Lipoenxertia
O que é Lipoenxertia?
A lipoenxertia é uma técnica de cirurgia plástica que utiliza gordura do próprio corpo para modelar áreas do corpo de acordo com o desejo do paciente.
As áreas em que o procedimento é mais comumente realizado são: glúteos (com maior frequência), seios, lábios, queixo e coxas.
Em relação à utilização de próteses, a lipoenxertia traz como principal vantagem utilizar uma substância do próprio corpo (gordura) e, por consequência, apresentar menos efeitos colaterais. É indicada para pacientes que desejam melhorar o contorno corporal ou a harmonia facial. Além de aumentar o volume da região tratada, a gordura confere melhora da textura da pele. As propriedades do tecido gorduroso estão muito ligadas à presença de células tronco, aquelas células que têm capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido.
Uma outra opção bastante utilizada para o preenchimento de regiões do corpo é a aplicação de substâncias sintéticas, como o ácido hialurônico. Em comparação com esse tipo de procedimento, a lipoenxertia traz como vantagem a possibilidade de injetar um maior volume, além dos efeitos de melhora da qualidade e textura da pele, como ressaltado acima.
Conheça os diferentes tipos de lipoaspiração
Como é realizado o procedimento de lipoenxertia?
A técnica de lipoenxertia é realizada retirando gordura de partes do corpo que apresentam algum excesso, como barriga e coxas, que são regiões comuns de acúmulo. Selecionada a área, é realizada uma lipoaspiração no local. Outro ponto positivo da lipoenxertia é que ela ajuda a esculpir tanto a parte do corpo da coleta, quanto o local em que a gordura será aplicada.
É importante lembrar que o local em que a gordura será retirada e colocada (lipoenxertia) deve ser decidido pelo cirurgião plástico. Ele fará essa avaliação para que as duas áreas fiquem melhores com o procedimento.
Como é feita a aplicação da gordura na lipoenxertia?
Antes de iniciar o processo de aplicação, a gordura deve ser purificada para retirar sangue e outros restos celulares que possam estar presentes.
Após o tratamento da gordura, ela será enxertada com agulhas especiais e de calibre adequado para cada região.
O procedimento pode ser feito com anestesia local, mas é mais comum ser realizado sob anestesia geral já que é muito realizado com outras cirurgias como abdominoplastia e lifting facial, por exemplo.
Como é a recuperação da lipoenxertia?
A recuperação da lipoenxertia é geralmente pouco dolorosa e se limita a um discreto inchaço e, eventualmente, alguns hematomas.
O desconforto tende a desaparecer após uma semana.
O efeito final da cirurgia aparece após três meses, período no qual o inchaço já passou e as células de gordura já criaram “raízes”.
Como é realizada a gluteoplastia?
A cirurgia de lipoenxertia pode trazer complicações?
Apesar da lipoenxertia ter, geralmente, como resultado cicatrizes pequenas (se comparadas a procedimentos de implante de próteses), não é isenta de riscos.
O mais temido deles é a embolização da gordura, ou seja, a entrada de gordura dentro de grandes vasos, que pode evoluir para uma embolia pulmonar. Contudo, esse risco é controlável, já que o bom profissional evita a região destes vasos no momento das injeções. No mais, os efeitos indesejados são absorção da gordura injetada, o que acarreta na perda do efeito desejado ou assimetrias, quando a gordura “pega” mais de um lado do que de outro do glúteo.
Para decidir sobre a realização ou não do procedimento, ou pela escolha por outro tipo de cirurgia, é fundamental conversar com seu cirurgião plástico e esclarecer todas as suas dúvidas. Só assim será possível avaliar as possibilidades de alcançar os resultados desejados. Além disso, como todo procedimento cirúrgico, a lipoenxertia deve ser realizada por um cirurgião plástico devidamente qualificado e em ambiente hospitalar adequado.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!
Veja também:
Preenchimentos labiais – qual fazer?
O que fazer com as gordurinhas?