o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência e com um consultório moderno na zona sul de São Paulo. Clique aqui ou mande uma mensagem via WhatsApp (11) 98993-6797 para agendar sua primeira consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato