Rinoplastia com turbinectomia é possível?
Muita gente que tem dificuldade de respiração e precisa de uma cirurgia para resolver o problema pensa em aproveitar a oportunidade para melhorar a aparência do nariz. É nesse contexto que entra uma possível combinação entre uma turbinectomia e uma rinoplastia.
Neste artigo, você vai descobrir se é possível e recomendado realizar as duas cirurgias ao mesmo tempo, além de ter a oportunidade de aprender mais sobre cada um dos procedimentos. Você vai chegar ao fim da leitura com todas as informações que precisa para dar o próximo passo para o agendamento da sua cirurgia.
O que é turbinectomia?
A turbinectomia é uma cirurgia para solucionar a obstrução nasal causada pelo inchaço dos cornetos nasais, também conhecidos como conchas nasais. Quem sofre do problema tem dificuldade para respirar e sentir cheiros e sabores, visto que o inchaço impede a livre entrada de ar pelo nariz.
A obstrução, geralmente, é consequência de quadros de rinite e sinusite crônicas que se repetem com frequência. A cirurgia é recomendada quando a condição não consegue ser tratada com medicamentos.
Como é a cirurgia de turbinectomia?
A primeira coisa que você precisa saber sobre a turbinectomia é que ela pode ser parcial ou total. Ou seja, pode ser feita a retirada total dos cornetos nasais, incluindo ossos e cartilagens, ou pode ser feita a retirada parcial das conchas nasais. O tipo de cirurgia a ser realizada será definido pelo médico com base na gravidade do caso.
A turbinectomia é realizada sem que sejam necessárias incisões aparentes. O cirurgião realiza a remoção dos cornetos nasais (total ou parcialmente) com o auxílio de um endoscópio, que é inserido por dentro do nariz. No geral, trata-se de uma cirurgia simples, que dura de 30 minutos a 1 hora.
Leia também: 9 coisas que você precisa saber sobre ritidoplastia
O que é rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia facial estética para mudar a aparência do nariz, garantindo harmonia ao rosto e a elevação da autoestima da cliente. Por meio do procedimento, que está entre os 5 mais procurados pelos brasileiros, é possível modificar o nariz em diferentes aspectos: tamanho, formato e ângulo.
Mesmo sendo um procedimento estético, a rinoplastia também pode contribuir para a melhora da função nasal, visto que a manipulação da cartilagem, do osso e da pele do nariz pode corrigir problemas funcionais de respiração.
Como é feita a rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada em ambiente hospitalar, devido à sua complexidade, e pode ser de dois diferentes tipos: rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada.
No primeiro tipo, o cirurgião realiza uma incisão na pele a partir das narinas e, por meio dela, consegue acessar as estruturas internas do nariz, como ossos e cartilagem. Nesse acesso, é possível manipular as estruturas nasais, alterando o formato, o tamanho e o ângulo do nariz. A cirurgia pode durar até 4 horas e é realizada sob anestesia geral.
Já na rinoplastia fechada, as incisões são realizadas na parte interna das narinas, o que faz com que o procedimento seja menos agressivo do que o método aberto. Na cirurgia, também é possível manipular ossos e cartilagem (neste caso, sem levantar a pele), fazendo alterações na aparência do nariz. Por não haver incisão externa e levantamento da pele, às vezes não é viável realizar correções estruturais mais complexas.
Leia também: Como é realizada a Mentoplastia?
É possível combinar turbinectomia com rinoplastia?
Sim, é possível realizar a turbinectomia e a rinoplastia ao mesmo tempo. A combinação das duas cirurgias, inclusive, pode ser até mesmo recomendado dependendo do caso da cliente.
O ideal é que você apresente o seu caso para o seu cirurgião e vocês discutam juntos se vale a pena fazer os dois procedimentos combinados. De maneira geral, muitos benefícios podem ser alcançados com essa combinação.
Quais são os benefícios de combinar turbinectomia com rinoplastia?
Se você pensa que a única vantagem de realizar a turbinectomia e a rinoplastia ao mesmo tempo é a otimização de custos, saiba que muitos benefícios estão envolvidos nessa combinação.
Melhora da função respiratória
Como dissemos, apesar de ser um procedimento estético, a rinoplastia também serve para melhorar a função nasal. Logo, se combinada com a turbinectomia, que tem exatamente esse objetivo, tende a proporcionar uma melhoria significativa da função respiratória e aumento da qualidade de vida da cliente.
Aumento da autoestima e bem-estar
Combinar as duas cirurgias é a garantia de que você vai se sentir bem, tanto no que diz respeito à sua capacidade respiratória, quanto no que diz respeito à sua satisfação com a própria aparência. Alcançar esses dois objetivos de uma vez só é um ótimo motivo para realizar a turbinectomia e a rinoplastia ao mesmo tempo.
Recuperação simultânea
Cirurgias no nariz envolvem cuidados pós-operatórios. Além de ficar afastada de suas atividades habituais por uma ou duas semanas, a cliente pode ter inchaços e hematomas e ter que lidar com possíveis dores e sangramentos durante o processo de cicatrização. Combinar as duas cirurgias é garantir um único período de recuperação e minimizar o desconforto.
Redução de custos
A redução de custos é, de fato, uma das maiores vantagens de realizar as duas cirurgias ao mesmo tempo — inclusive, muita gente tem curiosidade em saber quanto custa uma rinoplastia. Apesar de pagar pelos dois procedimentos, você vai economizar com os custos hospitalares, os honorários cirúrgicos e as despesas relacionadas à recuperação, já que será feito tudo de uma vez.
Em relação a essas despesas do pós-operatório, inclusive, vale mencionar que na clínica do Dr. Mário Farinazzo, as clientes recebem toda a medicação necessária pós-cirurgia. Além disso, os retornos e novas consultas, mesmo que para outros procedimentos, não são cobrados.
Leia também: Como resolver a flacidez no rosto?
Como escolher o cirurgião plástico?
Se você entendeu que gostaria de realizar a cirurgia para corrigir problemas funcionais ou melhorar a aparência do nariz, é hora de dar o próximo passo e escolher o cirurgião plástico que será responsável pelo procedimento. Abaixo, compartilhamos quais critérios você deve observar para acertar nessa escolha.
Qualificação técnica
Certifique-se que o cirurgião plástico tem a qualificação técnica necessária para realizar o procedimento. Uma boa forma de fazer isso é checar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), o que você pode fazer por meio do site da instituição.
Outro caminho importante é pesquisar se o cirurgião tem experiência nesse procedimento em específico. O Dr. Mário Farinazzo, por exemplo, é pioneiro na técnica da Rinoplastia Preservadora, sendo reconhecido internacionalmente por sua especialização na área. No Brasil, ele se destaca como um dos profissionais com mais experiência.
Reputação
Conhecer a reputação do profissional no mercado também é fundamental para garantir que você estará em boas mãos. Para isso, procure conhecer as avaliações de clientes anteriores, buscando depoimentos sobre o atendimento antes, durante e depois da cirurgia.
Primeira consulta
Mesmo que o cirurgião cumpra todos os requisitos anteriores, é somente na primeira consulta que você terá a certeza que escolheu o profissional certo. A conversa é o momento para você esclarecer todas as suas dúvidas e avaliar se você se sente segura com o profissional. Inclusive, não hesite em conversar com mais de um cirurgião, para identificar com qual você mais se identifica.
Como esclarecer outras dúvidas sobre a combinação das cirurgias?
Você ainda pode ter ficado com dúvidas em relação à viabilidade de realizar a turbinectomia e a rinoplastia ao mesmo tempo, certo?
Portanto, agende uma consulta com o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência, reconhecido internacionalmente pelo seu nível de qualificação para a realização de rinoplastias.
Ele atende na zona sul de São Paulo e conta com um consultório moderno e uma equipe apta para prestar o melhor atendimento antes, durante e depois da cirurgia. O time de profissionais é altamente qualificado e conta com anestesistas, cirurgiões auxiliares, instrumentadores, entre outros profissionais especializados.
Clique aqui ou mande uma mensagem via WhatsApp (11) 98993-6797 para agendar a sua primeira consulta e dar o próximo passo rumo ao nariz que você deseja!