Qual a melhor opção de procedimento estético: ácido hialurônico ou Botox?
Conheça os detalhes do botox!
Botox é o nome comercial da toxina botulínica, proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que, ao ser administrada, bloqueia os sinais nervosos, causando paralisia muscular. Porém, quando aplicada em doses precisamente controladas, ela pode paralisar musculatura específica eliminando linhas de expressão indesejadas.
A proteína foi inicialmente testada no final dos anos 60, pelo oftalmologista Alan B. Scott, que buscava um tratamento não cirúrgico para estrabismo. Com experimentos bem-sucedidos, a toxina botulínica tipo A foi confirmada como uma opção à cirurgia.
O uso cosmético da toxina surgiu quando um casal de médicos canadenses, Jean e Alastair Carruthers, perceberam a suavização das rugas em pacientes tratados com a substância, o que deu início a um dos mais populares tratamentos estéticos.
Hoje esses tratamentos são comumente vendidos sob o nome de grandes marcas como a própria Botox, Dysport e Xeonin.
Saiba tudo sobre o ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso corpo e destinada à sustentação de tecidos. Têm uma grande capacidade de hidratação biológica. Essas propriedades o tornam muito comum em produtos antienvelhecimento e procedimentos de harmonização facial.
Apesar da sua popularidade moderna, o ácido hialurônico foi descoberto em 1934, e teve seu primeiro uso prático feito em cirurgias de catarata nos anos 1980. Aos poucos, seus vários benefícios foram sendo notados até sua consolidação no mercado cosmético. Hoje em dia, é chamado, em algumas mídias, de “o segredo para a fonte da juventude”.
Entenda como a toxina botulínica atua no organismo
A toxina botulínica age no complexo SNARE e SNAP25, conjunto de proteínas envolvidas na liberação de sinapses. Essa ação cliva ligações entre as proteínas desse complexo e impede ações neuromusculares.
Sua aplicação estética é feita em músculos específicos, para suavizar rugas e linhas de expressão indesejadas. Geralmente, as linhas tratadas são aquelas na parte superior da face, como as linhas horizontais da testa e o “11” entre as sobrancelhas. É importante ressaltar que a toxina botulínica, porém, não tem efeito em linhas estáticas, causadas pela flacidez ou perda de firmeza da pele.
Saiba quais são os efeitos do ácido hialurônico
Com suas propriedades de sustentação e hidratação, o ácido hialurônico preenche os espaços entre as células e gera hidratação no local, aumentando o volume. Os resultados alcançados com seu uso no preenchimento labial, por exemplo, dão uma aparência muito natural e cheia. Seus efeitos hidratantes em produtos cosméticos também são notáveis.
Qual o tempo de duração dos tratamentos?
Tratamentos à base de Toxina Botulínica não são permanentes e devem ser refeitos após um certo período. A duração média varia entre 4 e 6 meses, dependendo do organismo da pessoa. Tratamentos à base de ácido hialurônico também não são permanentes. Geralmente, é necessário recolocá-lo após 8 a 24 meses.
Saiba quais são os efeitos colaterais do Botox
O Botox é considerado seguro, por isso, milhões de procedimentos são realizados anualmente. Num período entre 1989 e 2003, somente 36 casos de efeitos adversos foram relatados. Destes, 13 estão mais relacionados a condições adversas, sem ligação com a substância. Outro estudo, realizado em 2005, demonstrou que efeitos colaterais são menos prováveis em aplicações estéticas do que em terapêuticas.
Entre os efeitos colaterais mais conhecidos, estão:
- Queda da pálpebra ou testa se injetado próximo aos olhos;
- Fraqueza ou paralisia da musculatura próxima;
- Urticária, irritação ou coceira;
- Dor, sangramento, hematomas, inchaço, dormência ou vermelhidão;
- Dor de cabeça;
- Boca seca;
- Sintomas de febre;
- Náusea;
- Dificuldades de deglutição, fala ou respiração;
- Problemas na vesícula;
- Visão borrada.
O tratamento também pode falhar devido à ação de anticorpos que combatem a toxina, entretanto, isso ocorre em menos de 1% dos pacientes que fazem múltiplos tratamentos ao longo do tempo.
Entenda quais são os efeitos colaterais do Ácido Hialurônico
Há poucas evidências de efeitos colaterais causados pela substância ácido hialurônico. Na verdade, os efeitos observados após as aplicações, como vermelhidão e inchaço, são decorrentes do procedimento. Os efeitos colaterais mais graves estão geralmente relacionados à imperícia profissional.
Quais os cuidados que devem ser tomados após a aplicação de ácido hialurônico?
Os cuidados com ambos os procedimentos são similares: evitar o sol e manipular o local da aplicação por 48 horas. Também é recomendado evitar esforço físico durante os primeiros dias até a substância estabilizar.
Qual é melhor, botox ou ácido hialurônico?
Os dois procedimentos são considerados seguros pelos órgãos de fiscalização e têm um histórico positivo na literatura médica.
A escolha ideal deve ser feita com o auxílio de um médico especialista, que irá avaliar o seu caso individual, objetivos e qual o procedimento mais adequado.
Ambos os efeitos dos procedimentos duram cerca de 4 a 6 meses, podem ser revertidos e têm um alto grau de satisfação.
O ácido hialurônico é indicado para preenchimento labial, graças ao seu efeito que preenche os espaços entre as células e retém grande quantidade de água.
A toxina botulínica age paralisando a musculatura e eliminando sinais de idade e é indicada para quem busca uma aparência mais jovial.
A escolha do procedimento adequado para você, deve ser baseada nos seus objetivos, em informações concretas e opinião médica confiável, por isso é muito importante estar bem informada(o) e a par das novidades.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!
Artigos relacionados:
Tudo sobre o Ácido Hialurônico
Qual o melhor tratamento estético para rugas?