Mentoplastia – Como pode ser associada à Rinoplastia
Cirurgias plásticas, Mentoplastia, Rinoplastia

Mentoplastia – Como pode ser associada à Rinoplastia

Depois do nariz, o queixo talvez seja a região mais determinante e chamativa da face.

Quando um queixo foge do padrão esperado, imediatamente chama atenção, ainda que de forma inconsciente.

Sabe aquela expressão “seu rosto é seu cartão de visitas”? Esse dito popular surgiu porque, socialmente, boa parte das nossas primeiras impressões sobre outros são formadas a partir de suas características faciais.

Por esse motivo, a mentoplastia é muito procurada. E, como seu objetivo é a harmonia entre o queixo e as outras estruturas predominantes da face, é comum que os pacientes perguntem sobre a possibilidade de associá-la com a rinoplastia.

O que é a cirurgia de Mentoplastia?

A mentoplastia consiste na manipulação do formato do queixo de forma cirúrgica.

Nessa operação é possível alterar a forma e o tamanho do queixo para aperfeiçoar o formato do rosto do paciente, que fica mais harmonioso e esteticamente agradável.

Caso queira entender mais sobre os detalhes da mentoplastia, leia nossos dos dois artigos abaixo:

O que é Rinoplastia?

A rinoplastia é o procedimento cirúrgico que visa a alterar a forma e, em alguns casos, corrigir a função respiratória do nariz.

Por manipular uma região tão evidente, é um procedimento muito complexo e que demanda grande competência do cirurgião plástico.

Na rinoplastia é possível corrigir imperfeições estéticas, como narizes tortos ou caídos. Além disso, pode-se alterar a largura, modificar a projeção e mudar diversos outros detalhes, de acordo com o desejo do paciente. Tudo para tornar o nariz mais harmonioso em relação ao rosto.

Para entender a rinoplastia de maneira detalhada, você pode ler os artigos que listamos abaixo:

Apesar de ser um procedimento complexo, a rinoplastia é extremamente versátil, já que possibilita diversas associações.

Como é feita a Mentoplastia associada à Rinoplastia?

Esse procedimento já tem até um nome próprio: a perfiloplastia.

A perfiloplastia é indicada em casos de desproporcionalidade entre o nariz e o queixo. Dessa forma, o cirurgião trabalha a expressão dessas duas regiões de forma conjunta para chegar a um resultado mais harmônico.

Para a realização da mentoplastia associada à rinoplastia é essencial que o cirurgião possua grande experiência em ambos os procedimentos.

No momento da operação, a mentoplastia costuma ser realizada primeiro, já que, geralmente, consiste em um procedimento de aumento que requer a colocação de implantes. Também é possível fraturar a área e reposicionar sua estrutura, tudo depende do caso do paciente em questão e da conversa prévia na consulta com o cirurgião.

Após a mentoplastia, o médico inicia a realização da rinoplastia, esculpindo o nariz de acordo com o novo formato do queixo.

O procedimento costuma ser feito sob anestesia geral, mas existe a possibilidade do uso de anestesia local combinada à sedação.

A operação costuma durar cerca de 6 horas e o paciente normalmente recebe alta em 24 horas.

Quais são os resultados da Perfiloplastia?

O resultado da perfiloplastia é uma face mais harmoniosa e natural, com um excelente equilíbrio entre o queixo e o nariz.

As cirurgias, geralmente, não deixam cicatrizes visíveis devido ao posicionamento das incisões. Os primeiros resultados podem ser vistos após algumas semanas, mas o resultado definitivo aparece somente após o sexto mês.

Para mais informações sobre esses procedimentos e outras técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato