Sculptra – Funciona?
O colágeno é uma proteína dividida em 12 tipos distintos, cada um deles presente em diferentes tecidos, como: tendões, cartilagens, músculos, camadas da placenta e outros componentes com funções de grande importância.
Uma das funções mais populares do colágeno é o seu papel na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, que dentre diversos propósitos, é responsável pelo suporte, separação, crescimento e cicatrização de tecidos.
Graças às inúmeras funções nos tecidos, a proteína rapidamente se popularizou entre o mercado de suplementos, afinal, as possibilidades de devolver o aspecto jovial da pele são de grande interesse do público em geral.
Falta de colágeno? Descubra como resolver o problema!
Existem inúmeros produtos e suplementos de colágeno, porém, para colher os benefícios da proteína, não basta tomar alguns comprimidos ou passar cremes regularmente.
O principal problema com esses produtos de colágeno é que a maioria gera pouquíssimos ou nenhum resultado. Por ser uma proteína, quando ingerida, ela será quebrada durante o processo de digestão e seus componentes serão utilizados de acordo com as necessidades fisiológicas, combinando-se novamente em colágeno somente quando o corpo definir que é necessário. Ou seja, apenas ingeri-lo pode não ser suficiente, já que o processo de metabolização de proteínas é complexo em nosso organismo.
No caso de cremes, as moléculas de colágeno são tão grandes que muito pouco consegue ultrapassar as barreiras da pele. Resultado: a vasta maioria fica na superfície da pele esperando para ser lavada.
Então, como se beneficiar com o colágeno?
É fato que suplementos e cremes não produzirão efeitos significativos, no entanto, a boa notícia é que existem outras formas de trabalhar e estimular o colágeno.
A principal solução para o problema é a utilização de bioestimuladores, que são técnicas e substâncias que irão estimular o corpo a produzir colágeno nos locais desejados.
Em vez de tentar levar o colágeno externamente para o local em forma de cremes, bebidas ou pílulas, estimulamos o próprio corpo a produzir na região desejada.
Afinal, o que são bioestimuladores?
Para que seja possível usufruir dos benefícios que o colágeno tem na pele já que apenas suplementos e cremes tópicos contendo a proteína são ineficientes, a saída encontrada é utilizar produtos que estimulam a produção natural do corpo. Dessa forma, não precisamos nos preocupar com o tamanho das moléculas da proteína e como levá-la para os locais desejados, uma vez que o responsável por esse processo será o próprio corpo.
O que dizem as pesquisas?
Em estudo publicado pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), os bioestimuladores demonstraram resultados promissores, com duas substâncias em destaque: o PLLA (Ácido Poli-L-Lático), um polímero sintético com utilização regular para fins estéticos durante quase 30 anos, e a Hidroxiapatita de cálcio (CaHA).
Esses bioestimuladores têm duas características importantes: biocompatibilidade e bioabsorção. Isso significa que são compatíveis com as características do corpo humano, fator que evita problemas como alergias e rejeições causadas por resposta imune, já que são facilmente absorvidas pelo organismo.
O resultado é um produto eficiente e seguro para o uso estético.
Entenda como o Sculptra funciona!
Produto tema deste artigo, o Sculptra utiliza o PLLA como princípio, composto que é utilizado desde 1999 para melhora da perda de volume e flacidez facial.
O PLLA começa a estimular a produção de colágeno durante o primeiro mês e continua aumentando até um ano após a aplicação.
Os efeitos positivos do Sculptra podem ser percebidos durante esse período e os resultados tendem a ser duradouros.
Benefício a longo prazo: segurança
Graças às características de biocompatibilidade, tanto o PLLA quanto a CaHA são considerados seguros para o uso humano. Dentre as opções, o PLLA tem biocompatibilidade superior enquanto o CaHA possui efeitos mais imediatos.
A escolha do uso de cada um dos componentes será feita pelo médico especialista responsável. Procure um profissional de qualidade para realizar esse processo!
Como funciona o tratamento com Sculptra?
Pessoas interessadas em realizar tratamentos com Sculptra podem agendar uma consulta com seu médico de confiança e conversar sobre a utilização do bioestimulador, tirar dúvidas e decidir sobre prosseguir com o tratamento ou optar por outros procedimentos.
Reiteramos que estes tratamentos devem ser feitos somente com médicos especializados, pois são treinados para aplicar esses bioestimuladores de maneira correta e produzir os melhores resultados possíveis.