Saiba tudo sobre Blefaroplastia
Blefaroplastia

Saiba tudo sobre Blefaroplastia

O aspecto de cansaço da face está diretamente relacionado ao olhar. Pálpebras caídas, somadas à formação de bolsas logo abaixo aos olhos, podem significar mais que uma noite mal dormida uma vez que são os primeiros sinais do envelhecimento. Tratamentos estéticos como preenchimentos ou toxina botulínica representam uma solução paliativa para estas alterações nos olhos, dependendo do caso, pode ser suficiente. Porém, a correção mais efetiva e duradoura só é possível por meio da Blefaroplastia.

Esta cirurgia plástica é muito segura e efetiva para rejuvenescer os olhos. É uma grande aliada de pacientes que apresentem qualquer desenvolvimento fora do padrão  ou alterações decorrentes do envelhecimento de pele nas pálpebras e bolsas de gordura.

Se interessou pela Blefaroplastia? Para sanar todas as dúvidas acerca do procedimento cirúrgico, o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico, respondeu às principais perguntas sobre a técnica. Confira!

O que é blefaroplastia?

blefaroplastia é a cirurgia plástica que rejuvenesce a região dos olhos por meio da retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura, que ficam mais evidentes com o passar dos anos. Além disso, a cirurgia pode ser realizada em pacientes jovens que apresentem algum tipo de alteração que comprometa a visão ou aspectos estéticos dos olhos.

É importante ressaltar que a blefaroplastia, além de proporcionar um aperfeiçoamento estético ao rosto, traz uma melhora funcional ao aumentar o campo de visão do paciente.

Quais são os tipos de blefaroplastia?

Existem três locais distintos em que a blefaroplastia pode ser realizada:

  • Na pálpebra superior;
  • Na pálpebra inferior;
  • Cirurgia completa: tanto na área superior quanto na inferior.

A indicação de qual região deve ser operada é definida pelo cirurgião plástico, em conjunto com o paciente. O profissional leva em conta o grau de flacidez de pele, a protrusão das bolsas de gordura e a relação dos olhos com outras estruturas da face.

Segundo o Censo 2016 divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a blefaroplastia é a sexta cirurgia plástica mais realizada em todo o país, com quase 137 mil cirurgias realizadas naquele ano.

Para se ter uma ideia, ela superou a rinoplastia — cirurgia plástica no nariz — sendo essa a cirurgia plástica que ocupa a sétima posição no ranking do Censo da SBCP.

Para quem é indicada a cirurgia de blefaroplastia?

O surgimento de flacidez nas pálpebras e a formação de bolsas de gordura, geralmente, aparecem após os 40 anos. Porém, alguns pacientes podem apresentar predisposição genética para tal condição ou nasceram com ptose palpebral. Ptose é um termo usado na medicina para identificar e diagnosticar a queda da pálpebra superior.

Na opinião do Dr. Mário Farinazzo, a cirurgia plástica não tem limite mínimo de idade para ser realizada, em especial se estiver relacionada à ptose palpebral. Já que além de melhorar a questão estética, torna o olhar bem jovial e melhora a qualidade de vida ao aperfeiçoar a visão dos pacientes.

Saiba quando é indicado você fazer a blefaroplastia.

Quais os cuidados pré-operatórios da blefaroplastia?

O paciente, antes de se submeter a uma blefaroplastia, terá que realizar exames clínicos e laboratoriais. Na primeira consulta com o cirurgião plástico, ele analisará a saúde do paciente, a fim de minimizar as chances de riscos durante a cirurgia e no pós-operatório.

Geralmente, o médico afere a pressão, pede exames para identificar doenças pré-existentes, pede referências sobre outros procedimentos cirúrgicos já feitos pelo paciente e todas as informações relacionadas aos hábitos do paciente.

A segunda etapa desses cuidados pré-operatórios antes da plástica nas pálpebras são exames laboratoriais: hemograma, coagulograma, função dos rins e demais análises são fundamentais, em especial ao anestesista, que também avaliará o paciente.

Eliminados quaisquer riscos, basta agendar a cirurgia, suspender medicamentos — quando indicado pelo cirurgião plástico — e não ingerir álcool ou fumar, pelo menos, um mês antes da cirurgia plástica de blefaroplastia.

Como é feita a blefaroplastia?

Por mais simples que o procedimento seja, deve ser feito em um centro cirúrgico e com uma equipe médica completa: anestesista, cirurgião plástico, instrumentadores, enfermeiros e afins.

Caso seja realizada apenas a blefaroplastia, a sedação com anestesia local é a forma mais comum de se fazer a plástica, sem que o paciente sinta qualquer incômodo durante o procedimento.

O tempo médio de cirurgia dependerá dos locais a serem modificados pelo cirurgião plástico. Se for a blefaroplastia completa (pálpebra superior e inferior), o procedimento pode durar 90 minutos.

Ainda sobre a blefaroplastia completa, na parte superior da pálpebra, o cirurgião fará um corte na horizontal e removerá a pele flácida em excesso. Depois disso, (tomando todos os cuidados para que essa retirada seja feita na medida certa), a sutura será feita e ficará num local imperceptível. Só é possível vê-la quando o paciente estiver de olhos fechados.

Na pálpebra inferior, o procedimento é semelhante, mas o cuidado é redobrado, uma vez que as maiores complicações são devido à retirada em excesso da pele desta região. Então, as bolsas de gordura proeminentes são reposicionadas. Com as técnicas combinadas, o tempo médio da cirurgia plástica nas pálpebras é de 90 minutos.

Como é o pós-operatório da blefaroplastia?

Não é necessário internação após a blefaroplastia, apenas se o paciente fez outra cirurgia plástica combinada com a das pálpebras. É necessário um período de observação por conta dos efeitos da anestesia, caso tenha sido essa a decisão da equipe médica.

Em casa não são necessários cuidados expressivos, apenas:

  • Fazer repouso;
  • Evitar esforços nos primeiros dias após a cirurgia plástica nas pálpebras;
  • Não se expor ao sol;
  • Usar compressas frias para minimizar o inchaço;
  • Aplicar colírio para minimizar o incômodo nos olhos;
  • Fazer uso de todos os medicamentos prescritos pelo médico;
  • Retornar em consulta para retirar os pontos.

Qual o tempo de recuperação da blefaroplastia?

O paciente deve manter cuidados especiais até 15 dias após a cirurgia plástica nas pálpebras. O resultado é visto após três meses da blefaroplastia. A cicatriz do procedimento é uma linha bem fina, que só é perceptível quando o paciente fecha os olhos.

Facilmente disfarçada com o uso de maquiagem, o paciente deve sempre usar protetor solar para evitar que essa cicatriz se torne escura.

Qual o preço da blefaroplastia?

É muito importante ressaltar que valores de procedimentos cirúrgicos e demais tratamentos estéticos feitos por um cirurgião plástico só podem ser dados mediante uma consulta. Essa é uma das regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina e que deve ser seguida à risca pelos médicos. Logo, para saber o valor da blefaroplastia, agende um horário em nosso consultório.

Artigos relacionados:

Eu preciso de blefaroplastia?

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos.

Uma nova juventude – Conheça os principais tratamentos para pálpebras, nariz e boca.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato