Quanto custa uma rinoplastia?
Rinoplastia

Quanto custa uma rinoplastia?

Se você está buscando saber qual é o preço de uma rinoplastia, certamente tem o desejo de melhorar a aparência do seu nariz. E tem muita gente com você nessa, viu? A rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo.

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, o preço da rinoplastia varia conforme uma série de fatores. Mas, não se preocupe, neste artigo vamos te ajudar a esclarecer cada um deles e a entender quanto você vai precisar investir para ter o nariz dos seus sonhos.

A relação custo x benefício na rinoplastia

Custo-benefício da Rinoplastia: a relação entre o preço pago pela cirurgia e o resultado do procedimento.

Quando você vai comprar um produto ou contratar um serviço, o fator preço nunca anda sozinho. Na verdade, antes dele vem uma coisa ainda mais importante chamada custo-benefício. Quanto você vai pagar por aquilo e o que aquilo vai te proporcionar?

Quando falamos sobre rinoplastia, temos que considerar que os motivos que levam à cirurgia podem ser estéticos, funcionais ou uma combinação dos dois. A intervenção é capaz de trazer, por exemplo, benefícios para disfunções respiratórias.

Mas, é válido dizer que o maior motivo de busca por uma rinoplastia é estético, o que significa que estamos falando, acima de tudo, da sua autoestima.

Pode ser que seu nariz seja grande, que ele não harmonize bem com seu rosto ou que ele não tenha o formato que você gostaria. Não importa qual seja o motivo, o importante é que o maior benefício que você vai ter com uma rinoplastia é se sentir bem com a sua própria imagem. Quanto você está disposto a pagar por isso?

Responder a essa pergunta vai te ajudar a entender qual é o custo-benefício de uma rinoplastia para você.

Afinal, qual o preço da rinoplastia?

A primeira coisa que você precisa saber sobre o preço de uma rinoplastia é que isso pode ser muito variável. Ou seja, você não vai conseguir cotar o preço do procedimento pela internet, pelo telefone ou pelo celular.

O preço exato de quanto vai gastar em  uma rinoplastia só poderá ser informado pelo cirurgião após a consulta médica.

Podemos dizer que, atualmente no Brasil, o preço de uma rinoplastia pode  variar entre R$ 15 mil e R$ 100 mil. Os fatores que podem influenciar no preço incluem a complexidade da cirurgia, a expertise do  cirurgião e os custos com equipe e hospital. Lembrando que a possibilidade de utilizar o convênio médico pode ajudar muito a diminuir o valor final.

O que influencia no preço da Rinoplastia? Localização da clínica, complexidade do procedimento, tipo de anestesia e experiência do cirurgião plástico.

Diferentemente do que muita gente pensa, a rinoplastia é uma cirurgia complexa, que envolve muita expertise do profissional e uma série de cuidados que aumentam a chance de sucesso da cirurgia. Anestesia adequada, centro cirúrgico equipado e instrumentais de ponta são fundamentais! E tudo isso tem  influência no preço do procedimento.

Mas, a definição dos valores vai além disso, na verdade. Alguns outros aspectos precisam ser levados em conta na precificação, e abaixo você confere os principais deles:

Localização geográfica

Assim como acontece na compra de qualquer outro produto ou serviço, no caso de uma rinoplastia a localização da clínica e do hospital escolhidos também vão influenciar no preço do procedimento. Uma rinoplastia realizada na zona sul de São Paulo, por exemplo, certamente não vai custar o mesmo valor do procedimento realizado no interior do Paraná.

Complexidade do procedimento

Uma Rinoplastia que será realizada para reparar deformidades de uma cirurgia anterior pode ser um procedimento muito mais complexo do que uma Rinoplastia que está sendo realizada pela primeira vez pois envolve uma série de cuidados e técnicas especiais de toda a equipe médica. Isso, obviamente, também pode alterar o preço da cirurgia.

Anestesia

O tipo de anestesia a ser utilizada durante a cirurgia também vai afetar os custos do procedimento. De maneira genérica, uma anestesia geral vai custar mais caro do que uma anestesia local, por exemplo. E a escolha do tipo de anestesia passa, exatamente, pela complexidade do procedimento, sobre a qual falamos no tópico acima.

Experiência do cirurgião plástico

Profissionais com mais tempo de experiência e renomados no mercado vão cobrar mais caro pela prestação do serviço — isso vale para a cirurgia plástica ou para qualquer outra área. Isso ocorre porque o médico despende muito tempo e investimento para se qualificar.  Lembrando que a Rinoplastia é uma das cirurgias mais difíceis e mais demoradas para se aprender e para chegar em resultados adequados e consistentes. Além de tudo, é uma papel de muita responsabilidade e risco por parte do médico.  

O convênio cobre uma rinoplastia?

Por mais que convênios médicos, de maneira geral, não cubram os custos de procedimentos estéticos, é possível que o seu plano arque com até 100% dos custos hospitalares em uma rinoplastia. Mas, atenção: isso só será possível se a sua cirurgia também tiver um objetivo funcional, ou seja, for feita para corrigir problemas de saúde relacionados à respiração, como desvio de septo e apneia do sono.

Para não contar com uma cobertura que não vai acontecer e nem ser pega de surpresa na hora de pagar seu procedimento, é fundamental que você consulte a operadora do seu plano de saúde em relação à rinoplastia. Também é válido conversar com o seu cirurgião plástico para alinhar sobre os procedimentos que serão realizados.

Despesas no Pré e Pós-Operatório

Quando falamos sobre uma cirurgia, não estamos falando apenas das poucas horas de intervenção dentro de um centro cirúrgico. É preciso levar em conta as necessidades no pré-operatório e no pós-operatório — e, obviamente, os custos envolvidos nelas.

Exames diagnósticos e consultas pré-cirúrgicas, por exemplo, serão necessárias antes de uma cirurgia de rinoplastia. São eles que vão ajudar o médico a avaliar a saúde geral do paciente e a garantir a segurança da intervenção. Esses exames são cobertos pelos convênios.

De uma maneira geral, no pós-operatório, o cliente vai precisar arcar com despesas relacionadas à compra de medicamentos e curativos e às consultas de acompanhamento com o cirurgião.

Já na clínica do Dr. Mário Farinazzo, como um cuidado, nossos clientes recebem toda primeira medicação necessária pós-cirurgia. Além disso, os retornos e novas consultas, mesmo que para outros procedimentos, não são cobrados.

Quanto custa uma rinoplastia combinada com outros procedimentos?

Pode ser que o seu nariz não seja a única coisa que te incomode no seu corpo e que você pense em fazer, além da rinoplastia, outros procedimentos cirúrgicos. Pois saiba que é possível combinar mais de uma cirurgia e isso, muitas vezes, vai ser financeiramente vantajoso para você — é um jeito de arcar apenas uma vez com custos envolvendo o centro cirúrgico e a anestesia, por exemplo. Na clínica do Dr. Mário Farinazzo, cirurgias combinadas têm desconto nos honorários médicos e nas despesas hospitalares.

É comum, por exemplo, que pacientes combinem a rinoplastia com uma blefaroplastia (procedimento na região das pálpebras), uma mentoplastia (procedimento na região do queijo), uma ritidoplastia (procedimento na região da face e do pescoço) ou até mesmo uma mamoplastia, que é a cirurgia para aumento, redução, reconstrução ou correção do tamanho e do formato das mamas. 

Outros procedimentos também costumam ser combinados com a rinoplastia, como enxertias de gordura na face, para preenchimentos labiais e faciais (olheiras e bigode chinês, por exemplo).

A nossa recomendação, portanto, é que na consulta com o cirurgião plástico, você compartilhe todas as suas queixas com sua aparência e discuta sobre a possibilidade de realizar outros procedimentos. O médico vai saber te explicar o que é possível fazer e quanto custaria as cirurgias combinadas.

Quer investir em uma rinoplastia?

Agora que você já sabe, em média, qual é o preço de uma rinoplastia e conhece todos os fatores que podem influenciar no valor do procedimento, talvez já tenha condições de decidir se pode ou não fazer esse investimento neste momento. De toda forma, se o seu desejo é mudar a aparência do seu nariz, o melhor caminho é consultar um cirurgião plástico e avaliar todas as possibilidades disponíveis.

O Dr. Mário Farinazzo é Chefe do setor de Rinologia e atuou integrante da Equipe de Trauma de Face da UNIFESP e é reconhecido internacionalmente por sua especialização na área, sendo há 10 anos instrutor do maior e mais tradicional curso de rinoplastia do mundo, o Dallas Rhinoplasty and Cosmetic Meeting. O cirurgião atende na avenida Ibirapuera, em São Paulo, e está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas.

Clique aqui para agendar uma consulta ou fale com a equipe da clínica pelo telefone ou WhatsApp, por meio do número (11) 98993-6797!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato