Síndrome ASIA e as próteses de silicone
Curiosidades

Síndrome ASIA e as próteses de silicone

A síndrome ASIA (Síndrome Autoimune/Inflamatória induzida por adjuvantes – elementos externos, na sigla em inglês) é uma doença autoimune que pode ser desencadeada por fatores externos como vacinas, próteses de silicone ou outros materiais implantados no paciente como um marcapasso. Doenças autoimunes são aquelas nas quais células do sistema imunológico da própria pessoa (responsável pela defesa do organismo contra agentes externos) causam sintomas indesejados que variam de acordo com cada tipo de patologia.

Os sintomas mais comuns da síndrome ASIA são a dor ou  fraqueza muscular, processos alérgicos na pele, dor nas articulações, fadiga crônica, manifestações neurológicas, alteração cognitiva, perda de memória e febre.

Tudo sobre próteses de silicone

Saiba quais são os detalhes da ASIA

Por ser uma descoberta científica relativamente recente, a doença ainda está em fase de estudos e não foi definitivamente reconhecida no mundo científico.

A condição é rara de forma que um dos maiores especialistas sobre a doença no mundo, o israelense Yehhuda Shoenfeld, afirma ter identificado cerca de 300 casos em todo o mundo. Para efeito de comparação, são realizadas cerca de 250 mil mamoplastias de aumento anualmente, apenas no Brasil e calcula-se em torno de 5 milhões de pacientes com próteses mamárias no mundo.

Como é feito o diagnóstico da ASIA?

Entre os principais procedimentos para o diagnóstico da síndrome ASIA está a retirada do possível agente indutor para observar se há melhora da condição e realizar biópsia dos órgãos envolvidos em busca das reações autoimunes. Há também a busca de anticorpos (células do sistema imunológico) específicos e outras manifestações clínicas, como a síndrome do cólon irritado.

Casos de doença autoimune na família podem ser um indicativo de que a pessoa pode desenvolver a doença. Entretanto, é difícil determinar com exatidão eventuais predisposições, fator que dificulta a sua prevenção.

Qual o melhor tratamento para a ASIA?

A remoção do implante pode minimizar ou até eliminar manifestações da síndrome ASIA, o que é uma vantagem em relação às vacinas, caso no qual não é possível retirar o agente causador e o tratamento é realizado apenas para diminuir os sintomas da doença.

Porém, como doenças autoimunes têm manifestações bastante distintas em cada paciente, os sintomas podem persistir mesmo após a retirada do implante. Não existe uma cura definitiva para a condição.

Colocar silicone é seguro?

Qual a prótese de silicone ideal para mim?

Apesar da existência dessa e de outras complicações possíveis, a cirurgia de implante de silicone é um procedimento considerado seguro, por isso é um dos mais populares do mundo.

Um exemplo de uma possível complicação decorrente da implantação de próteses de silicones que não tem relação com a síndrome ASIA é a contratura capsular (o enrijecimento da área ao redor da prótese). A contratura capsular é uma das complicações mais comuns em implantes mamários. Estima-se que 4% das próteses, durante um período de 10 anos, desenvolvem algum grau de contratura, mas apenas aquelas com graus mais avançados é que apresentam a necessidade de troca. Nesses casos, é possível observar deformações e outros sintomas associados, como dor na mama em que esteja ocorrendo a contratura.

No caso da síndrome ASIA, o rompimento da prótese é um fator que aumenta o risco do desenvolvimento da doença. Por essa razão, é fundamental que todas as indicações do médico para a conservação e eventual troca do implante sejam seguidas rigorosamente pela paciente. O acompanhamento periódico também é outro fator crucial para o cuidado pós-cirúrgico.

Por isso, para evitar quaisquer complicações, relacionadas ou não à síndrome ASIA, é imprescindível que, após a operação, a paciente faça o acompanhamento adequado com seu cirurgião plástico.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Leia também:
Cirurgias reparadoras
Como é o pós operatório da cirurgia de silicone?

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato